Boletim Informativo Nº 52/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 26 de dezembro de 2010

O Coração Aberto
“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” Atos 16:14.

Aqui está um texto que revela a ação do Senhor em fazer o coração de Lídia se abrir para o Evangelho. Ou seja, Lucas nos revela que o Senhor agiu abrindo o coração de Lídia à mensagem do Evangelho: “o Senhor lhe abriu o coração para atender as coisas que Paulo dizia” (Atos 16:14). Lucas nos diz aqui, por sua convicção, que a mensagem de Deus era transmitida fielmente por Paulo, mas foi o Senhor quem abriu o coração de Lídia ao entendimento, e ela foi batizada: “Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.” (Atos 16:15). Lucas nos mostra claramente que o coração de Lídia se abriu ao Evangelho. Agora, Lucas nos mostra também que Paulo transmitiu às mulheres a mensagem de salvação. Por isso declarou: “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração.” E acrescenta: “E, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.” (Atos 16:13). Esse acontecimento revela e fundamenta o princípio de que somente Deus pode abrir o coração dos que ouvem o Evangelho. Isso, ao mesmo tempo, exige atitude firme daquele que anuncia o Evangelho de Jesus Cristo ao não crente. O Evangelho gera mudança, fazendo com que a nova criatura se oriente exclusivamente pela Palavra. Isso é o que podemos perceber na vida de Lídia, a vendedora de púrpura de Tiatira. Sua vida experimentou uma verdadeira transformação. Esta santa instrução, vista nesta declaração de Lucas, se constitui num ensino normativo, no sentido de mostrar que somente Deus aponta a direção sábia para o coração. Mas há uma responsabilidade que é do ouvinte: se dispor a escutar o que Deus quer transmitir pelo seu mensageiro, para trazer direcionamento à vida. Lucas destaca o que precisa estar em apreço: a mensagem divina deve ser transmitida fielmente para alcançar os corações. Nesse texto, vamos destacar como o cristão deve se empenhar para pregar o Evangelho, observando algumas lições preciosas: em primeiro lugar, quando a pessoa não crê no Evangelho, o problema não está na revelação de Deus, mas no ser humano. A Escritura nos diz que o homem natural, isto é, a pessoa que não tem um relacionamento salvífico com Jesus, é totalmente cega espiritualmente (1 Coríntios 2:14). Em segundo lugar, quando a pessoa crê no Evangelho é o Senhor quem lhe abre o coração. Isso foi o que aconteceu à Lídia (Atos 16:14). E a implicação disso é bastante clara: Lídia não entenderia a pregação de Paulo se o Senhor não lhe tivesse aberto o coração para isso. Em terceiro lugar, enquanto a pessoa não estabelece um relacionamento filial com Deus, seu entendimento fica obscurecido. É isso que acontece com todos aqueles que não possuem com Deus um relacionamento filial: o seu entendimento fica obscurecido (Efésios 4:18). Lídia certamente podia entender as palavras que Paulo estava pronunciando, mas não o significado.

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 2ª – Ministros do Evangelho
Artigo 38
A atividade do ministro deve ser superintendida pelo Presbitério, ao qual, anualmente, prestará relatório dos seus atos.

Resoluções do Conselho

– Recebe-se relatório do Ministério de Administração e da Junta Diaconal. Aprova-se com gratidão a Deus pela dedicação e empenho de ambos.
– Recebe-se relatório da Superintendência da Escola Dominical. Aprova-se e agradece a Deus pela vida e pelo empenho da superintendente, a irmã Ana Quitéria Nunes Martins.
– Recebe-se a o relatório financeiro da congregação de Samambaia. O Conselho aprova.
– Recebe-se relatório da UPH e encaminha-se à Assembleia Ordinária do dia 12 de dezembro de 2010
– Resolve-se convidar os reverendos Djalma Augusto Lins e Elioenai Ferreira Pinto Bandeira para o pastorado auxiliar na 3ª IPT. Encaminha-se documento ao PRDF solicitando a designação desses pastores.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 2 de janeiro, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Vera.
– 1 e 2 anos Eliene.
– 3 a 5 anos Patrícia e Natália.
– 6 a 8 anos Roberto Vieira.
– 9 a 12 anos Jônatas.

Encontro de Mocidades do Centro-Oeste

Nos dias 21 a 24 de abril de 2011, em Barra das Garças, MT, será promovido um encontro de mocidades do Centro-Oeste com o tema “Ser Testemunha: Fortes na Fé”, que terá como preletor o reverendo Robson Ribeiro — pastor da 3ª Igreja Presbiteriana de Várzea Grande, MT. Inscrições até o dia 30 de novembro no valor de R$ 40,00. Caravana do Sínodo de Taguatinga: R$ 120,00. Maiores informações pelos telefones (61) 9124 2412 e (61) 3310 7114.

Funcionamento da Secretaria

A secretaria da 3ª IPT funcionará, a partir desta semana, nos seguintes dias e horários: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; domingos, das 8h às 12h. Marque em sua agenda!

Ceia de Fim de Ano

Hoje, dia 26 de dezembro, após o culto vespertino, participaremos do tradicional jantar de fim de ano e compartilharemos da comunhão com os irmãos com a participação de todas as sociedades internas. Participe! Maiores informações com a irmã Marli Rachid.

Agenda IPB 2011

Chegaram as agendas 2011 da Igreja Presbiteriana do Brasil! Adquira já a sua na secretaria da igreja. Nela você encontra os nomes e contatos de todas as empresas, autarquias e presidentes dos sínodos espalhados pelo Brasil, além de todas as datas comemorativas.

País de Oração: Peru

Localização América do Sul
Capital Lima
Extensão territorial 1.285.216 Km2
Idioma Espanhol, quínchua e aimará
População total 29.164.883 habitantes
PIB 108.259 milhões de US$
Moeda Novo sol

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados