Boletim Informativo nº 02/2022

Versão para impressão: pdf logo

O Obreiro Aprovado
“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, moderado, sensato, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, nem violento, porém cordial, inimigo de conflitos, não avarento.” 1 Timóteo 3:2-3


“Não deve amar o dinheiro” (NVT), deve ser “desapegado do dinheiro” (NTLH) (1 Timóteo 3:3). Esta afirmação não significa que o dinheiro não seja importante para a vida do obreiro cristão. Não existe ninguém que possa viver sem dinheiro, e o trabalhador na obra santa não é exceção. O dinheiro, em si, não é “a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6:10), “a fonte de todos os tipos de males” é “o amor ao dinheiro”. O apego ou amor ao dinheiro levaria o obreiro cristão à ruína. Vejamos três histórias bíblicas. A primeira é sobre o uso que Eliseu fez do manto de Elias para dividir, de forma muito bem sucedida, as águas do rio Jordão (2 Reis 2:13-14). A segunda, diz respeito aos “lenços e aventais” do uso pessoal do apóstolo Paulo, que quando colocados diante de pessoas enfermas “as enfermidades fugiam das suas vítimas e os espíritos malignos se retiravam” (Atos 19:11-12). A terceira é sobre o bordão de Eliseu nas mãos de Geazi. “O profeta disse a Geazi: Cinge os lombos, pegue o meu bordão e vá. Ponha o meu bordão sobre o rosto do menino. Geazi foi adiante deles e pôs o bordão sobre o rosto do menino. Porém não houve nele voz nem sinal de vida. Então voltou para encontrar-se com Eliseu e lhe disse: O menino não acordou” (2 Reis 4:29-31). O bordão de Eliseu, a capa de Elias e os lenços e aventais de Paulo eram símbolos do poder de Deus e da autoridade daqueles obreiros aprovados. Mas, com o bordão de Eliseu nas mãos de Geazi, nada aconteceu! Talvez por causa do ganancioso e mentiroso coração de Geazi. Ao curar Naamã, Eliseu recusou fortemente as recompensas que o curado lhe ofereceu. Mas Geazi quis tirar proveito disso, e depois que Naamã se afastou, correu atrás dele e descaradamente pediu presentes. E foi atendido. Ao chegar em casa, o profeta perguntou: “De onde você vem, Geazi?” O cinismo floresceu mas uma vez na resposta: “Este seu servo não foi a lugar nenhum”. Mas a exemplo do que aconteceu com Ananias e Safira (Atos 5), Geazi não mentiu para homens, mentiu para Deus. Ananias e Safira foram punidos com a morte, Geazi castigado com uma lepra que se estendeu “à sua descendência para sempre” (2 Reis 5:19-27). Deus conhecia o coração de Geazi e por isso não permitiu que o milagre acontecesse por meio do bordão em suas mãos. Convivendo e servindo ao profeta Eliseu, Geazi poderia ter se tornado um grande profeta, um obreiro aprovado. No entanto, o seu coração, amante do dinheiro, o levou à vergonhosa ruína. Que Deus, em sua infinita misericórdia e poder, guarde o nosso coração de todo tipo de amor ao dinheiro, fazendo de cada um de nós, um OBREIRO APROVADO, em plenas condições de manejar bem o bordão, de manejar bem a Palavra da verdade, a fim que, no Dia de Cristo, ouçamos a sacrossanta voz: “Muito bem, servo bom e fiel, você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu Senhor” (Mateus 25:23).

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 10. Quais são as propriedades pessoais das três pessoas da Divindade? O Pai gerou o Filho, o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde toda à eternidade. Hebreus 1:5-6; João 1:14 e 15:26; Gálatas 4:6.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Boletim Informativo de Volta

Com a o retorno da publicação do nosso boletim, pedimos aos estimados irmãos que tiverem avisos, textos ou outros conteúdos para publicação que procurem o presbítero Jan (99258 1056), ou o irmão Vinícius (99508 6179), impreterivelmente até a quinta-feira a noite, para publicação no domingo seguinte. Os responsáveis pela publicação agradecem a compreensão e colaboração!

Avisos

O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Reforma do templo O Conselho agradece a todos que direta ou indiretamente ajudaram no projeto de pintura e troca das luminárias do nosso templo. Graças a Deus tudo deu certo. Deus seja louvado!
Reunião do Conselho No dia 7 de abril, às 20h, nosso Conselho irá reunir-se no salão social da igreja. Cotamos com a participação de todos os pastores e presbíteros.
Reunião de casais No dia 9 de abril os casais de nossa igreja estão convidados a participar de uma reunião, às 20h, também no salão social. Esperamos a presença de todos os casais!

Aniversariantes da semana (27/3 a 2/4)

Dia 27/3 Cláudio José Miranda.
Dia 27/3 Raquel Gomes Marinho.
Dia 29/3 Samuel Mendes.
Dia 31/3 Davi Marins Marischi de Carvalho.
Dia 1º/4 Francy e Clayton (casamento).
Dia 2/4 Lindinalva Aragão Costa.

Posts Relacionados