Boletim Informativo nº 34/2019

pdf logo

O Valor e Utilidade da União
“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.”
João 17:20-21

Amanhã, 23 de setembro, é o “Dia do Soldador”. A função desse profissional consiste basicamente de unir peças entre si; e unir por sua vez quer dizer colocar junto para se tornar um. Em sua oração sacerdotal o Senhor Jesus Cristo pediu que o seu povo, de todas as épocas, se torne um. Há um retrato falado dessa união em Atos 4:32, onde lemos: “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma”. Do “site do pastor” extraio a seguinte ilustração: em visita a um hospício e constatando uma gritante desproporção entre o número de servidores e os doentes mentais, o visitante perguntou a um enfermeiro: “vocês não tem medo de que os internos se unam e passem a agredir vocês? Vejo que eles são em número muito maior!” Ao que o enfermeiro respondeu: “Não temos medo, pois sabemos que os loucos nunca se unem.” A respeito do valor e utilidade da união a Bíblia diz que ela é boa e agradável; e no lugar onde ela reina, Deus ordena “a bênção e a vida para sempre” (Salmo 133). A união é boa e agradável, dizem as Escrituras, mas infelizmente não sabemos andar juntos em amor. O que constatamos com tristeza é rivalidade e divisões; em vez de vivermos como parceiros, vivemos muitas vezes como adversários. Nem parece que servimos o mesmo Deus e pregamos a mesma mensagem. Se aprendêssemos a viver em união, certamente teríamos poder para transtornar a nossa nação com a poderosa mensagem do evangelho, pois o poder para proclamar com coragem é um dos resultados da plenitude do Espírito Santo, conforme aprendemos em Atos 4:31 e 32. Observamos em Atos 4:32 que os crentes cheios do Espírito Santo formam um grupo muito unido. Precisamos de coragem para pregar o evangelho, e essa coragem será precedida pela união. O texto de João 17:20-21 diz que o resultado da união do povo de Deus será a fé, ou seja, o Senhor Jesus fez essa oração com o propósito de que o mundo creia que Ele é o Enviado de Deus para salvá-lo. Nosso Brasil precisa reconhecer que somente Deus pode resgatá-lo, que somente Jesus pode salvar os brasileiros, e essa fé, ou esse reconhecimento por sua vez só poderá ser despertado pela corajosa proclamação da Palavra, e essa coragem depende da união dos filhos de Deus. Tropas infernais rugem pelos quatro cantos da nação, “procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8) e somente Deus pode nos socorrer, e como diz o ditado, “a união faz a força”. Unamo-nos pois ao redor da cruz, anunciando corajosamente que Cristo é a solução, que Cristo é a única esperança para o Brasil. Temos a mensagem para proclamar, e precisamos nos unir para o fazer com a coragem dos vencedores. E aos profissionais da solda, nossa homenagem. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino.
  2. Oração
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino.
  2. Oração de contrição.

V – Adoração

  1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino.

VII – Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXX
Das Censuras Eclesiásticas

I. O Senhor Jesus, como Rei e Cabeça da sua Igreja, nela instituiu um governo nas mãos dos oficiais dela; governo distinto da magistratura civil. Isaías 9:6-7; 1 Timóteo 5:17; 1 Tessalonicenses 5:12; Atos 20:17,28; 1 Coríntios 12:28.

II. A esses oficiais estão entregues as chaves do Reino do Céu. Em virtude disso eles têm respectivamente o poder de reter ou remitir pecados; fechar esse reino a impenitentes, tanto pela palavra como pelas censuras; abrí-lo aos pecadores penitentes, pelo ministério do Evangelho e pela absolvição das censuras, quando as circunstâncias o exigirem. Mateus l6:19 e 18:17-18; João 20:21-23; 2 Coríntios 2:6-8.

III. As censuras eclesiásticas são necessárias para chamar e ganhar para Cristo os irmãos ofensores para impedir que outros pratiquem ofensas semelhantes, para purgar o velho fermento que poderia corromper a massa inteira, para vindicar a honra de Cristo e a santa profissão do Evangelho e para evitar a ira de Deus, a qual com justiça poderia cair sobre a Igreja, se ela permitisse que o pacto divino e os seios dele fossem profanados por ofensores notórios e obstinados. 1 Coríntios 5; 1 Timóteo 5:20 e 1:20; Judas 23.

IV. Para melhor conseguir estes fins, os oficiais da Igreja devem proceder na seguinte ordem, segundo a natureza do crime e demérito da pessoa: repreensão, suspensão do sacramento da Ceia do Senhor e exclusão da Igreja. Mateus 18:17; 1 Tessalonicenses 5:12; 2 Tessalonicenses 3:6,14-15; 1 Coríntios 5:4-5,13.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de setembro, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade do Ministério de Evangelização e Missões.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Hoje a noite o pastor Loures estará na Igreja Filadélfia, se Deus assim o permitir. Lá ele pregará a Palavra.

País de Oração: Andorra

Localização Sul da Europa
Capital Andorra
Extensão territorial 468 km2
Idioma Catalão
População total 76.953 habitantes
PIB 3.013 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados