Boletim Informativo nº 36/2019

pdf logo

A Grande Tribulação
“Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora e nunca jamais haverá.”
Mateus 24:21, NAA

Para nosso conforto, o versículo acima é seguido pelas seguintes palavras do nosso Redentor: “Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.” (Mateus 24:22). E para aumentar nosso conforto, o versículo 24 fala de novo naqueles que Deus por sua graça escolheu em Cristo, afirmando que é impossível enganá-los. Os eleitos são objetos especiais dos cuidados paternais de Deus. Por isso, não importa a intensidade ou dimensões da grande tribulação, os eleitos de Deus estão seguros. “Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 1:10-11). Seja ativamente cuidadoso(a), rápido(a) e ligeiro(a) em confirmar a sua eleição, pois não existe nenhuma pessoa em vida aqui na terra que possa dizer que não é eleita por Deus em Cristo, pois a mensagem do evangelho se dirige a todos e a todas indistintamente. Muita gente não gosta de falar nem ouvir nada a respeito da grande tribulação. Mas se você crer em Cristo, servir a Cristo, seguir a Cristo e amar a Cristo, não terá motivo nenhum para temer o grande Dia. O texto que estamos apreciando faz parte de um conjunto de profecias proferido pelo “Amém”, Aquele que permanece firme, “Jesus Cristo” que, “ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. A testemunha fiel e verdadeira,” Aquele, “por meio de quem Deus criou todas as coisas.” (Hebreus 13:8 e Apocalipse 3:14). Portanto, você fará bem em viver à luz dessa profecia, pois dentro em breve tudo se cumprirá. São palavras que compõem aquele conjunto de oráculos que fazemos bem em atender, “como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça” em nossos corações (2 Pedro 1:19), porque também está escrito que, “dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.” (Hebreus 10:37). Encerro com as palavras finais do capítulo 24 do evangelho segundo Mateus, onde lemos: “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino.
  2. Oração
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino.
  2. Oração de contrição.

V – Adoração

  1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino.

VII – Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXXII
Do Estado do Homem Depois da Morte e da Ressurreição dos Mortos

I. Os corpos dos homens, depois da morte, convertem-se em pó e vêm a corrupção; mas as suas almas (que nem morrem nem dormem), tendo uma substância imortal, voltam imediatamente para Deus que as deu. As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas na santidade, são recebidas no mais alto dos céus onde vêm a face de Deus em luz e glória, esperando a plena redenção dos seus corpos; e as almas dos ímpios são lançadas no inferno, onde ficarão em tormentos e em trevas espessas, reservadas para o juízo do grande dia final. Além destes dois lugares destinados às almas separadas de seus respectivos corpos as Escrituras não reconhecem nenhum outro lugar. Gênesis 3:19; Atos 13:36; Lucas 23:43; Eclesiastes 12:7; Apocalipse 7:4,15; 2 Coríntios 5:1,8; Filemom 1:23; Atos 3:21; Efésios 4:10; Romanos 5:23; Lucas 16:25-24.

II. No último dia, os que estiverem vivos não morrerão, mas serão mudados; todos os mortos serão ressuscitados com os seus mesmos corpos e não outros, posto que com qualidades diferentes, e ficarão reunidos às suas almas para sempre. 1 Tessalonicenses 4:17; 1 Coríntios 15:51-52 e 15:42-44.

III. Os corpos dos injustos serão pelo poder de Cristo ressuscitados para a desonra, os corpos dos justos serão pelo seu Espírito ressuscitados para a honra e para serem semelhantes ao próprio corpo glorioso dele. Atos 24:15; João 5:28-29; Filemom 3:21.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de setembro, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade do Ministério de Evangelização e Missões.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

País de Oração: Antígua e Barbuda

Localização Caribe
Capital Saint Jonh’s
Extensão territorial 442,6 km2
Idioma Inglês
População total 103.050 habitantes
PIB 1.510 milhões de US$
Moeda Dólar do Caribe Oriental

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados