Boletim Informativo nº 40/2019

pdf logo

“Da Morte Para a Vida”
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
João 5:24

Ontem, 2 de novembro, a Igreja Católica Romana comemorou o dia de “Finados”. Da página do Google extraio o seguinte texto: “É muito importante para a Igreja Católica, que afirma que no dia de Finados os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu. O protestantismo não acredita na existência do purgatório e não cultiva o hábito de orar por pessoas que já faleceram, e por esse motivo não celebra esta data.” O ensino do catolicismo é no sentido de que no dia de Finados aqueles que estão vivos “devem interceder pelas almas que estão no purgatório”. O que diz a Bíblia? Primeiro: a Bíblia ensina que é totalmente impossível alterar o destino de quem já se foi. Isso está claro no Evangelho Segundo Lucas, 16:19-31, texto que fala sobre “O rico e o mendigo”. O primeiro, após a morte, foi lançado no inferno, achando-se em tormento. O segundo foi “levado pelos anjos para o seio de Abraão” (versículo 22-23). No lugar de tormentos o ex-rico fez uma oração pedindo a presença do ex-mendigo para confortá-lo. A resposta foi: “há um grande abismo entre nós, de modo que se alguém quiser passar daqui para lá não pode; nem os de lá passar para o lado de cá” (versículo 26). Segundo, a Bíblia não fala absolutamente nada sobre a existência de purgatório. Ela fala de céu e inferno, e um ou outro será o destino eterno e imediato após a morte. Pense no ladrão da cruz! Jesus não falou de purgatório, nem de missas, nem de rezas, nem tão pouco de velas. O que Ele disse ao moribundo foi: “Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso.” (Lucas 23:43). Para purgar pecados Deus providenciou um único meio: o sangue de Cristo, “o que disso passar vem do maligno” (Mateus 5:37). É a ação da misericórdia de Deus que, agindo através do precioso sangue de Cristo, nos purifica dos nossos pecados. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (1 João 1:7 e Hebreus 8:12). É a ação da misericórdia, e não sofrimentos em suposto purgatório. Aqueles que dormiram em Cristo passaram “da morte para a vida”. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino.

VII – Poslúdio / Encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXV
Da Igreja

I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consta do número total dos eleitos que já foram, dos que agora são e dos que ainda serão reunidos em um só corpo sob Cristo, seu cabeça; ela é a esposa, o corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todas as coisas. Efésios 1:10,22-23; Colossenses 1:18.

II. A Igreja Visível, que também é católica ou universal sob o Evangelho (não sendo restrita a uma nação, como antes sob a Lei) consta de todos aqueles que pelo mundo inteiro professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos; é o Reino do Senhor Jesus, a casa e família de Deus, fora da qual não há possibilidade ordinária de salvação. 1 Coríntios 1:2 e 12:12-13; Salmo 2:8; 1 Coríntios 7:14; Atos 2:39; Gênesis 17:7; Romanos 9:16; Mateus 13:3; Colossenses 1:13; Efésios 2:19 e 3:15; Mateus 10:32-33; Atos 2:47.

III. A esta Igreja Católica Visível Cristo deu o ministério, os oráculos e as ordenanças de Deus, para congregamento e aperfeiçoamento dos santos nesta vida, até o fim do mundo, e pela sua própria presença e pelo seu Espírito, os torna eficazes para esse fim, segundo a sua promessa. Efésios 4:11-13; Isaías 59:21; Mateus 28:19-20.

IV. Esta Igreja Católica tem sido ora mais, ora menos visível. As igrejas particulares, que são membros dela, são mais ou menos puras conforme neles é, com mais ou menos pureza, ensinado e abraçado o Evangelho, administradas as ordenanças e celebrado o culto público. Romanos 11:3-4; Atos 2:41-42; 1 Coríntios 5:6-7.

V. As igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro; algumas têm degenerado ao ponto de não serem mais igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; não obstante, haverá sempre sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo. 1 Coríntios 1:2 e 13:12; Mateus 13:24-30,47; Romanos 11.20-22; Apocalipse 2:9; Mateus 16:18.

VI. Não há outro Cabeça da Igreja senão o Senhor Jesus Cristo; em sentido algum pode ser o Papa de Roma o cabeça dela, mas ele é aquele anticristo, aquele homem do pecado e filho da perdição que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo o que se chama Deus. Colossenses 1:18; Efésios 1:22; Mateus 23:8-10; 1 Pedro 5:2-4; 2 Tessalonicenses 2:3-4.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • Dia 9 de novembro, das 15h às 17h, a Sinodal das SAFs realizará um culto em nossa igreja, comemorando os 135 anos de SAF no Brasil.
  • No dia 10 de novembro almoço aqui na igreja em comemoração do aniversário. Aos participantes dois pedidos: colabore com R$ 10,00 e dê o seu nome junto com o dos seus participantes até o dia 3 de novembro.

País de Oração: Armênia

Localização Oriente Médio
Capital Ierevan
Extensão territorial 29.743 km2
Idioma Armênio
População total 2.934.152 habitantes
PIB 11.537 milhões de US$
Moeda Dram

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados