Boletim Informativo nº 41/2019

pdf logo

Jesus, o Pão da Vida
“Eu sou o pão da vida.”
João 6:48

Hoje, 10 de novembro, comemora-se o “Dia do Trigo”. Trata-se de um alimento fundamental para nós, pois é fonte de nutrientes importantíssimas para a nossa saúde. Escrevo estas linhas em 6 de novembro, lembrando que ontem, dia 5, minha esposa assou uma pizza deliciosa. E o trigo é essencial para a produzí-la. E é bastante provável que hoje você tenho saboreado aquele pãozinho indispensável em nossas cafés de todas as manhãs. É delicioso e produz bem-estar. Se o trigo é alimento fundamental para a vida física, JESUS, o Pão da vida, é essencial, indispensável à vida espiritual. E na Santa Ceia o trigo, na forma de pão, simboliza o imaculado corpo do Senhor Jesus que foi partido por amor de nós. O nosso texto áureo está inserido no contexto da multiplicação de pães e peixes, onde o Pão da vida mostrou seu poder criador, fazendo existir o alimento que antes não existia. Ao curar enfermos e ressuscitar mortos, o Mestre restaurou o que já existia. Assim, combinando esses milagres, criando e restaurando, vemos que Ele pode reconstruir qualquer vida arruinada pelo pecado, pois possui poder para criar um novo coração. “O pão nosso de cada dia” (Mateus 6:11) serve apenas por determinado tempo, mas o Pão da vida é para todos os tempos. Diante da murmuração dos judeus o Senhor Jesus lhes disse: “Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente.” (João 6:49 e 51). No versículo 6 de João 6, lemos que Jesus “sabia o que estava para fazer”. Diante dos problemas, ameaças e obstáculos da vida, ficamos como o rei Josafá que orou: “não sabemos nós o que fazer” (2 Crônicas 20:20), mas Jesus sabe, e está sempre pronto para nos dirigir. O mundo tem e oferece muitas coisas boas, bonitas e de grande utilidade, como a pizza que citei, e o pãozinho que provavelmente você saboreou hoje. Mas o mundo não tem vida espiritual. Cristo, o Pão espiritual, alimenta a vida espiritualmente. A Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, está recheada de petiscos maravilhosos, e o Pão da vida convida você a banquetear-se, isto é, a comer regaladamente. Ele convida você a cear. E foi na “Ceia do Senhor”, ao partir o pão, que Ele disse: “Tomai, comei; isto é o meu corpo.” (Mateus 26:26). Parece até que o 10 de novembro se reveste de solenidade, por ser o Dia do Trigo. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino.

VII – Poslúdio / Encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXVI
Da Comunhão dos Santos

I. Todos os santos que pelo seu Espírito e pela fé estão unidos a Jesus Cristo, seu Cabeça, têm com Ele comunhão nas suas graças, nos seus sofrimentos, na sua morte, na sua ressurreição e na sua glória, e, estando unidos uns aos outros no amor, participam dos mesmos dons e graças e estão obrigados ao cumprimento dos deveres públicos e particulares que contribuem para o seu mútuo proveito, tanto no homem interior como no exterior. 1 João 1:3; Efésios 3:16-17; João 1:16; Filipenses 3:10; Romanos 6:56 e 8:17; Efésios 4:15-16; 1 Tessalonicenses 5:11,14; Gálatas 6:10.

II. Os santos são, pela sua profissão, obrigados a manter uma santa sociedade e comunhão no culto de Deus e na observância de outros serviços espirituais que tendam à sua mútua edificação, bem como a socorrer uns aos outros em coisas materiais, segundo as suas respectivas necessidades e meios; esta comunhão, conforme Deus oferecer ocasião, deve estender-se a todos aqueles que em qualquer lugar, invocam o nome do Senhor Jesus. Hebreus 10:24-25; Atos 2:42,46; 1 João 3:17; Atos 11:29-30.

III. Esta comunhão que os santos têm com Cristo não os torna de modo algum participantes da substância da sua Divindade, nem iguais a Cristo em qualquer respeito; afirmar uma ou outra coisa, é ímpio e blasfemo. A sua comunhão de uns com os outros não destrói, nem de modo algum enfraquece o título ou domínio que cada homem tem sobre os seus bens e possessões. Colossenses 1:18; 1 Coríntios 8:6; 1 Timóteo 6:15-16; Atos 5:4.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

  • Para as ovelhinhas do bom, grande e supremo Pastor: nos dias 29 e 30 de novembro, sexta-feira e sábado, das 20h às 21h, faremos, UCP e Departamento Infantil, uma programação especial com as crianças da 3ª IPT e da congregação! Certamente, contamos com o apoio, colaboração, compreensão e, sobretudo, orações! Em breve encaminharemos outras informações!

País de Oração: Austrália

Localização Oceania
Capital Camberra
Extensão territorial 7.741.220 km2
Idioma Inglês
População total 24.772.247 habitantes
PIB (US$) 1.408.676 milhões
Moeda Dolar australiano

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados