Boletim Informativo nº 42/2018

pdf logo

Ansiedade
“Não andeis ansiosos de coisa alguma.”
Filipenses 4:6

Acabo de executar uma das tarefas propostas para a presente semana. Realizei-a debaixo de grande ansiedade. Este é um mal que me acompanha desde criança. Na maioria das vezes não há nada que justifique tal sentimento. Mas este mal que reside em mim tem em sua estrutura pelo menos uma pedrinha positiva: não conheço a liberdade que procede da ociosidade. Mas isto não justifica a ansiedade, pois contraria a exortação bíblica que diz: “não andeis ansiosos de coisa alguma”. Com que armas podemos enfrentá-la? A primeira ferramenta a ser utilizada contra a ansiedade é a confiança em Deus, que tem poder e amor suficientes para aliviar todas as tribulações de nosso coração. E Ele pergunta: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6:27). Essa pergunta nos mostra que além de prejudicial à saúde e ao bem-estar, a ansiedade é também inútil. Através dessa pergunta o bondoso Mestre nos mostra que por mais preocupados que vivamos, por mais profunda, contínua e intensa que seja nossa ansiedade, não podemos acrescentar um só momento em nossa passagem pela terra, “não pode acrescentar um côvado ao curso de nossa vida”, ou seja, por mais ansioso que eu viva, não posso encompridar a minha vida nem por um segundo sequer. Usando a confiança em Deus como arma para combater as preocupações, saberemos seguir os conselhos da Palavra que nos manda lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, sabendo que ele cuida de nós (1 Pedro 5:7). Vivendo em tal confiança, nosso amoroso Pai aliviará o peso de nossos fardos, fazendo com que os nossos dias sejam mais radiosos. Da sagrada e santa boca do Senhor Jesus Cristo procede o seguinte remédio contra a ansiedade: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34). A preocupação se baseia na falsa ideia de que podemos pegar o fardo de amanhã e carregá-lo hoje. Por mais forte que seja o indivíduo, se tentar, tropeçará. O que o sábio Mestre nos diz em Mateus 6:34 é: “viva um dia de cada vez e você poupará energias que serão muito úteis amanhã”. O tordo é uma ave nativa da Ásia e da Europa. Elizabeth Cheney falou sobre ele e o pardal em sábias palavras: “Disse o tordo para o pardal: ‘Eu realmente gostaria de saber por que esses ansiosos seres humanos correm e se preocupam tanto!’ Disse o pardal para o tordo: ‘Amigo, acho que deve ser porque eles não têm um Pai celestial, como aquele que cuida de você de mim.’” (Citada por Lloyd M. Perry & Charles Sell, pregando sobre os problemas da vida, página 147). Relógio e Calendário são dois instrumentos de grande utilidade, mas precisam ser mantidos sob controle, pois têm o poder de nos manter inquietos e cansados. Que o Espírito Santo nos ajude a lançar sobre o Senhor Jesus toda a nossa ansiedade, na certeza de que Ele cuida de nós. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Jorge.

I Prelúdio

  1. Salmo 100.
  2. Oração.
  3. Hino (a sugerir).

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. 1 Crônicas 29:14.
  2. Hino (a sugerir).
  3. 1 Crônicas 29:11.
  4. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Provérbios 28:13.
  2. Oração de confissão.
  3. Hino (a sugerir).

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem – pastor José Loures.
  4. Hino (a sugerir).

VII Poslúdio / Encerramento. 

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster
Capítulo I – Da Escritura Sagrada

I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo. Salmo 19:1-4; Romanos 1:32; 2:1; 1:19-20 e 2:14-15; 1 Coríntios 1:21 e 2:13-14; Hebreus 1:1-2; Lucas 1:3-4; Romanos 15:4; Mateus 4:4,7,10; Isaías 8:20; 1 Timóteo 3:15; 2 Pedro 1:19.

II. Sob o nome de Escritura Sagrada, ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros do Velho e do Novo Testamento.

III. Os livros geralmente chamados Apócrifos, não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura; não são, portanto, de autoridade na Igreja de Deus, nem de modo algum podem ser aprovados ou empregados senão como escritos humanos. Lucas 24:27,44; Romanos 3:2; 2 Pedro 1:21.

IV. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus. 2 Timóteo 3:16; 1 João 5:9; 1 Tessalonicenses 2:13.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em novembro estão sob a responsabilidade da Secretaria de Sociabilidade.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Hoje, 28 de outubro, a lição da ED estará a cargo da SAF, que abordará o tema envelhecimento.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

• Dia 11 de novembro, às t na Igreja Nacional, culto de aniversário das SAFs.

País de Oração: San Marino

Localização Sul da Europa
Capital San Marino
Extensão territorial 60 km2
Idioma Italiano
População total 31.781 habitantes
PIB 1.565 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados