Boletim Informativo nº 43/2018

pdf logo

Nosso Dever Para Com as Autoridades
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com todoa piedade e respeito.”
1 Timóteo 2:1-2

Percebendo o inconformismo dos derrotados nas eleições, perguntamos: quando será que teremos estadistas com nobreza suficiente para declarar depois de uma eleição perdida: “até o dia da eleição, era meu adversário, agora, porém, é meu presidente ou meu governador”?! Mas, e quanto a nós o que se diz? “Antes de tudo” – essas três palavras nos falam do caráter primaz da oração. No viver cristão a oração deve ser praticada acima de tudo. A oração ocupa uma posição central na vida do verdadeiro adorador. “Súplicas, orações e intercessões” – são termos distintos, ou se trata apenas de um empilhamento de sinônimos que enfatizam a primazia da oração? Para ver alguma distinção podemos dizer que a súplica diz respeito a um pedido em perseverança, insistência e humildade de espírito. Trata-se de colocar diante de Deus um pedido por uma necessidade premente; já a oração seria o apelo de uma alma que sente ardente desejo de Deus. “Em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade” – os reis da época eram inimigos do cristianismo, ferrenhos perseguidores dos crentes, mesmo assim, a ordem é: orem por eles! Com que objetivo? Para que sejam adequados na administração dos bens públicos; que sejam orientados e dirigidos pelo Espírito Santo, a fim de que tenhamos uma vida “tranquila e mansa”. A oração em favor deles não tem o objetivo de nos colocar em uma posição de honra e poder sob seu governo, o que objetivamos é uma vida “tranquila e mansa”. A 1ª Carta a Timóteo foi escrita quando Nero, homem intolerante com os cristãos, era o imperador. Durante seu reinado, cristãos foram perseguidos, torturados e mortos. Era tão perverso que muitos afirmam que o número 666 (Apocalipse 13:18), é um código que se refere a ele, e muitos o veem como uma encarnação do anticristo. Mas a ordem é: ore por ele! “Com piedade e respeito” – a “piedade” diz respeito a verdadeira adoração, e respeito quer dizer conduta justa em relação às outras pessoas. A versão corrigida da Bíblia diz: “piedade e honestidade”, e essas são virtudes inseparáveis, pois sem uma vida piedosa não há honestidade, e esta não existiria sem aquela. Mas a mensagem imperiosa do texto diz respeito a oração “em favor de todos os homens”. Mesmo que seja praticamente impossível respeitar determinadas autoridades, devemos respeitar os cargos que ocupam e orar por eles, pois isso visa o nosso bem. Que Deus abençoe o presidente eleito a fim de que, junto com sua equipe, administre as imensas riquezas de nosso país, visando o bem-estar do nosso sofrido povo. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Luiz.

I Prelúdio

  1. Salmo 27.
  2. Oração.
  3. Hino 201 – “Manso e Suave”.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. 1 Crônicas 29:14.
  2. Hino 8 – “Adoração à Trindade”.
  3. Salmo 100.
  4. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. 1 João 1:6-10.
  2. Oração de confissão.
  3. Hino 99 – “Louvor ao Redentor”.

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino (a sugerir).

VII Poslúdio / Encerramento.

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo I – Da Escritura Sagrada

V. Pelo testemunho da Igreja podemos ser movidos e incitados a um alto e reverente apreço da Escritura Sagrada; a suprema excelência do seu conteúdo, e eficácia da sua doutrina, a majestade do seu estilo, a harmonia de todas as suas partes, o escopo do seu todo (que é dar a Deus toda a glória), a plena revelação que faz do único meio de salvar-se o homem, as suas muitas outras excelências incomparáveis e completa perfeição, são argumentos pelos quais abundantemente se evidencia ser ela a palavra de Deus; contudo, a nossa plena persuasão e certeza da sua infalível verdade e divina autoridade provém da operação interna do Espírito Santo, que pela palavra e com a palavra testifica em nossos corações. 1 Timóteo 3:15; 1 João 2:20,27; João 16:13-14; 1 Coríntios 2:10-12.

VI. Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela. À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens; reconhecemos, entretanto, ser necessária a íntima iluminação do Espírito de Deus para a salvadora compreensão das coisas reveladas na palavra, e que há algumas circunstâncias, quanto ao culto de Deus e ao governo da Igreja, comum às ações e sociedades humanas, as quais têm de ser ordenadas pela luz da natureza e pela prudência cristã, segundo as regras gerais da palavra, que sempre devem ser observadas. 2 Timóteo 3:15-17; Gálatas 1:8; 2 Tessalonicenses 2:2; João 6:45; 1 Coríntios 2:9,10,12; 1 Coríntios 11:13-14.

VII. Na Escritura não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvação, em um ou outro passo da Escritura são tão claramente expostas e explicadas, que não só os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinários, podem alcançar uma suficiente compreensão delas. 2 Pedro 3:16; Salmo 119:105,130; Atos 17:11.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em novembro estão sob a responsabilidade da Secretaria de Sociabilidade. Escala:

  • Dia 2 Reverendo Loures & Ela.
  • Dia 9 Elson.
  • Dia 16 Soraia.
  • Dia 23 Elson
  • Dia 30 Sandra & família.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Hoje, 28 de outubro, a lição da ED estará a cargo da SAF, que abordará o tema envelhecimento.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

• Dia 11 de novembro, às 16h na Igreja Nacional, culto de aniversário das SAFs.

País de Oração: São Tomé e Príncipe

Localização África Central
Capital São Tomé
Extensão territorial 960 km2
Idioma Português
População total 190.344 habitantes
PIB 334 milhões de US$
Moeda Dobra

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados