Boletim Informativo nº 45/2018

pdf logo

O Proceder Correto da Igreja de Deus
“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.”
1 Timóteo 3:14-15

“Estas coisas” naturalmente dizem respeito ao conteúdo da carta. À luz da 1ª à Timóteo, como deve ser o nosso “proceder na casa de Deus?” No capítulo primeiro aprendemos que nosso dever é anunciar que em Cristo há oferta de salvação até mesmo para o pior dos pecadores. Paulo, autor da carta, diz a respeito de seu passado: “era blasfemo, e perseguidor, e insolente” (1 Timóteo 1:13). Em seguida acrescenta: “mas obtive misericórdia. Transbordou, (…) a graça de nosso Senhor.” (versículos 13-14). Na sequência, seu testemunho: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (versículo 16). Em seguida, ele diz que, em função de ser ele o principal, a longanimidade do Senhor Jesus se evidenciou, e assim se transformou em modelo para todos os pecadores, no sentido de que há esperança para todos, não importa qual seja a qualidade nem a quantidade dos pecados cometidos, havendo arrependimento o pecador encontrará a toda poderosa graça que o conduzirá à salvação. Outro exemplo de correto proceder na casa de Deus está no culto que prestamos, que deve ser dirigido exclusivamente “ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, (…) O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!” (1:17 e 6:16). Outro proceder está em 2:1-7, que nos instrui quanto à prática da oração por todas as pessoas, especialmente pelos “que se acham investidos de autoridade”. Em 2:8 aprendemos que em seu correto proceder, a igreja de Deus ergue mãos santas, mãos sem ira, sem animosidade, isto é, mãos sem qualquer tipo de antipatia, sem ódio, sem brigas, sem ressentimentos e sem má vontade. Em 4:16 a recomendação é no que diz respeito ao zelo pelas doutrinas da vida cristã, pois sendo zelosos no procedimento doutrinário estamos ao mesmo tempo zelando pela salvação do rebanho do Bom Pastor. Outro procedimento que devemos seguir na igreja de Deus está no trato para com as várias classes de pessoas (5:1-2). Na igreja de Deus, o preconceito e a discriminação não devem encontrar lugar, pois reconhecemos por verdade que: “Deus não faz acepção de pessoas.” (Atos 10:34). A igreja de Deus também se preocupa com os falsos mestres, daqueles que vivem em desacordo com os ensinos do Senhor da Igreja (6:3-5), que procuram enganar e desviar o rebanho do Grande Pastor. Em seu proceder, os membros da igreja de Deus não podem negligenciar nem esquecer esta orientação. Em nosso procedimento na igreja de Deus, devemos orientar a todos sobre a transitoriedade dos bens materiais, e o grande perigo presente no “amor ao dinheiro”, que “é raiz de todos os males” (6:10), e que ninguém deve depositar “a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus” (6:17). Assim, inspiradamente o apóstolo Paulo nos instrui quanto ao correto proceder na igreja de Deus, “coluna e baluarte da verdade”. Parabéns 3ª IPT! Parabéns pelo seu zelo doutrinário! Parabéns pelo seu procedimento. Parabéns pelos seus cinquenta e dois anos de bênçãos. Você tem sido “sal da terra e luz do mundo”. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: diácono Samuel.

I Prelúdio

  1. Hino 298 – “A Pedra Fundamental”.
  2. Oração – gratidão pelos 52 anos da 3ª IPT.
  3. Salmo 100.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. Sofonias 3:17.
  2. Hino 300 – “Igreja Militante”.
  3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Hino 299 – “Renovação”.
  2. Oração de confissão.

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem – reverendo Rogério.
  4. Hino – a sugerir.

VII Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo II – De Deus e da Santíssima Trindade

I. Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que o buscam e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo o pecado; de modo algum terá por inocente o culpado. Deuteronômio 6:4; 1 Coríntios 8:4,6; 1 Tessalonicenses 1:9; Jeremias 10:10; Jó 11:79 e 26:14; João 6:24; 1 Timóteo 1:17; Deuteronômio 4:15-16; Lucas 24:39; Atos 14:11,15; Tiago 1:17; 1 Reis 8:27; Salmo 92:2 e 145:3; Gênesis 17:1; Romanos 16:27; Isaías 6:3; Salmo 115:3; Exôdo 3:14; Efésios 1:11; Provérbios 16:4; Romanos 11:36; Apocalipse 4:11; 1 João 4:8; Exôdo 36:6-7; Hebreus 11:6; Neemias 9:32-33; Salmo 5:5-6; Naum 1:2-3.

II. Deus tem em si mesmo, e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas. Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dele; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte que para ele nada é contingente ou incerto. Ele é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos anjos e dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo o culto, todo o serviço e obediência, que ele há por bem requerer deles. João 5:26; Atos 7:2; Salmo 119:68; 1 Timóteo 6:15; Atos 17:24-25; Romanos 11:36; Apocalipse 4:11; Hebreus 4:13; Romanos 11:33-34; Atos 15:18; Provérbios 15:3; Salmo 145-17; Apocalipse 5:12-14.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em novembro estão sob a responsabilidade da Secretaria de Sociabilidade. Escala:

  • Dia 23 Elson
  • Dia 30 Sandra & família.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

• Quinta-feira, dia 22, culto em ações de graças, sob a direção da UPH. Contamos com apoio das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

• A partir desta segunda-feira, dia 18, o pastor Loures e Romilda estarão ausentes por 15 em férias. Pedimos suas orações. Já estamos com saudades de vocês.

País de Oração: Seychelles

Localização África Oriental
Capital Vitória
Extensão territorial 460 km2
Idioma Crioulo
População total 96.471 habitantes
PIB 1.363 milhões de US$
Moeda Rupia das Seychelles

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados