Boletim Informativo nº 48/2018

pdf logo

O Cristo do Natal e suas Duas Naturezas
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
Isaías 9:6

Se é impossível entender, é também completamente impossível explicar as duas naturezas do Salvador. No quase infinito universo literário, eu li certa vez: “Se nós pudéssemos entender Deus, Ele não seria Deus.” Mas Ele, sendo o eterno Filho de Deus, assumiu a nossa natureza, sem naturalmente deixar de ser Deus. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:1 e 14). Sendo Deus Se encarnou para ser nosso Mediador. “Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados.” (Hebreus 2:17). Mas vamos falar um pouco sobre a importância vital do Verbo Se fazer carne. “Um menino nos nasceu”, se refere a sua natureza humana. “E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu” (Hebreus 2:18). Por experiência própria Jesus sabe o que passamos, e nos momentos de crises, angústias, aflições e dores, Ele pode nos socorrer. “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança.” (Hebreus 4:15). Tendo Se encarnado, pode exercer obediência representativa e oferecer sacrifício substitutivo, Se tornou semelhante a nós, e por isso escrito está: “Um morreu por todos; logo, todos morreram.” (2 Coríntios 5:14). “Um filho se nos deu” diz respeito à sua natureza divina. Era necessário que o nosso Mediador possuísse as duas naturezas. Como homem nos representa diante do trono; e como Deus, pode assumir a penalidade por todos os pecados, de todos os seres humanos de todas as épocas. Só o Deus Eterno poderia; nenhuma criatura finita reuniria tais condições. É ensino claríssimo das Escrituras que nenhuma criatura pode salvar os pecadores. Salvação?! Só em Jesus, meus amigos e minhas amigas! “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Isaías 43:11 e Atos 4:12). “Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor! E em glórias a vida nos dá, sempiterna, Nos céus adorai-o, vós anjos, em coro, E todos na terra lhe rendam louvor. A Deus honra e glória contentes rendamos.” (NC, 230). Feliz Natal, gente querida! Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I Prelúdio

  1. Hino (a definir).
  2. Oração.
  3. Leitura bíblica.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino (a definir).
  3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Hino (a definir).
  2. Oração de confissão.

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino (a definir).

VII Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo II – De Deus e da Santíssima Trindade

I. Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que o buscam e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo o pecado; de modo algum terá por inocente o culpado. Deuteronômio 6:4; 1 Coríntios 8:4,6; 1 Tessalonicenses 1:9; Jeremias 10:10; Jó 11:79 e 26:14; João 6:24; 1 Timóteo 1:17; Deuteronômio 4:15-16; Lucas 24:39; Atos 14:11,15; Tiago 1:17; 1 Reis 8:27; Salmo 92:2 e 145:3; Gênesis 17:1; Romanos 16:27; Isaías 6:3; Salmo 115:3; Êxodo 3:14; Efésios 1:11; Provérbios 16:4; Romanos 11:36; Apocalipse 4:11; 1 João 4:8; Êxodo 36:6-7; Hebreus 11:6; Neemias 9:32-33; Salmo 5:5-6; Naum 1:2-3.

II. Deus tem em si mesmo, e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em si e para si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas. Ele é a única origem de todo o ser; dele, por ele e para ele são todas as coisas e sobre elas tem ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dele; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte que para ele nada é contingente ou incerto. Ele é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos anjos e dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo o culto, todo o serviço e obediência, que ele há por bem requerer deles. João 5:26; Atos 7:2; Salmo 119:68; 1 Timóteo 6:15; Atos 17:24-25; Romanos 11:36; Apocalipse 4:11; Hebreus 4:13; Romanos 11:33-34; Atos 15:18; Provérbios 15:3; Salmo 145-17; Apocalipse 5:12-14.

III. Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade – Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. O Pai não é de ninguém – não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho. Mateus 3:16-17; 28-19; 2 Coríntios 13:14; João 1:14,18 e 15:26; Gálatas 4:6.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de janeiro, os cultos de oração estarão sob a responsabilidade da SAF.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

• Dia 24: cantata do Grupo Celebrai.

Semana de Oração 2019

  • Dia 1º, terça-feira: reverendo Geomário (culto doutrinário);
  • Dia 2, quarta-feira: UMP;
  • Dia 4, quinta-feira: SAF;
  • Dia 5, sábado: UCP.

País de Oração: Sérvia

Localização Sul da Europa
Capital Belgrado
Extensão territorial 88.360 km2
Idioma Sérvio
População total 8.850.975 habitantes
PIB 37.160 milhões de US$
Moeda Dinar sérvio

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados