A Superabundância da Graça

“A Lei foi instituída para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20). O ressaltar da transgressão tem como objetivo deixar claro perante todos a enorme gravidade do pecado. Quem conhece a Bíblia conhece também a gravidade do pecado, “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). “Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Vejamos um pouco da vida de quem escreveu, por inspiração divina, estas palavras, de como a maravilhosa graça de Deus agiu em sua vida. Paulo via a si mesmo como o principal entre os pecadores, ou seja, “o pior dos pecadores” (1 Timóteo 1:16). Neste mesmo capítulo da Carta a Timóteo, ele diz que antes de ser transformado pela operosidade da graça era “blasfemo, perseguidor, e insolente” (versículo 13). E no versículo 14 ele diz: “Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”. Paulo necessitou e recebeu “um transbordamento da graça”, e portanto, ao escrever “onde abundou o pecado, superabundou a graça”, o fez com pleno conhecimento de causa. E ao aplicar o texto ao coração de todo pecador que o lê, ele diz: com o transbordamento dessa graça, o Senhor Jesus Cristo mostrou “a sua completa longanimidade”, e me transformou em “modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna” (versículo 16). Paulo foi transformado em “modelo” para todas pessoas alcançadas pela graça de Deus. Este “modelo” necessitou de um transbordamento da graça. Talvez você não necessite de dose tão grande, mas para qualquer que seja a sua necessidade a graça está disponível, exatamente na medida da sua necessidade. “Creia no Senhor Jesus e você será salvo” (Atos 16:31).

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados