Deixe a sua luz brilhar para todos (Mateus 5:16)

“Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros”. Deus nos mostra a grandeza de nossa responsabilidade através do profeta Ezequiel ao nos dizer: “Se eu anunciar que alguns perversos certamente morrerão e você não lhes disser que mudem sua conduta, eles morrerão em seus pecados, mas considerarei você responsável pela morte deles” (Ezequiel 33:8). A nossa luz deve brilhar perante todos os homens, principalmente daqueles que se encontram no lamaçal das perversidades, incluindo, naturalmente, toda forma de perversão sexual. Mas a palavra perverso se refere a todos os indivíduos de má índole. “Brilhe também a luz de vocês”, diz o texto. E a principal demanda para o brilho da luz é o combustível, e no caso da luz espiritual trata-se do azeite do Espírito, como aprendemos na conhecida “parábola das dez virgens” (Mateus 25:1-13). Em nosso país o preço dos combustíveis está fora dos limites justos, isto é, fora dos limites da razão. Isto está enraizando um hábito em minha esposa: verificar o preço da gasolina sempre que passamos próximo a um posto. Em nossa cidade parece que há um acordo comercial entre os proprietários, e a diferença de um para o outro não tem grandes significados. Mas nas placas colocadas em cada um percebemos supostas promoções. Estes anúncios me fazem pensar no “Posto Calvário”, único lugar onde podemos abastecer as nossas lâmpadas com o azeite do Espírito, a fim de que a nossa luz brilhe para todos. Quando pela fé nos aproximamos do Gólgota (lugar onde o Senhor Jesus Cristo foi punido em nosso lugar), com as lentes da fé e do arrependimento, visualizamos em um outdoor um convite exposto em grandes dimensões, nos oferecendo a condição necessária para fazer a nossa luz brilhar diante dos outros. Ao contrário dos anúncios dos postos de gasolina, que apresentam na maioria das vezes falsas promoções, nos anúncios do “Posto Calvário” lemos: “Venham todos! Venham sem dinheiro e sem preço; venham e abasteçam suas lâmpadas com o poderoso azeite do Espírito sem ter que pagar nada por isso! Venham e façam suas luzes brilhar diante de todos. Venham e recebam de graça “a verdadeira luz, que ilumina a todo homem. Venham e recebam Aquele que diz: “Eu sou a luz do mundo”. Venham e recebam “a luz da vida” (João 1:9; 8:12). Ao nosso redor há sempre algum perverso precisando ser advertido a mudar a sua forma de pensar e agir. Deixemos a nossa luz brilhar para todos!

No eterno amor de Deus – seu conservo no Senhor, pastor José Loures.

Posts Relacionados