Guia Infalível e Constante (Êxodo 13:21)

“O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os iluminar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”. Ao guiar seus filhos, Deus os faz constantes na jornada. “Andar de dia e de noite” – A marcha aqui era rumo à terra que Deus havia prometido a Abraão e seus descendentes. Porém hoje os filhos de Deus estão em marcha na direção de “um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade” de Deus (2 Pedro 3:13), isto é, um lugar onde a justiça prevalece. Essa marcha exige constância. Por isso o apóstolo Paulo orou: “Que o Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo” (2 Tessalonicenses 3:5); e o próprio Senhor nos exorta: “Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos” (Lucas 21:19, NTLH). “Fiquem firmes”, ou seja, “perseverantes” na caminhada cristã. Deus ia adiante do povo guiando-o de dia e de noite, diz o texto. E na nossa caminhada cristã, o amoroso Pai continua nos guiando ininterruptamente, e o faz por meio do Espírito Santo que utiliza as Escrituras como colunas de “fogo” e “nuvem” para nos ensinar e guiar. E se acontecer algum desvio, Ele nos apontará a direção certa, e ouviremos sua sagrada e santa voz dizendo: “Este é o caminho; andem nele” (Isaías 30:21). Esta santa e poderosa assistência é ininterrupta. Com o salmista aprendemos a cantar em total confiança: “Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. Tenho o SENHOR sempre diante de mim; estando ele à minha direita, não serei abalado” (Salmo 16:7-8). E em seus ensinos constantes Ele nos adverte: “Vede prudentemente como andais, não como néscios” (tolos), “e sim como sábios” (Efésios 5:15). E a todos os que caminham de acordo com as suas regras Ele promete: colocar cânticos de júbilo em suas bocas, uma coroa de eterna alegria em suas cabeças, e fará com que toda tristeza e gemido fuja deles, tristezas e lamentos desaparecerão de suas vidas, ficarão para sempre cheios de alegria e felicidade (Isaías 35:10). Por tudo isso eu suplico a você: seja constante em seu caminhar com Deus, custe o que custar, e não importa se suas forças sejam muitas ou poucas, Ele requer apenas constância em seu andar com Ele, pois conforme cantamos com alegria: “Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor. Mas dos fiéis e sinceros que seguem juntos ao Senhor” (NC 49). Vale a pena perseverar, pois assim dizem as Escrituras: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9). As comportas da glória estão abertas para aqueles que seguem juntos ao Senhor Jesus.

Fazendo votos por sua perseverança – pastor José Loures.

Posts Relacionados