O Cristo do Natal e a antiga serpente (Lucas 8:26-39)

Gênesis 3:15 é definido como “proto-evangelho”, pois foi a primeira comunicação das boas novas após a queda no Éden. Deus disse que Um Descendente da mulher feriria a cabeça da “antiga serpente, que é o diabo, Satanás” (Apocalipse 20:2). Neste confronto registrado em Lucas 8, quando Jesus perguntou o nome daquele espírito mau, ele respondeu: “Legião” (multidão). “Isto porque muitos demônios tinham entrado” naquele pobre homem (versículo 30). Ao ler o texto você percebe a que situação de horror o ser humano pode chegar. O endemoniado “Não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos túmulos. Ninguém podia prendê-lo, nem mesmo com correntes.” Andava “gritando por entre os túmulos e pelos montes, ferindo-se com pedras” (versículo 27 e Marcos 5:5). Mas após o encontro com Jesus tudo mudou. O povo da cidade “saiu para ver o que tinha acontecido. Aproximando-se de Jesus, encontraram o homem de quem tinham saído os demônios, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram” (versículo 35). Jesus e seus discípulos “rumaram para a terra dos gerasenos, que fica de frente para a Galileia. Logo que Jesus desembarcou, veio da cidade ao seu encontro um homem possuído de demônios” (versículos 26-27). Após a libertação, “Jesus, entrando de novo no barco, voltou” (versículo 37). Jesus foi naquele lugar, libertou a alma que estava agrilhoada por Satanás e, uma vez cumprida sua missão ali, voltou. Em nosso Brasil Satanás tem muitas almas presas em suas algemas, escravizadas pelo crudelíssimo jugo do pecado. E a antiga serpente usa de muitos meios para impedir o progresso da obra santa no território nacional. Devemos reconhecer a presença de autoridades do mal impedindo a obra. O endemoniado “vivia nos túmulos” (versículo 27), quer dizer, no cemitério, e todos os escravos de Satanás vivem realmente nos cemitérios, pois estão “mortos em suas transgressões e pecados” (Efésios 2:1). A antiga serpente, ao tomar posse do pecador, passa a exercer domínio sobre seus pensamentos, palavras e atos. O endemoniado geraseno é um autêntico retrato de homens e mulheres possessos pelos demônios da embriaguez e da corrupção. Estão a serviço de Satanás, que é um chefe tirano por excelência, que os atrai à própria destruição e morte eterna. Os demônios fizeram aos porcos o que Satanás faz com aqueles que de forma definitiva se entregam ao pecado: leva-os a destruição e morte eterna. É isso que o diabo e seus anjos fazem com suas vítimas. Mas Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo, para esmagar a cabeça da antiga serpente. Jesus é Deus! Brevemente se cumprirá a Palavra que diz: “O Deus da paz, em breve, esmagará Satanás” (Romanos 16:20). Feliz Natal!

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados