O Cristo do Natal e os pecadores (Mateus 9:10-13)

Jesus chama o pecador dizendo-lhe: “Siga-me!” (versículo 9). No céu se encontram pessoas “de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Apocalipse 7:9), pois o chamado do Cristo do Natal é universal. Pessoas de todas as raças e qualquer posição social, pobres ricos, sábios, ignorantes, pretos, brancos, europeus, russos, chineses, japoneses ou americanos; Jesus chama a todos sem qualquer distinção, pois não trata a ninguém com parcialidade (Atos 10:34). Com profunda simpatia e amor, Cristo os chama para que encontrem descanso para as suas almas. O texto de hoje narra o chamado de Mateus, um coletor de impostos, função esta que era mal vista pelos judeus, porque geralmente era exercida com desonestidade. Mateus ofereceu um banquete a Cristo e seus discípulos, e isso gerou uma censura e crítica da parte dos fariseus que perguntaram aos seguidores do Messias: “Por que o Mestre de vocês come com publicanos e pecadores?” (versículo 11). Jesus ouviu e disse: “Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (versículo 12). O pecador é um enfermo espiritual em estado grave que necessita urgentemente do Médico Jesus para a cura de sua alma. Jesus lhes disse também: “Procurem entender o que significa: Quero misericórdia, e não sacrifícios”, ou seja, em vez de sacrifícios externos, o Mestre prefere a prática do amor que se traduz em atos de bondade. A Bíblia diz: “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (Eclesiastes 7:20). Por isso mesmo, todos, sem uma única exceção sequer, necessitam do Médico espiritual, e este Médico é o Cristo do Natal. O Natal de Jesus se traduz pelo seu chamado de misericórdia e infinito amor aos pecadores. Ouça-O chamando a você: “Siga-me!” O hino 210 do Cantor Cristão expressa o convite de Jesus em palavras encantadoras: “Cristo te chama pra vir descansar; Ó pecador, vem atender! Teu grande peso te quer minorar; Vem a Jesus te render! Cristo de novo se põe a chamar; ó pecador, vem atender! Corre depressa, sim, vem te entregar; Nada te deve deter!” Este é o chamado do Cristo do Natal aos pecadores! Ouça a chamada do seu Salvador. Venha a Jesus, pecador! Venha depressa!

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados