O Fechar da Porta (Gênesis 7:13-16)

Este texto descreve a entrada de Noé, seus três filhos e esposas na arca. “E o SENHOR fechou a porta” (versículo 16). O Senhor Jesus Cristo comparou o reino dos céus com dez moças que em uma festa de casamento saíram para encontrar-se com o noivo. Entre elas, cinco eram ajuizadas e cinco não. Na chegada do noivo as ajuizadas entraram com ele para a festa, enquanto as outras saíram para comprar o que lhes faltava. Mas após a entrada das ajuizadas a porta foi fechada e as outras não puderam entrar (Mateus 25:1-12). Lemos em Apocalipse 3:7 que Deus tem a chave do reino, e “quando Ele abre ninguém fecha, e quando ele fecha, ninguém abre”. Na arca, apenas Noé e mais sete pessoas foram preservadas. Uma multidão, da qual não fazemos ideia do seu número, ficou de fora e pereceu. Apocalipse 21:8 nos apresenta uma lista dos que ficarão de fora e perecerão irremediavelmente quando Cristo voltar como Juiz a este mundo. Examine a lista, se possível em duas ou mais versões. Entre os que perecerão na volta do supremo Juiz estão os “covardes”, que são aqueles que diante das provações negam a Cristo, não têm coragem suficiente para assumir publicamente a sua fé em Jesus, que nos adverte dizendo: “aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai” (Mateus 10:33). Estes são os “covardes” mencionados no texto. Nós que confessamos a Cristo precisamos orar, pois há uma grande tribulação à nossa frente, e será uma época governada pelo anticristo que certamente moverá muitas perseguições com o propósito de nos transformar em “covardes” espirituais. Que Deus nos faça fiéis em qualquer situação (Apocalipse 2:10). Apocalipse 21:1-6 descreve as bem-aventuranças do novo céu e da nova terra, para no versículo 7 dizer que “o vencedor herdará estas coisas”. O versículo 8 apresenta o gritante contraste entre o “vencedor” e os perdedores, dizendo que o lugar destes “é o lago onde queima o fogo e o enxofre”. Apocalipse 22:15 também menciona a lista e inicia com as seguintes palavras: “Fora ficam”. A arca de Noé foi fechada por Deus e muitos ficaram de fora e pereceram. Não dê descanso ao seu coração até que ele seja cheio de fé e tomado pela certeza inabalável: No Dia de Cristo, NÃO serei deixado de fora. Escrevo estas linhas em um misto de grande tristeza e alegria; tristeza porque sei que “larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela” (Mateus 7:13). Escrevo também em grande alegria, porque sei que você que está lendo estas palavras tem o seu nome escrito no Livro da Vida, entrará no paraíso de Deus, estará para sempre em uma daquelas moradas que o Senhor Jesus Cristo foi preparar para seus seguidores (João 14:2-3) e Ele receberá você para Ele mesmo. Você entrará e estará para sempre com o Senhor. Oh glória!

Seu conservo no Senhor – pastor José Loures.

Posts Relacionados