O Natal e a vocação de discípulos (Lucas 5:1-11)

O discipulado exige confiança absoluta em Jesus e submissão incondicional à sã doutrina. Os pescadores tinham experimentado uma noite de fracasso em suas atividades pesqueiras. E, após a conclusão de sua mensagem, o Mestre disse à Pedro: “Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar” (versículo 4). Apesar da noite infrutífera, Pedro obedeceu a Palavra do Mestre e o resultado foi surpreendente, pois “apanharam grande quantidade de peixes” (versículo 6). O versículo 7  nos ensina preciosa lição sobre a união. Precisaram do socorro dos companheiros do outro barco, pediram e todos encheram os barcos. A falta de união entre o povo de Deus tem causado grande prejuízo à pesca de almas. Essa união é tão indispensável que o Senhor Jesus a pediu em sua oração sacerdotal: “para que eles sejam um, assim como nós somos um” (João 17:11). “Lancem as redes!” (versículo 4). Aquele que séculos antes mostrou que exerce domínio absoluto sobre as rãs, piolhos, moscas e  gafanhotos (Êxodo 8-10), agora mostra seu domínio sobre os peixes. O domínio de todas as coisas é dEle e por isso pode nos dizer o que fazer nas circunstâncias emergenciais e adversas. E devemos obedecer, pois sem obediência a possibilidade de sucesso é zero. Após o sucesso impressionante, os pescadores Simão, André, Tiago e João receberam o chamado de Cristo para se tornarem discípulos dEle (Mateus 4:18-22); “e, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo, o seguiram” (versículo 11). Deixaram os barcos, seu pai, os empregados, as redes, os peixes (Mateus 4:22; Marcos 1:20). Deixaram seus interesses e seguiram a Cristo na sublime missão de ganhar almas para o reino de Deus. E foi assim que o divino Mestre recrutou seus primeiros discípulos, com a sublime missão de lançar sobre o revoltoso mar da vida, as benditas redes da mensagem de Natal: “Nasceu o Redentor!”

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados