O poder curador da Palavra de Deus

“Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal” (Salmo 107:20). Transcrevo este verso da Palavra de Deus pensando na cidade de Nínive e seus moradores, conforme registrada no Livro de Jonas. No Livro de Jonas aprendemos que Deus domina o céu, o mar, a terra, os animais e a humanidade, e ama os seres humanos com amor eterno, demonstrando infinita compaixão por eles e está sempre pronto a salvar pessoas de todas as nações. Ao receber a missão de pregar a Palavra em Nínive, Jonas se dispôs a fugir da presença de Deus, descendo a Jope, cidade que, séculos mais tarde, Deus escolheu para dizer a Pedro, que Ele [Deus] trata todas as pessoas de modo igual. E Pedro proclamou: “Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (Atos 10:34-35). A maldade dos habitantes de Nínive subiu à presença do Senhor de toda a Terra (Jonas 1:2), e Deus lhes enviou uma palavra de misericórdia, ou seja; “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal” (Salmo 107:20). A Palavra foi enviada na forma de último recurso: “Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída” (Jonas 3:4). Diante desse ultimato, “os ninivitas creram em Deus” (Jonas 3:5), se arrependeram, e Deus em sua infinita misericórdia os curou por meio da Palavra e os salvou da morte. O encerramento do Livro se faz através de uma bela lição sobre a compaixão de Deus para com os pecadores (Jonas 4:11). A vida em nosso Brasil nos faz pensar nos profetas de Deus. O profeta Isaías, por exemplo, proferiu a respeito de Israel palavras que se aplicam ao nosso país: “Ai desta nação pecadora, deste povo carregado de iniquidade! São descendência de malfeitores, filhos que praticam o mal. Rejeitaram o SENHOR, desprezaram o Santo de Israel, voltaram para trás. Por que vocês insistem em ser castigados? Por que continuam em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração está enfermo” (Isaías 1:4-5). Por isso, a exemplo dos ninivitas, o Brasil precisa conhecer o valor, poder e utilidade da Palavra de Deus; a nossa nação precisa conhecer o poder curador das Escrituras. Vamos pregar essa luz?!

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados