“O primogênito dos mortos”

“Pois sabemos que, havendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer novamente; ou seja, a morte não tem mais qualquer poder sobre Ele” (Romanos 6:9). E de Cristo recebemos a seguinte promessa: “Porque eu vivo, vocês também viverão” (João 14:19). E assim, “cremos que também com Ele viveremos!” (Romanos 6:8). Mas o que significa a expressão “Primogênito dos mortos?” Na Bíblia temos vários relatos de pessoas que foram ressuscitadas: o filho da viúva de Sarepta (1 Reis 17), o filho da sunamita (2 Reis 4), a filha de Jairo (Mateus 9:23-26), o filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-17), Lázaro (João 11) e Dorcas (Atos 9:36-43). Esses ressuscitados tem algo em comum: todos eles morreram de novo. O Senhor Jesus é o Primogênito porque ressuscitou para nunca mais morrer (Romanos 6:9). E no glorioso caminho dessa vida gloriosamente imortal, uma inumerável multidão o seguirá, ou seja, os corpos dos seguidores de Cristo que jazem em seus sepulcros e outros que para lá irão, no dia em que ressoar a trombeta de Deus, à semelhança de Cristo, ressuscitarão para nunca mais morrer. É por isso que o Senhor Jesus é o Primogênito. Essa multidão inumerável faz parte daqueles que “não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13), são aqueles que, estando mortos em transgressões e pecados” (Efésios 2:1), receberam, pela maravilhosa e toda-poderosa graça de Cristo, o dom da vida eterna, isto é, a dádiva da salvação. Glorioso seja o nome do Cristo redivivo, o nome dAquele que esteve morto, mas ressuscitou e está vivo “por toda a eternidade! (Apocalipse 1:18). Eternamente bendito seja o nome do nosso eterno Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Seu conservo no Senhor – pastor José Loures.

Posts Relacionados