O Resultado das Nossas Escolhas

“Hoje lhes dei a escolha entre a vida e a morte, entre bênçãos e maldições. Agora, chamo os céus e a terra como testemunhas da escolha que fizerem. Escolham a vida, para que vocês e seus filhos vivam” (Deuteronômio 30:19). Na primeira vez que o homem é mencionado no Livro de Gênesis ele se encontra em um jardim (Gênesis 2:15), e na última vez ele está em um caixão (Gênesis 50:26), como resultado de sua escolha equivocada. Não é preciso ter um QI 325 para entender que a escolha a que foi induzido pela antiga serpente foi trágica. No jardim, vivia em plena comunhão com Deus e tinha à sua disposição delícias e mais delícias. Mas acreditou nas mentiras de Satanás e pôs tudo a perder. “Escolha a vida”, diz o Senhor. Deus pede que tomemos a decisão certa, e a escolha certa é a fé em Jesus, pois “quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 3:36). O hino 307 do Hinário Evangélico define bem a escolha da vida: “Pode o mundo escolher para si, os que prazeres só buscam aqui; hei de escolher-te, ó Jesus, só a ti, sim, só a ti escolherei! Sempre ao seu lado desejo ficar, sua Palavra hei de ler, meditar, em seu favor hei de só confiar, em seu favor confiarei!” Isso é atender ao pedido de Deus para que escolhamos a vida. Mas será que temos condições próprias para fazer a boa escolha? Temos recursos próprios para escolher o bem? Vejamos o que diz Jeremias 13:23: “Será que o etíope pode mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Se fosse possível, também vocês poderiam fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal”. A resposta está em João 3:7: “Vocês precisam nascer de novo”. Por isso, em qualquer lugar, hora ou circunstância, precisamos do Espírito Santo. E se em algum lugar, hora ou circunstância você imaginar que não precisa dEle, saiba que é exatamente nesta ocasião que você mais necessita, pois assim está escrito: “Por isso, aquele que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12). O livro de Gênesis termina mostrando o homem em um caixão. Mas Deus fez e cumpriu a promessa que dizia: “Para vocês que temem o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas” (Malaquias 4:2). E, ao chegar a plenitude do tempo, chegou também o “sol da justiça” trazendo vida, pois, “Deus enviou o seu Filho” (Gálatas 4:4) que diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Escolha Jesus, creia em Jesus, e você será mantido de pé, agraciado com poder para ser “feito filho de Deus” (João 1:12), ou seja, creia em Jesus e você receberá poder para andar como filho de Deus, andar como filho da luz, andar como aquele que entre morrer ou viver, escolheu viver.

Em total confiança no poder regenerador do Espírito Santo – pastor José Loures.

Posts Relacionados