Pelo Poder de Deus (Atos 3:1-10)

Conforme o Livro de Gênesis, o universo passou a existir pelo poder de Deus, pois assim está escrito: “Deus disse: Haja luz! E houve luz” (Gênesis 1:3). Foi assim com tudo o que existe no céu, na terra e no mar (Gênesis 1:1-25). Atos 3:1-10 descreve uma manifestação do poder de Deus que provocou muita admiração, pois foi um milagre de características incomuns. Um mendigo, aleijado de nascença, era colocado todos os dias “à porta do templo para pedir esmolas”. Ele dirigiu seu pedido aos apóstolos Pedro e João. E Pedro lhe disse: “não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levante-se e ande! Imediatamente os seus pés e tornozelos se firmaram; e, dando um salto, ficou em pé, começou a andar e entrou com eles no templo, pulando e louvando a Deus”. Isso porque aquele que disse: “Haja luz!”, disse também: “Haja tudo que é necessário para o fortalecimento dos pés e tornozelos deste homem!” E houve tudo que era necessário para sua locomoção! E todo o povo viu o homem andando, e todos “ficaram muito admirados, espantados com o que lhe tinha acontecido”. As próprias autoridades que combatiam o cristianismo foram obrigadas a admitir: “Todos os moradores de Jerusalém sabem que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar” (Atos 4:16). Já me perguntaram diversas vezes: “Acontecem milagres hoje em dia, pastor?” Minha resposta é uma só: se for da santíssima vontade de Deus, SIM! O grande problema é que muitas vezes vemos milagres e não percebemos. Certa vez fui convidado para passear no sítio de um amigo. Ao chegar, vi ao lado da casa um mandiocal de excelente qualidade e abundante produção, em uma área que, pelos meus cálculos, deveria ter em torno de 1.000 m². Pensei comigo: uns três ou quatro baldes de vinte litros seriam suficientes para comportar as ramas utilizadas neste plantio. E se todas as ramas resultantes deste plantio fossem utilizadas, em novo cultivo, provavelmente a área teria que ser no mínimo septuplicada! Isso porque aquele que disse: “Haja luz! E houve luz!”, disse também: “haja mandioca para alimentar essa família, seus familiares e seus amigos!” E houve mandioca em grande abundância. E nós nos deliciamos e fomos fartamente alimentados por aquele abençoado produto da terra. Milagre da multiplicação, operado pelo imensurável poder de Deus.  Aqueles que se dizem ou são incrédulos, não reconhecem que tais milagres são manifestações do poder de Deus, como também um claro cumprimento da Palavra proferida pelo próprio Criador: “Enquanto durar a terra, não deixará de haver semeadura e colheita” (Gênesis 8:22). Por estas razões a Bíblia nomina os incrédulos de “insensatos” ou “tolos” (Salmo 53:1). Escrevo estas palavras pedindo a Deus para fazê-las prosperar em seu coração, exatamente de acordo com os desígnios dEle.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados