Vencendo Através Da Oração (Mateus 15:21-28)

O crente não vive sem oração, pois sabe que a oração é uma de suas fontes de luz; sabe que a oração é um dos meios da graça, e que é por meio dela que Deus nos concede paz, esperança, força e nos disciplina. A oração é a chave que abre as fontes das bênçãos de Deus. Os momentos mais preciosos da nossa vida são aqueles que passamos de joelhos diante do Pai. A oração tem basicamente três pilares: fé, submissão e perseverança. Um grande exemplo de fé e perseverança encontramos no texto de hoje, onde uma mãe aflita pede socorro ao Senhor Jesus. Sobre o exemplo de fé dessa mulher, basta citar as palavras que o Senhor Jesus disse à ela: “Mulher, que grande fé você tem!” (versículo 28). Sua fé ficou comprovada por sua perseverança e sucesso. Ela orou: “Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada” (versículo 22). “Jesus não disse uma só palavra em resposta” (versículo 23). Sem se preocupar com a aparente desconsideração de Jesus, ela se aproximou e o adorou dizendo: “Senhor, me ajude!” (versículo 25). A próxima atitude de Jesus pareceu ainda mais desanimadora: “Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros” (versículo 26). E a resposta daquela mãe deixou o Salvador radiante de alegria. Ela disse: “Senhor, é verdade. No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos” (versículo 27). Foi diante dessa resposta que Jesus exclamou: “Mulher, que grande fé você tem. Que seja feito como você quer. E, desde aquele momento, a filha dela ficou curada” (versículo 28). Outro grande exemplo de fé e perseverança que devemos imitar em nossas intercessões por quem quer que seja, isto é, “orar sempre e nunca desanimar” (Lucas 18:1), é o que encontramos na vida de Isaque. “Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril” (Gênesis 25:21). Ao se casar com Rebeca Isaque tinha quarenta anos, e quando os gêmeos nasceram, pois “o SENHOR ouviu as orações dele, e Rebeca, a mulher de Isaque, ficou grávida, ele “tinha sessenta anos quando Rebeca deu à luz” (Gênesis 25:20, 21 e 26). Concluímos que foram vinte anos de oração perseverante. Outra característica da oração que nos leva as vitórias espirituais está em nossa submissão à vontade de Deus, isto é, na nossa disposição para aceitar e obedecer ao controle que Ele exerce sobre tudo que nos diz respeito, cientes de que, “se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”, pois Ele sabe dar “boas coisas” aos que lhe pedem (1 João 5:14 e Mateus 7:11). Vivamos aquilo que cantamos: “Tudo, ó Cristo, a Ti entrego quero ser somente teu. Tão submisso à tua vontade como os anjos lá no céu” (CC 295). Que a vontade dEle prevaleça em nosso coração da mesma maneira que prevalece entre os anjos lá no céu. A orientação do nosso Mestre para nós é “orar sempre e nunca desanimar” (Lucas 18:1).

No conforto do Espírito Santo – pastor José Loures.

Posts Relacionados