O Viver do Cristão

“O fogo sempre ficará aceso sobre o altar; não deve ser apagado. E eis que, saindo fogo de diante do SENHOR, consumiu o holocausto” (Levítico 6:12-13; 9:24). O altar aqui é o nosso coração, e o texto correspondente no Novo Testamento é 1 Tessalonicenses 5:19, onde lemos: “Não apaguem o Espírito”. A chama do Espírito que Ele derramou sobre nós, “porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (Romanos 5:5), deve arder continuamente em nosso viver. O fogo que consumiu o holocausto desceu do céu, e sobre nós pesa a responsabilidade pela manutenção dessa chama. É por isso que escrito está: “Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos” (Romanos 12:11). “O sacerdote acenderá lenha no altar cada manhã” (Levítico 6:12), a preguiça causaria falta de lenha no altar. O fogo do SENHOR consumiu o holocausto, indicando que Deus estava no meio deles e com eles. Tempos depois Davi louvou ao Senhor dizendo em oração: “O SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel, e Deus para Israel” (1 Crônicas 17:24) e o profeta Sofonias escreveria: “O SENHOR, seu Deus, está no meio de você” (Sofonias 3:17). Os holocaustos faziam parte dos sacrifícios expiatórios, isto é, um meio para a purificação de faltas cometidas. O fogo do SENHOR “consumiu o holocausto”. A Bíblia diz que “o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:29). O fogo poderia ter consumido todo o povo, no entanto, quando o povo viu aquele milagre da graça de Deus “deu gritos de alegria” (Levítico 9:24), e o significado aqui é que a ira de Deus, que deveria cair sobre nós, caiu sobre “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Aquele que não conheceu pecado” e “Deus o fez pecado por nós”, fazendo “cair sobre ele a iniquidade de todos nós”. Assim, o nosso Redentor carregou “ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados. Pelas feridas dele” fomos sarados (João 1:29; 2 Coríntios 5:21 Isaías 53:6 e 1 Pedro 2:24). Assim, o viver do cristão deve ser de contínua gratidão e louvor a Deus.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados