Uma Nova Criatura

No Segundo Livro dos Reis, 5:1-19, lemos sobre a cura de Naamã. Ao considerar que nos tempos bíblicos a lepra era vista como símbolo do pecado, vejo Naamã como um representante da raça humana. Lemos sobre Naamã: “Ele era herói de guerra, porém sofria de lepra” (versículo 1). Seguramente podemos falar acerca de todo ser humano: um excelente engenheiro, porém pecador; aquele outro, é um pedreiro magnífico, porém pecador, ela é uma professora com qualidades excepcionais, porém pecadora. Mas a exemplo de Naamã, que ao compreender e obedecer a Palavra de Deus falada pelo profeta foi totalmente curado de sua lepra, todo pecador que por meio da Palavra que se tornou um ser humano (João 1:14), se aproxima de Deus, é transformado em nova criatura (2 Coríntios 5:17), e tem os seus pecados totalmente perdoados. O que acontece ao pecador transformado? Vejamos as respostas na espetacular cura de Naamã.

I. Ao ser transformado em nova criatura, o homem compreende e obedece a Palavra de Deus (versículos 3-7 e 13-14). Naamã não entendeu a Palavra. A menina que servia a esposa de Naamã suspirou e disse: “Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença” (versículo 3). E para onde foi Naamã? Naamã foi falar com o rei de Israel (versículos 4-7) que teve uma reação de medo, e quase provocou um conflito entre Israel e a Síria. O profeta Eliseu entrou em ação. Mas, se antes de ser transformado em nova criatura, o homem não entende a Palavra de Deus, obedecer, então, nem pensar. Naamã ouviu a Palavra, e em vez de obedecer prontamente, ficou indignado (versículo 11). Mas os seus comandados o convenceram a obedecer, e ao fazê-lo, “a sua pele se tornou como a pele de uma criança, e ficou limpo” (versículo 14). Assim acontece com o pecador que reconhece suas chagas espirituais e mergulha nas águas da graça maravilhosa de Cristo. Seus pecados se tornam brancos como a neve (Isaías 1:18).

II. Ao ser transformado em nova criatura, o homem vê que há mensageiros que pregam de acordo com a Palavra de Deus (versículos 8-14). O profeta falou, o doente obedeceu e o milagre aconteceu, pois a verdadeira palavra profética se cumpre. Os israelitas perguntaram a Moisés: “Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou?” (Deuteronômio 18:21). A resposta de Moisés: “Saibam que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele não se cumprir, nem acontecer o que ele profetizou, esta é uma palavra que o SENHOR não falou” (Deuteronômio 18:22). O profeta Eliseu falou a Naamã: “Vá e lave-se sete vezes no Jordão, e a sua carne será restaurada, e você ficará limpo” (versículo 10). Quando Naamã obedeceu, a palavra se cumpriu e ele reconheceu que esteve diante de um servo do Deus Altíssimo. Ele disse: “Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel” (versículo 15, NTLH). Prezado leitor e estimada leitora: o Deus de Israel, é o mesmo Deus a quem você ama e adora, ou seja, o Deus de Israel é também o seu Deus.

III. Ao ser transformado em nova criatura, o homem compreende que as bênçãos celestiais são dádivas de Deus (versículos 15-17). Naamã viajou para Samaria em busca de cura levando “consigo trezentos e quarenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas de festa” (versículo 5). Ao receber a cura ele disse ao profeta: “aceita um presente deste seu servo”. (versículo 15). Ao que o profeta respondeu: “Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não aceitarei nada” (versículo 16). Entre as instruções que o Senhor Jesus Cristo transmite aos seus servos, lemos: “Curem enfermos, ressuscitem mortos, purifiquem leprosos, expulsem demônios. Vocês receberam de graça; portanto, deem de graça.” (Mateus 10:8). Que Deus nos ajude na compreensão e obediência da Palavra.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados