Anuncie a Grandeza de Deus (Salmo 34)

I. Anuncie a grandeza de Deus e descubra por você mesmo que “o anjo do SENHOR” é o seu protetor – “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (versículo 7). Durante o reinado de Ezequias (2 Reis 18-19), Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu as cidades de Judá e as tomou. Rabsaqué, oficial do exército assírio, afrontou ao rei de Judá e a Deus. Mas Ezequias orou ao SENHOR. Eis uma parte da oração do rei: “Ó SENHOR, Deus de Israel, que estás sentado no seu trono que fica acima dos querubins! Só tu és Deus e governas todos os reinos do mundo. Tu fizeste os céus e a terra. Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus” (2 Reis 19:15 e 19). Lemos sobre a destruição do exército dos assírios: “Naquela noite o Anjo do SENHOR foi até o acampamento dos assírios e matou cento e oitenta e cinco mil soldados” (19:35). O rei Senaqueribe e seu oficial descobriram que qualquer um poderia afrontar ao rei Ezequias, mas ao Deus de Ezequias ninguém pode desacatar, do Deus de Ezequias ninguém zomba (Gálatas 6:7). Não é necessário dizer que este Anjo está acampado ao seu redor, não é mesmo?

II. Anuncie a grandeza de Deus e descubra de forma independente que Ele é bom – “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom” (versículo 8). Você descobrirá por si mesmo que Ele é bondoso. A mulher samaritana da cidade de Sicar anunciou Jesus aos seus concidadãos que creram nEle. Depois que conheceram Jesus eles disseram à mulher: “Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmo o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo” (João 4:42). Creram pelo testemunho da mulher, mas agora descobriram por eles mesmos que Jesus é o Salvador do mundo. Anuncie a grandeza de Deus, e você descobrirá que a bondade dEle está infinitamente acima das nossas maiores expressões de louvor.

III. Anuncie a grandeza de Deus e descubra por iluminação do Espírito Santo, que já não há nenhuma condenação sobre você – “Dos que nele confiam nenhum será condenado” (versículo 22). Em Romanos 8:1 encontramos uma das mais radiosas afirmações bíblicas: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Romanos 8:1 é compreendido à luz de Romanos 8:6, que fala de uma mente controlada “pela mentalidade do Espírito” que “resulta em vida e paz” (Romanos 8:6), ou seja, “nenhuma condenação há” para aqueles que não permitem “que a natureza humana controle”, ou exerça o controle de suas mentes, pois o resultado disso seria a morte.  “As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente, mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz” (Romanos 8:6 NTLH). “Terão a vida eterna e a paz”, ou seja, não serão condenadas (Salmo 34:22).  Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados