Boletim Informativo nº 02/2026
A Soberania de Deus e Nossas Orações
“Jesus Cristo, a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.”
Apocalipse 1:5
Lemos em Apocalipse 19:12 e 16 que, na cabeça de Cristo, há muitos diademas e que Ele tem no manto e na coxa um nome inscrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores. A indefinição do número de diademas indica que o domínio de Cristo abrange todas as esferas de nossas vidas – família, trabalho, igreja, sociedade – e reina soberanamente sobre todas as áreas do relacionamento humano. Por isso, com confiança, devemos nos dirigir a Ele em nossas orações. A Palavra nos adverte: “Não confiem em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles voltam ao pó; nesse mesmo dia, acabam todos os seus planos” (Salmos 146:3-4). Uma ilustração vívida disso aparece no banquete de Belsazar (Daniel 5): o rei, em sua arrogância, foi surpreendido por uma escrita misteriosa na parede de seu palácio. Nenhum sábio da corte conseguiu decifrá-la. Desesperado, Belsazar prometeu honras e cargos a Daniel se ele interpretasse a mensagem. Contudo, naquela mesma noite, o rei foi morto (Daniel 5:16,30). As promessas humanas se desfizeram com a vida do rei. Já o Rei dos reis e Senhor dos senhores declara: “É ele quem remove reis e estabelece reis” (Daniel 2:21). Suas promessas são infalíveis: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19). Josué, ao final de sua missão, pôde testemunhar com gratidão: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 21:45). Essa mesma certeza nos é dada hoje. O Deus soberano que governa a história também governa nossas vidas pessoais. Ele ouve as orações de seus filhos e responde segundo sua perfeita vontade e sabedoria. Portanto, em fervorosas orações, aproximemo-nos do trono do Soberano dos reis da terra. Aproximemo-nos com fé, confiando que Ele é fiel; aproximemo-nos com humildade, reconhecendo nossa dependência total dEle; aproximemo-nos com amor, pois fomos amados primeiro por Aquele que reina para sempre.
Com amor,
Reverendo José Loures Rosa
Nossa Agenda
Terça-feira – Oração
Convocamos a todos para a meia hora de oração das 19h30 às 20h00 nas terças-feiras em uma reunião privada, que não é transmitida nem gravada. Mantenha-se em oração pelas tratativas a respeito do colégio Simonton. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja tanto em suas ações internas quanto na sociedade. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Também é muito importante orar pela liderança da igreja, pastor, presbíteros, diáconos, sociedades e departamentos.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus lhes sustente durante o período de tratamento. De forma especial oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Irani, Antônia Mendes (mãe do pastor), e os irmãos Miguel, Alaor e presbítero Nivaldo. Em nossas reuniões também aproveitamos para suplicar a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou pode preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer oraremos por você e pelo seu pedido.
Só meia hora de oração. E é pouco! Tem sido tão abençoador que meia hora está começando a ser insuficiente.
Terça-feira – Estudo Bíblico
Caso não consiga comparecer ao período de oração você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
A partir das 20h00 estudo bíblico. No mês de janeiro retornaremos com os estudos no Breve Catecismo, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (você pode pedir a apostila completa em formato digital pelo e-mail marthon@gmail.com). Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguirmos pelo menos mais uma inscrição.
Quinta-feira
A partir das 20h00, sempre que há disponibilidade de residência, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para Edificação, Comunhão e Oração. Aguardamos a disponibilidade dos irmãos para nos receber em sua casa.
Atenção: A nossa primeira reunião em janeiro será na casa dos irmãos Dênis e Shirley, na terceira quinta-feira do mês.
Domingo
Às 9h00 Escola Bíblica com aula ministrada pelo presbítero Leone Braga.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras tendo como porta-voz da mensagem o missionário Aurélio Vargas.
Prepare-se para o culto com antecedência. Ore ao Senhor pedindo para Ele falar ao seu coração através da leitura da Palavra, cânticos, nas orações e pela pregação. Arranje a sua agenda, se prepare para sair de casa com antecedência e tempo suficiente para chegar na igreja pelo menos 10 minutos antes, cumprimente seus irmãos e acomode-se com uma oração de dedicação antes de começar o culto.
Dízimos e Ofertas
Em Deuteronômio 14:22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para entregar seus dízimos e ofertas via PIX especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, Conta Corrente 13000174-8. Quando você identifica sua transferência você ajuda o presbítero Jan, nosso tesoureiro, a fazer o relatório financeiro da igreja.
Doações
Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.
Projetos
Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como procure o presbítero Jan Uilles ou o presbítero Roberto Vieira. Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria!
Catecismo Maior de Westminster
- O que nos ensina a conclusão da Oração do Senhor? A conclusão da Oração do Senhor, que é: “Porque teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém”, nos ensina a encorajar-nos em nossas orações, argumentando com Deus que Ele é nosso Pai e que estamos pedindo o que é próprio de filhos pedirem a seu Pai; e que, portanto, Ele nos ouvirá; e a louvar a Deus, atribuindo-Lhe o reino, o poder e a glória em todas as coisas; e em testemunho do nosso desejo e certeza de sermos ouvidos, dizemos: Amém. 1 Crônicas 29:10-13; Efésios 3:20-21; 1 Timóteo 1:17; Apocalipse 5:11-13; 1 Coríntios 14:16; Apocalipse 22:20-21.
Novos Membros
Se você desejar fazer da nossa igreja a sua igreja, com todos os privilégios que os membros possuem, você será muito bem-vindo. Torne-se membro de nossa igreja. Para saber mais fale com um dos presbíteros ou com o pastor. A classe de Discipulado [para aqueles irmãos que estão chegando de igrejas não presbiterianas] e Catecumenato [para aqueles que ainda não foram batizados e professaram publicamente a sua fé] destinada aos candidatos a novos membros, no mesmo horário da Escola Bíblica e tem funcionamento contínuo, ou seja – você pode começar de qualquer lição. Você pode começar de qualquer lição. Professores presbítero Jorge Marques e Thiago Marques.
Férias Pastorais
Entre os dias 02 e 12 o reverendo Marthon estará em gozo de férias com a família. Tempo de recarregar as baterias para servir ao Senhor com alegria e disposição neste novo ano que Ele nos deu.
Colégio Presbiteriano Simonton
Você já fez a matrícula de seu filho, sobrinho ou neto no Simonton? Ainda dá tempo! Se você tem algum conhecido que tenha criança em idade de estudar no Simonton, divulgue nossa escola. Este ano temos novidades: Maternal e Berçário. Isso mesmo – do berçário até o 9º ano.
Escala da Junta Diaconal
- 11/01 Domingo: Thiago e Raphael
- 13/01 Terça: Manoel e Dênis
- 15/01 Quinta: Raphael
Liturgia do Culto Noturno
Presbítero Henrique Marques
- Leitura bíblica – Salmo 57.9-11
- Oração de invocação
- Leitura bíblica – Salmo 47
- Louvor – Hino 3
- Leitura bíblica – Josué 23
- Oração de contrição (confissão de pecados)
- Louvor – Hino 71
- Leitura bíblica – Salmo 57.1-3
- Oração intercessória – pastorais
- Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
- Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
- Pregação: Missionário Aurélio Vargas
- Louvor
- Oração final e bênção apostólica
- Poslúdio e avisos
Visitantes
Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita assim que possível. Nos informe quando for possível e teremos prazer em visitar você e sua família.
Aniversariantes (11/01 a 17/01)
15/01 Maria Lúcia e Manoel (cas.)
17/01 Eduardo Pereira da Silva
Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.
País de Oração da Semana: São Vicente e Granadinas
São Vicente e Granadinas, nação insular no Caribe Oriental com cerca de 100 mil habitantes, é predominantemente cristã (82-89%, com forte presença protestante, incluindo anglicanos, pentecostais, metodistas e batistas, além de católicos em torno de 8%). Há liberdade religiosa plena, constitucionalmente protegida e respeitada na prática, sem perseguição significativa ou restrições estatais. A sociedade é harmoniosa, com minorias como rastafarianos (1%), hindus e muçulmanos (0,1% cada) convivendo pacificamente, embora haja influência religiosa na vida pública. O cristianismo é vibrante, mas enfrenta desafios como secularismo, nominalismo em algumas denominações e questões socioeconômicas como pobreza e desastres naturais (vulcões e furacões). Ore para que o Senhor fortaleça as igrejas reformadas, promova discipulado fiel às Escrituras, desperte reavivamento genuíno entre os crentes nominais, capacite líderes para evangelizar com ousadia e use os cristãos para impactar a sociedade com justiça e misericórdia, protegendo a nação de influências seculares crescentes.
Fontes: Joshua Project, U.S. Department of State Report on International Religious Freedom, Freedom House
