Boletim Informativo nº 03/2026

Versão para impressão: pdf logo

A Nossa Dependência Absoluta de Deus e as Nossas Orações

“Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.”
João 15:4b-5 (NAA)

Escrevo sobre este tema lembrando de minha saudosa mãe. Todas as orações que ouvi ela elevando aos céus continham a seguinte frase: “Sem o Senhor, nada possamos fazer”. A nossa dependência de Deus precede ao nosso nascimento e vem da eternidade, quando Ele acompanhou a formação dos nossos ossos “quando no oculto fomos formados e entretecidos como nas profundezas da terra”. Os oniscientes olhos de Deus nos “viram a substância ainda informe, e no livro dEle foram escritos todos os nossos dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmos 139:15-16). Dependemos de Deus em tudo e para tudo, e essa dependência, de teor absoluto, deve nortear as nossas orações, pois somente Ele sabe do que realmente necessitamos. Se nos entregarmos às suas onipotentes mãos, Ele fará o melhor, pois é o Deus onisciente, e as nossas orações devem ser feitas segundo a vontade dEle. “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14). E sabemos que “toda dádiva boa e perfeita vem do alto, do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17). Ou seja, tudo de bom que recebemos, todas as bênçãos e todos os dons perfeitos provêm de Deus e, sem Ele, “nada possamos fazer”, como costumava dizer minha saudosa mãe.

No eterno amor de Deus,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Terça-feira – Oração

Um novo ano – a mesma fé e o mesmo Deus. Já começou 2026. Começamos a contagem de mais um ano, mas a igreja continua aberta e todos os crentes convocados para meia hora de oração das 19h30 às 20h00 nas terças-feiras em uma reunião privada, que não é transmitida nem gravada. Mantenha-se em oração pelas tratativas a respeito do colégio Simonton. Venha orar também intercedendo ao Senhor por misericórdia pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo tantas injustiças que vemos praticadas todos os dias. Também pedimos a Deus que dê sabedoria e vigor para as lideranças da igreja tanto em suas ações internas quanto na sociedade. Intercedemos pelos irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé. Também é muito importante orar pela liderança da igreja, pastor, presbíteros, diáconos, sociedades, departamentos, famílias.
Oramos pelos enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus lhes sustente durante o período de tratamento. De forma especial oremos pela saúde das irmãs Sueli, Áurea, Irany, Antônia Mendes (mãe do pastor), e os irmãos Miguel, Alaor e presbítero Nivaldo. Em nossas reuniões também aproveitamos para suplicar a Deus por direção para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou pode preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer oraremos por você e pelo seu pedido.
Só meia hora de oração. E é pouco! Tem sido tão abençoador que meia hora está começando a ser insuficiente.

Terça-feira – Estudo Bíblico

Caso não consiga comparecer ao período de oração você pode chegar às 20h00 para o estudo bíblico.
Nesta terça-feira retornamos o tema do nosso estudo bíblico será a pergunta 40 do Breve Catecismo de Westminster com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (você pode pedir a apostila completa em formato digital pelo e-mail marthon@gmail.com). Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguirmos pelo menos mais uma inscrição.

Quinta-feira

A partir das 20h00, sempre que há disponibilidade de residência, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos 2:46; 10:22; 16:15; 16:34) para Edificação, Comunhão e Oração. Aguardamos a disponibilidade dos irmãos para nos receber em sua casa.

Este Domingo

Às 9h00 Escola Bíblica com aula ministrada pelo pastor Marthon Mendes e o tema será A Oração do Pai Nosso: uma escola de espiritualidade.
Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras tendo como porta-voz da mensagem o reverendo Marthon Mendes com o tema: Princípios Bíblicos para o Crente Agradar ao Seu Deus (Salmo 101.1-8).
Prepare-se para o culto com antecedência. Ore ao Senhor pedindo para Ele falar ao seu coração através da leitura da Palavra, cânticos, nas orações e pela pregação. Arranje a sua agenda, se prepare para sair de casa com antecedência e tempo suficiente para chegar na igreja pelo menos 10 minutos antes, cumprimente seus irmãos e acomode-se com uma oração de dedicação antes de começar o culto.

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14:22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para ajudar na contabilização dos recursos por parte da tesouraria, ao entregar seus dízimos e ofertas via PIX ou transferência bancária, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, Conta Corrente 13000174-8. Quando você identifica sua transferência você ajuda o presbítero Jan, nosso tesoureiro, a fazer o relatório financeiro da igreja.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos.

Projetos

Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como procure o presbítero Jan Uilles ou o presbítero Leone Braga. Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria!

Catecismo Maior de Westminster

  1. Qual é o dever dos homens para com a Palavra de Deus? O dever dos homens para com a Palavra de Deus é recebê-la com fé, amor e obediência; guardá-la em seu coração e praticá-la em sua vida; lê-la, ouvi-la e meditar nela com temor e reverência; e transmiti-la fielmente aos outros. Deuteronômio 6:6-9; Salmos 119:11; Provérbios 2:1-5; Mateus 28:19-20; Colossenses 3:16; Tiago 1:21-25.

Novos Membros

Se você desejar fazer da nossa igreja a sua igreja, com todos os privilégios que os membros possuem, você será muito bem-vindo. Torne-se membro de nossa igreja. Para saber mais fale com um dos presbíteros ou com o pastor. A classe de Discipulado [para aqueles irmãos que estão chegando de igrejas não presbiterianas] e Catecumenato [para aqueles que ainda não foram batizados e professaram publicamente a sua fé] destinada aos candidatos a novos membros, no mesmo horário da Escola Bíblica e tem funcionamento contínuo, ou seja – você pode começar de qualquer lição. Professores presbítero Jorge Marques e Thiago Marques.

Férias Pastorais

Após 10 dias de gozo de férias o pastor já está de volta desde o dia 12. Agradece as orações dos irmãos e louva a Deus por este período tranquilo e sem contratempos. Baterias recarregadas para servir ao Senhor com alegria e disposição neste novo ano que Ele nos deu.

Colégio Presbiteriano Simonton

Você já fez a matrícula de seu filho, sobrinho ou neto no Simonton? Ainda dá tempo! Se você tem algum conhecido que tenha criança em idade de estudar no Simonton, divulgue nossa escola. O Colégio já está aos cuidados da nova administração. Este ano temos novidades: Maternal e Berçário. Isso mesmo – do berçário até o 9º ano.

Escala da Junta Diaconal

  • 18/01 Domingo: Manoel e Edmar
  • 20/01 Terça: Manoel e Dênis
  • 22/01 Quinta: Samuel

Liturgia do Culto Noturno
Presbítero Jorge Marques

  • Leitura bíblica – Salmo 106:1
  • Oração de invocação
  • Leitura bíblica – Salmo 111
  • Louvor – Hino 113
  • Leitura bíblica – Miqueias. 7:18 e 19
  • Oração de contrição (confissão de pecados)
  • Louvor – Hino 128
  • Oração intercessória – pastorais
  • Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
  • Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
  • Pregação: Reverendo Marthon Mendes
  • Louvor – Hino 62
  • Oração final e bênção apostólica
  • Poslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita assim que possível. Aguardamos apenas que você informe quando for possível e teremos prazer em visitar você e sua família.

Aniversariantes (18/01 a 24/01)

18/01 Levi Chemp Silva
21/01 Larissa Santos Araujo

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.

País de Oração da Semana: Senegal

O Senegal, na África Ocidental, tem cerca de 18 milhões de habitantes e é predominantemente muçulmano (95-97%, majoritariamente sunita com influência sufi). Os cristãos são 4-5% (principalmente católicos, com minorias protestantes e evangélicas abaixo de 0,2%). Há liberdade religiosa constitucional e tolerância histórica entre muçulmanos e cristãos, sem perseguição estatal intensa. Convertidos do islamismo, porém, sofrem pressão familiar, assédio e desafios culturais, especialmente no norte, influenciados por sincretismo e radicalismo regional. A igreja evangélica cresce devagar, precisando de discipulado fiel. Ore para que o Senhor proteja convertidos, fortaleça igrejas reformadas minoritárias, promova conversões autênticas entre muçulmanos, dê ousadia aos crentes para testemunhar e expanda o evangelho puro, combatendo nominalismo.
Fontes: Joshua Project, Open Doors, Operation World, U.S. Department of State Report on International Religious Freedom

Senegal

Posts Relacionados