Boletim Informativo nº 07/2026

Versão para impressão: pdf logo

O Grande Eu Sou e Sua Missão no Mundo

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
João 3.17

O grande Eu Sou veio ao mundo com uma missão clara: salvar a humanidade. A palavra “mundo” neste texto refere-se à humanidade caída. “Para que o mundo fosse salvo por ele”. Essa salvação não vem por méritos próprios, mas “pela graça, mediante a fé” em Jesus. O texto de João 3.16 não promete salvação a todos os aprovados por obras, mas a todos os que creem em Jesus. Em Efésios 2.9 lemos que a salvação não provém “de obras, para que ninguém se glorie”. O melhor de nós não vale nada diante de Deus, pois “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo da imundícia” (Isaías 64.6, NAA). Paulo escreve aos Romanos: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum” (Romanos 7.18). Encontramos uma definição direta da missão do grande Eu Sou em Lucas 19.10: “O Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos” (NVT). Logo após a queda de Adão e Eva, Deus anunciou o plano redentor: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3.15). O pecado trouxe maldição à terra (Gênesis 3.17), mas Deus providenciou a solução: a cabeça da serpente será esmagada. E lemos em Romanos 16.20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás”. Gênesis 3.15 é chamado de “protoevangelho”, a primeira profecia sobre a vinda do Senhor Jesus. Em termos de salvação, Deus não elaborou um plano “B”: fora da missão do grande Eu Sou, não há salvação para nenhum pecador. Em um contexto em que Pedro estava cheio do Espírito Santo, ele proclamou: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12). Salvação, meus amigos? Somente em Jesus!

Com amor,
Reverendo José Loures Rosa

Nossa Agenda
Escola Bíblica

Às 9h00 Escola Bíblica com aula ministrada pelo pastor Marthon Mendes e o tema será O Pai Nosso: a paternidade de Deus.

Atualização da Escola Dominical

Devido à grande discrepância entre o número de matriculados e a frequência real da Escola Dominical, a superintendência está promovendo uma atualização das matrículas. Preencha o cartão de matrícula que recebeu, caso você deseje. Embora nosso desejo seja que todos os membros sejam matriculados e alunos assíduos da Escola Dominical, compreendemos que, se você entender que é melhor ficar apenas como “visitante”, não se sinta constrangido.

Culto Dominical

Às 18h30 Culto Solene ao Senhor, com adoração, dedicação pessoal e edificação à luz das Escrituras, tendo como porta-voz da mensagem o reverendo Marthon Mendes com o tema: A proeminência de Cristo no envio do Espírito Santo (Efésios 1.13-15). O liturgista será o presbítero Jan Uilles.
Prepare-se para o culto com antecedência. Ore ao Senhor pedindo para Ele falar ao seu coração por meio da leitura da Palavra, dos cânticos, das orações e da pregação. Arranje a sua agenda, prepare-se para sair de casa com antecedência e tempo suficiente para chegar na igreja com pelo menos 10 minutos de antecedência, cumprimente seus irmãos e acomode-se com uma oração de dedicação antes de começar o culto. Seja exemplo para sua família pela pontualidade.

Terça-feira – Oração

Orai sem cessar. Todos os crentes estão convocados para meia hora de oração das 19h30 às 20h00 nas terças-feiras, em uma reunião privada, que não é transmitida nem gravada. Venha orar por: misericórdia do Senhor pela nossa nação, freando a iniquidade e punindo as injustiças; sabedoria e vigor para as lideranças da igreja; irmãos, amigos e familiares que estão enfrentando problemas ou estão fracos na fé; liderança da igreja, pastor, presbíteros, diáconos, sociedades, departamentos, famílias; enfermos para que Deus os cure e pelos seus familiares para que Deus lhes sustente durante o período de tratamento: irmãs Sueli, Maria Lúcia, Áurea, Irany, Ylanna Kellyen (sobrinha do pastor, gravidez de altíssimo risco) e os irmãos Miguel, Alaor e presbítero Nivaldo. Em nossas reuniões também oramos por direção de Deus para nossos projetos pessoais e da igreja.
Se você tem algum pedido de oração, pode mandar via WhatsApp para o número (61) 99107-8708 ou preencher o cartão que se encontra na mesinha na entrada da igreja. Mesmo que você não possa comparecer, oraremos por você e pelo seu pedido.
Só meia hora de oração. E é pouco! Tem sido tão abençoador que meia hora está começando a ser insuficiente.

Terça-feira – Estudo Bíblico

Nesta terça-feira retornaremos ao tema do nosso estudo bíblico: a pergunta 43 do Breve Catecismo de Westminster – O prefácio dos Dez Mandamentos, com transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube. Não seja acomodado, nem se limite a ser um conhecedor superficial. Vamos nos aprofundar em temas como “O que significa a exclusividade do culto ao Senhor?”, ou “Podemos usar desenhos para ensinar a Palavra de Deus”, entre outras. Assista, faça sua inscrição no canal e divulgue para conseguirmos pelo menos mais uma inscrição e atingirmos mais uma família com o ensino da Palavra de Deus.

Reunião nos Lares

A partir das 20h00, sempre que houver disponibilidade de residência, a igreja se reúne nas casas dos irmãos, seguindo o exemplo da igreja primitiva (Atos dos Apóstolos 2.46; 10.22; 16.15; 16.34) para Edificação, Comunhão e Oração. A reunião será realizada na 2ª e 4ª sextas-feiras de cada mês. Aguardamos a disponibilidade dos irmãos para nos receber em sua casa. Confirmado: dia 27 será na residência dos irmãos Dênis e Shirley.

Dízimos e Ofertas

Em Deuteronômio 14.22-25 a Bíblia ensina que o dízimo é uma demonstração de gratidão pelas bênçãos que Deus deu e uma prova de fidelidade por devolver o que é devido ao Senhor. Para ajudar na contabilização dos recursos por parte da tesouraria, ao entregar seus dízimos e ofertas via PIX ou transferência bancária, especifique o que é dízimo e o que é oferta utilizando o CNPJ da igreja 00.574.079/0001-64. Para ofertas especiais, como doações para novos projetos da igreja, faça seu depósito no Banco Santander, agência 3328, Conta Corrente 13000174-8. Quando você identifica sua transferência, você ajuda o presbítero Jan, nosso tesoureiro, a fazer o relatório financeiro da igreja.

Doações

Você pode doar a qualquer tempo, mas a Junta Diaconal orienta os irmãos que fazem doações para as cestas básicas a trazerem sua oferta até o dia 15 de cada mês. As doações podem ser entregues aos diáconos de plantão ou deixadas no local indicado. Se você quiser participar da bênção de contribuir, fale com um dos nossos diáconos. Você também pode procurar a Junta Diaconal e fazer a doação em dinheiro para que eles adquiram os produtos necessários.

Projetos

Você ainda pode participar dos projetos com suas doações. Para saber como, procure o presbítero Jan Uilles ou o presbítero Leone Braga. Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria!

Um Novo Clima na Igreja

Graças a Deus conseguimos instalar os climatizadores para nosso maior conforto. Quer colaborar com esta bênção ou com novos projetos, como melhoria da projeção de cânticos e vídeos, ou melhoria do som da igreja? Participe com suas ofertas e doações específicas. Para saber como fazer isso procure o presbítero Jan Uilles (tesoureiro) ou o reverendo Marthon e os presbíteros Jorge Marques e Leone Braga (Ministério de Administração e Finanças). Sua participação e contribuição é muito importante. Lembre-se do que ensina a Palavra de Deus: cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não por tristeza ou necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria!

Catecismo Maior de Westminster

  1. Quais são os deveres requeridos na quarta tábua da lei? Os deveres requeridos na quarta tábua da lei são: os deveres que devemos a Deus no uso do dia do Senhor; o uso santo e religioso do tempo, das ordenanças e dos meios de graça. Êxodo 20.8-11; Levítico 19.30; Deuteronômio 5.12-15; Isaías 58.13-14; Ezequiel 20.12; Marcos 2.27-28; Apocalipse 1.10.

Novos Membros

Se você desejar fazer da nossa igreja a sua igreja, com todos os privilégios que os membros possuem, você será muito bem-vindo. Torne-se membro de nossa igreja. Para saber mais, fale com um dos presbíteros ou com o pastor. A classe de Discipulado (para aqueles irmãos que estão chegando de igrejas não presbiterianas) e Catecumenato (para aqueles que ainda não foram batizados e professaram publicamente a sua fé) destinada aos candidatos a novos membros, no mesmo horário da Escola Bíblica e tem funcionamento contínuo, ou seja – você pode começar de qualquer lição. Professores: presbítero Jorge Marques e Thiago Marques.

Colégio Presbiteriano Simonton

Você já fez a matrícula de seu filho, sobrinho ou neto no Simonton? Ainda dá tempo! Se você tem algum conhecido que tenha criança em idade de estudar no Simonton, divulgue nossa escola. O Colégio já está aos cuidados de novo parceiro administrativo.

Escala da Junta Diaconal

  • 15/02 Domingo: Manoel e Raphael
  • 17/02 Terça: Manoel
  • 19/02 Quinta: Raphael

Escala da Escola Dominical

Dia 15/02

  • Berçário: Ester
  • Primeiros Passos: Mayla
  • Firmando os Passos: Júlia
  • MQV Kids: Verônica e Sandra
  • MQV Júnior: Fran
  • Adolescentes: Leone
  • Catecúmenos: Tiago
  • Jovens e Adultos: Reverendo Marthon
  • Superintendente: Sueli

Dia 22/02

  • Berçário: Mariana
  • Primeiros Passos: Mayla
  • Firmando os Passos: Patrícia
  • MQV Kids: Verônica e Claudia
  • MQV Júnior: Roberto
  • Adolescentes: Franci
  • Catecúmenos: Jorge
  • Jovens: presbítero Carlos Moreschi
  • Adultos: Reverendo Marthon
  • Superintendente: Rebeca

Liturgia do Culto Noturno
Presbítero Jan Uilles

  • Leitura bíblica
  • Oração de invocação
  • Leitura bíblica
  • Louvor
  • Leitura bíblica
  • Oração de contrição (confissão de pecados)
  • Louvor
  • Leitura bíblica
  • Oração intercessória – pastorais
  • Oportunidade para o Grupo de Louvor e recolhimento de dízimos e ofertas
  • Oração de gratidão pelos dízimos, ofertas e crianças
  • Pregação: Reverendo Marthon Mendes
  • Louvor
  • Oração final e bênção apostólica
  • Póslúdio e avisos

Visitantes

Sua presença em nossa igreja é motivo de grande alegria, e desejamos que assim como fomos abençoados com sua visita, sua presença em nosso meio tenha sido uma alegre colheita de bênçãos espirituais. Desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que o Senhor te abençoe ricamente. Queremos retribuir sua visita assim que possível. Aguardamos apenas que você informe quando for possível e teremos prazer em visitar você e sua família.

Aniversariantes (15/02 a 21/02)

18/02 João Nunes Marques

Faltou o seu nome? Se você é membro da igreja e deseja que nos alegremos com você, por gentileza, atualize seu cadastro.

País de Oração da Semana: Singapura

Singapura, uma cidade-Estado no Sudeste Asiático com cerca de 5,9 milhões de habitantes, tem uma população diversificada: cerca de 33% budistas, 18% sem religião, 14% cristãos (incluindo evangélicos em torno de 7-8%), 14% muçulmanos, entre outros. Há liberdade religiosa plena, sem perseguição sistemática, e o país não figura na Lista Mundial de Vigilância da Portas Abertas. No entanto, a igreja evangélica reformada é pequena, enfrentando desafios como secularismo intenso, materialismo, pressão por conformidade social e necessidade de maior engajamento com jovens e imigrantes. Ore para que o Senhor fortaleça os crentes reformados, promova discipulado profundo e fiel à sã doutrina, conceda ousadia para evangelismo contextualizado e levante líderes comprometidos com a Palavra em meio a uma sociedade próspera mas espiritualmente desafiadora.
Fontes: Portas Abertas, Operation World, Joshua Project

Singapura

Posts Relacionados