O Ensino da Palavra de Deus

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:19-20

A tarefa de ensinar é difícil em si mesma. E, para complicar, tem alunos difíceis de aprender. Surge então a forte tentação de ignorá-los. Mas quem ensina a Palavra de Deus sabe que isso jamais poderá ser feito, pois excluí-los seria o mesmo que deixá-los à mercê do assassino e pai da mentira. Qual deve ser então a atitude do ensinador da Palavra diante dos alunos difíceis de aprender? Em primeiro lugar, lembrar sempre que o Mestre dos mestres nos promete: “E eis que estou convosco todos os dias”, e pedir o infalível auxílio dEle. O auxílio dEle não quer dizer necessariamente que a tarefa se tornará mais fácil, mas o ensinador receberá a graça necessária para não desistir nunca, e essa perseverança garantirá o sucesso no ensino. Em segundo lugar, seguir a orientação da própria Palavra que diz: “o que ensina esmere-se no fazê-lo” (Romanos 12:7). E esmerar-se significa buscar constantemente o aperfeiçoamento dos modos usados no ensino, isto é, esforçar-se para ensinar com a maior perfeição possível. Esmeremo-nos! Em terceiro lugar, o ensinador da Palavra deve ser apto para dizer com toda fidelidade, a todo o corpo discente: “O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:9, NAA). Que o Espírito Santo nos qualifique ao ensino de “todas as coisas que” o Mestre dos mestres nos tem ordenado, ou seja, ensinar ao povo, “todas as palavras desta Vida” (Atos 5:20), lembrando sempre que aquilo que o Senhor Jesus Cristo nos tem ordenado, ou as palavras dEle, “são espírito e são vida” (João 6:63). Que o Espirito Santo nos ajude!

Deste seu companheiro de jugo – pastor José Loures.

Posts Relacionados