Boletim Informativo Nº 01/2006

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de janeiro de 2006

Aproveitai As Oportunidades – É Ano Novo
“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.” Colosenses 4:5.

Esta pastoral tem o objetivo de nos deixar prontos para enfrentar os desafios dos 365 dias do ano que se inicia hoje. Tem também o objetivo de fazer ver as oportunidades da pregação consistente, amorosa e fiel do evangelho, independentemente das circunstâncias. Há características que precisam ser desenvolvidas para que se possam aproveitar as oportunidades neste novo ano. Para que todo crente seja um mordomo fiel que anuncia o evangelho à sua época, com intrepidez é necessário saber aproveitar as oportunidades. Muitos crentes têm o desejo de pregar o evangelho com consistência e perseverança, mas são inibidos pelas condições gerais que os cercam – o egocentrismo e a indiferença. Isso gera frustração, quebra de entusiasmo e nos torna infrutíferos. Essa pastoral é importante porque visa exortar-nos a enfrentar os desafios do ano novo e a pregar o evangelho em todo o tempo, vencendo as barreiras do egoísmo e da indiferença. Precisamos aproveitar as oportunidades nesse ano de 2006. Existem duas maneiras apresentadas por Paulo aos crentes de Colossos, conforme Colosenses 4:2-6, nas quais os crentes podem pensar “nas coisas lá do alto” (Colosenses 3.2) são a oração (Efésios 6:18-20) e falar da sua fé sábia e persuasivamente aos de fora, a fim de que estes possam ser trazidos à plenitude de vida em Cristo. Não se pode perder as oportunidades de anunciar o evangelho de Cristo nesse ano que se inicia hoje. Aproveitai as oportunidades. Cada momento é um dom precioso a ser explorado e capitalizado. Quais são as maiores dificuldades para a pregação do evangelho hoje? Essas dificuldades não estão nas circunstâncias em si, mas nos fatores que estão por detrás de toda a dureza de coração. Precisamos achar o cerne das dificuldades. Os exemplos históricos mostram que sempre houve dificuldades; contudo as dificuldades se originam de fatores interiores, que os homens desenvolvem como fruto do pecado. Vamos apontar aqui três aspectos que se aplicam aos seres humanos de todos os tempos como dificuldades para que as oportunidades sejam aproveitadas:
1. O ser humano é demasiadamente apegado ao eu. Não podemos nos esquecer do nosso amor ao próximo e a Deus. Sem amor ao próximo e a Deus nos tornamos muito egoístas. A palavra “philautoi” descreve os amantes de si mesmos. Esse é um ponto chave a ser combatido no ano que se inicia para que se aproveitem as oportunidades.
2. O ser humano está naturalmente indisposto para buscar a Deus. Paulo diz a Timóteo que “haverá tempo em que” as pessoas “se recusarão a dar ouvidos à verdade.” (II Timóteo 4:4). O egoísmo é uma reação natural da mente distanciada de Deus. Isso nos desafia a aproveitar as oportunidades no decorrer do  ano.
3. O ser humano prefere uma verdade segundo os seus pensamentos. Por preferirem uma verdade de acordo com sua mente corrompida, as pessoas procuram seus mestres.

Aniversariantes

. Dia 3:
Leni Nunes, telefone 3351 0005.
. Dia 3: Marlene da Silva, telefone 3352 4992.
. Dia 4: Michelle Feliciano.
. Dia 5: Marli da Consolação Chemp, telefone 3563 2270.
Parabéns, que Deus os abençoe por mais um ano de vida.

Escala Para Reuniões De Oração De Janeiro

As reuniões do mês de janeiro de 2006 estarão sob a responsabilidade da SAF.

Escala De Liturgos: Janeiro

. Dia 2:
Nivaldo.
. Dia 9: Dênis.
. Dia 16: Baptista.
. Dia 23: Roberto Rachid.
. Dia 30: Edenir.

Escala De Diáconos: Janeiro

. Dia 2:
Hibsen e Mauro.
. Dia 8: Igor e Hellam.

Escala De Recepção De Visitantes: Janeiro

. Dia 2:
Izaías e Vera.
. Dia 9: Roberto e Claudia.
. Dia 16: Lo-Ruamma e Lucia.
. Dia 23: Roberto e Claudia.
. Dia 30: Hibsen e Maressa.

Serviços

.
O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
. O irmão Izaías Miranda está vendendo mel de abelha, sob autorização do nosso irmão apicultor David Mendes. Contato exclusivamente aqui na 3ª IPT.
. As nossas irmãs Gracielle e Paula estão fabricando e vendendo bombons. Telefones para contato: 3032 6682 e 3354 5834.

Grupos Pequenos

Os grupos não se reunirão nas próximas semanas.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 3352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 8h às 10h50; quarta-feira das 8h às 10h; e quintas e sextas-feiras das 8h às 10 e das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A SAF e a Junta Diaconal lembram aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

NaUPA

De 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2006, no SESC Guarapari, ES. Maiores informações cartaz afixado no mural.

Ele Enxergou A Vida

A época em que o profeta Jeremias viveu era dominada pela idolatria, falsidade, iniqüidade e a desonra. Será que alguma coisa mudou, perguntamos hoje, desde aquela época? Quando Jeremias enxergou o futuro pelos olhos da profecia, viu um “renovo”, um broto de esperança nascendo de uma árvore tombada. Tal esperança se solidificou no coração do povo, através dos anos, na figura do Messias. Ele traria de volta a liberdade, a paz e a justiça. Justiça, retidão, honestidade – como ansiamos por essas coisas! Sofremos injustiças em pequenas coisas, vemos atitudes desonestas, praticadas por gente sem caráter e de egoísmo extremo. Sofremos injustiças brutais que devastam nossa vida e nos atiram num poço de amargura e desespero. É preciso olhar para frente e prosseguir na jornada. Reacender a esperança, quando alastram-se a corrupção e a violência, pois aquele que nasce em Belém promete saciar nossa fome e sede de justiça. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus 5:6). Ele não descansará enquanto sua redenção não se completar, até que haja, “novos céus e nova terra, onde habita a justiça.” (II Pedro 3:13). Pense: onde a justiça prevalece, a vontade de Deus é feita e seu nome honrado.

Shalom

Shalom deve ser a palavra hebraica mais conhecida no mundo todo. Significa “paz”! O Messias prometido seria “Príncipe da Paz”. Traria Shalom de Deus ao mundo e aos corações das pessoas. O Shalom que procuramos não é apenas a ausência de hostilidade entre as pessoas e entre as nações: o Shalom que precisamos trata-se do relacionamento entre nós e Deus, o qual leva à integridade no relacionamento com os outros, a começar pela nossa casa. Jesus, ao dizer aos seus discípulos que se ausentaria deles, deixou-os perturbados, mas acrescentou: “Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou.” (João 14:27). Ele estava falando do resultado do seu trabalho de salvação, um trabalho que teve início em Belém da Judéia. A paz de Jesus Cristo muda nossos corações e os temores reais ou imaginários perdem seu poder sobre nos. Mas a paz de Jesus não vem sem ajoelharmos diante da cruz e cremos que ele ressuscitou. Vamos celebrar essa paz hoje como o povo de Deus, relembrando que ele nasceu entre nós, mas ressuscitou e nos dá vida plena. Essa convicção transformará nossa celebração do natal em algo significativo para nós e nossa família. Pense: quem tem a paz de Cristo tem a paz consigo mesmo e paz com seu próximo.

Chegamos A Belém

O Natal é mais um dia para celebrar a fidelidade de Deus. Celebramos o nascimento de Jesus em Belém, como José e Maria, que estavam longe de casa. Deus cumpriu sua promessa. Ele esperou até como diz a Escritura, a “plenitude dos tempos”. Agora, Deus intervém na história, visitando a terra numa pequena cidade. Na chegada a Belém, não vemos qualquer cartaz dizendo: “É menino!”. Nenhum enfeite especial num quarto de maternidade. Nem buquês de flores e cartões especiais. É um momento silencioso na Judéia. Sem lugar para eles na hospedaria, vão para um abrigo de animais. O trono do Rei é feito de madeira, a sala do trono cheira a esterco, enquanto a jovem mãe atende, como pode, as necessidades de seu recém nascido. Podemos esperar qualquer coisa mais humilde do que vemos em Belém? A resposta vem anos mais tarde, quando vemos seu corpo surrado em uma cruz de madeira, chorando como qualquer homem, sofrendo como qualquer homem, sofrendo a dor e o desespero de morrer.

Posse Do Pastor

Dia 29 de janeiro, no culto solene, teremos a presença dos representantes do PR-DF, para posse e investidura do reverendo Geomário Moreira Carneiro no pastorado efetivo da 3ª IPT, para o período de janeiro de 2006 a dezembro de 2008.

Ordenação

Dia 5 de fevereiro, aqui no templo da 3ª IPT, teremos a ordenação ao sagrado ministério do linceciado José Sousa de Oliveira. Horário 18h30, no culto solene.

Férias Pastorais

O reverendo Geomário estará de férias no período de 1º a 22 de janeiro.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Iraque
Iraque

Posts Relacionados