Boletim Informativo Nº 01/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 7 de janeiro de 2007

“(…) Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.”
Filipenses 4:11b.

“A vida é feita de momentos de intensa alegria e felicidade, perdão, bênção, libertação, aceitação… A vida é feita também de momentos sombrios, tristes, de profunda solidão e dor. A vida é feita de transformação, confissão, frustração, tentação, depressão. A vida é assim. Neste mundo vivemos um tempo provisório: há uma constante tensão entre a vontade de Deus que gostaríamos que fosse feita na terra e a vontade do homem, do egoísmo, do mal que prevalece em alguns níveis, atinge nossas famílias e nosso coração. Quem pode crer e esperar no amor e na graça de Cristo Jesus enfrenta a vida com coragem, perseverança e fé. A fé produz continua esperança, e quem tem esperança pode enfrentar a vida sem medo.”
Celsino Gama
As palavras acima expressam bem e com muita clareza a realidade da vida como ela é. Independentemente do credo, da raça ou da ideologia, vez ou outra somos surpreendidos pela dor, pelo medo, pela insegurança e por outros sentimentos mais, como ansiedade, quando temos que tomar uma decisão que até então nunca imaginávamos que teríamos que tomar. A vida está cheia de situações como estas e outras mais! A vida é mesmo assim! Bem disse o nosso Senhor Jesus Cristo: “no mundo passais por aflição, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo”. O povo de Deus, ainda que comprado e remido pelo sangue do Cordeiro que tira o pecado do mundo, precisa lembrar que esta condição por mais abençoadora que seja não o coloca imune e nem o faz blindado contra o sofrimento comum do estado caído que se encontra o homem, bem como, toda a natureza. Entretanto, e graças a Deus, apesar da dor e de todos os maus derivados da natureza caída, aquele que foi gerado pelo Espírito Santo de Deus sabe que nunca está só, e que por pior que seja a sua situação, Deus está no controle dela, acima dela, e é incomparavelmente maior em todo sentido do que tudo que pensamos, passamos, imaginamos ou sentimos. A certeza desta verdade não só nos dá segurança, como também contentamento em toda e qualquer situação. Quando lemos a expressão paulina “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”, somos desafiados a compreender de fato e de verdade o que o apóstolo, inspirado, estava comunicando aos seus leitores, e o que Deus está comunicando a nós hoje. O primeiro aspecto notável do texto é:
1 Viver contente é resultado da aprendizagem e não dos acontecimentos!
Ao ler esse texto, um outro, que está intrinsecamente ligado a esse, salta aos nossos olhos, I Tessalonicenses 5:18 “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Aqui, acredito eu, está o fundamento paulino de viver contente em toda e qualquer situação, gratidão incondicional. Já imaginou quantas situações diferentes você viveu em 2006, e quantas viverá em 2007? Esteve e estará preparado para cada uma delas? O verdadeiro cristão recebe de Deus a capacitação de ser contente e não de estar contente, como acontece com os incrédulos em determinados momentos de sua existência. O grande diferencial entre o cristão e o incrédulo, nesse aspecto, está exatamente no ter e no ser. O cristão é contente independentemente do que lhe possa acontecer. Já o incrédulo fica contente ou descontente de acordo com os acontecimentos que o cercam. Houve ocasiões em que o apóstolo Paulo teve necessidades materiais e foi socorrido, como aconteceu por parte da própria igreja de Filipos, “e sabeis também vós, ó filipenses, que no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros.” Filipenses 3:15. Mas também houve ocasiões em que tendo as mesmas necessidades passou por privações como vemos em I Coríntios 4:11-13: “Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez, e somos esbofeteados, e não temos morada certa…”. Diante desse dois fatos explícitos, percebemos que a satisfação ou o contentamento do apóstolo Paulo não era como para muitos hoje parece ser, resultado dos acontecimentos. Quando as coisas acontecem como previsto, contentamento, quando não, descontentamento. Como servos de Cristo devemos estar convictos que nesse mundo estamos sujeitos as mais diferentes situações, existem aquelas que nos são favoráveis, ou contrárias, ou surpreendentes, ou decepcionantes, etc. Cientes desta realidade é que nos tornamos maduros a tal ponto de não nos deixarmos levar pelas situações ou circunstâncias, mas sim enxergarmos o nosso Deus acima de tudo e de todos! E lembre-se: satisfação ou contentamento, na vida cristã, não é resultado de acontecimentos, mas de aprendizagem. Se você não é uma pessoa satisfeita, contente com o que tem, com o que é, aprenda a ser! O segundo aspecto considerável é:
2 Como aprender a ser contente sempre?
O apóstolo Paulo diz que aprendeu a viver contente, mas não diz como, simplesmente diz que aprendeu. Como expositores da palavra não devemos responder aquilo que a Bíblia não responde. Entretanto, nesse particular, acredito que a hermenêutica, que é a arte de interpretar, pode nos ajudar sim a encontrar uma resposta para a pergunta acima. Em Gálatas 1:11 e 12 lemos: “Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.” Diante dessa confissão do apóstolo Paulo, podemos deduzir que o contentamento que aprendeu a ter, foi-lhe proporcionado pelas revelações que teve do próprio Jesus, mediante o Espírito Santo de Deus, Espírito Santo esse que habita em nós e por meio de nós, e produz cousa grandiosas e maravilhosas como o seu fruto, Gálatas 5:22 e 23. Finalmente digo, se por qualquer razão, ou situação, a insatisfação ou o descontentamento quiserem se alojar, ou já se alojaram em sua vida, quiserem torná-lo, ou já o tornaram ansioso, quiserem deprimi-lo, ou já o deprimiram, lembre-se, em Cristo Jesus, todas essas situações têm fim. Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação!!!!!!!!!
Reverendo Eliezer Tenório Lima, pastor auxiliar da 3ª IPT.

Aniversariantes

Dia 9
Florinda Catarina Teixeira, telefone 3353 3045.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

SAF

Quem estiver interessado em participar do evangelismo nas quintas-feiras, procurar a presidente da SAF. SAF: você sabe o que é? Participe. Veja no mural 10 motivos para ser sócia da SAF. Faça a assinatura da SAF em Revista e seja abençoada com artigos bíblicos e lições da vida prática.

Notícias Missionárias

A irmã Élbia Valéria virá para o Brasil em janeiro a fim de cuidar de sua saúde e descansar um pouco e no tempo oportuno estará voltando para o seu campo missionário para um período de mais dois anos. Ela pede, então, as orações da igreja para o suprimento das passagens, pela viagem, pelos 15 dias que passará na Europa, aproveitando que é caminho e terá que fazer escala ali onde ficará a fim de visitar a igreja que a acolheu quando morou lá, que estes dias sejam bem frutíferos e para que o tempo no Brasil seja de bênçãos. Com seus agradecimentos abraça a toda a igreja.

Bíblias com Hinário

Comunicamos à igreja que temos na secretaria Bíblias com hinário na cor vinho, e o valor é apenas de R$ 19,00. Quem estiver interesse falar com a secretária.

Aviso

Os utensílios do salão não serão emprestados por determinação do Conselho.

Assembléia da Igreja

A assembléia da igreja será realizada em 4 de março. Os irmãos devem, desde já, estar se preparando.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas do Mês

Reunião de Oração
As reuniões do mês de janeiro estão sob responsabilidade da SAF.
Dia 5 Izabel
Dia 12 Áurea
Dia 19 Angela
Dia 26 Marli Rachid

Liturgos Prebíteros responsáveis pela direção do culto solene no mês de janeiro.
Dia 7 Dênis
Dia 14 Eucir Baptista
Dia 21 Roberto Rachid
Dia 28 Edenir

Diáconos Responsáveis pelo serviço diaconal nos cultos no mês de janeiro.
Dia 7 Hibsen Maurício
Dia 14 Mauro e Hellan
Dia 21 Paulo e Hibsen
Dia 28 Hellan e Mauro

Serviços

Vidraçaria
Ouro Branco O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
Cestas de Café da Manhã A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8122 5912.
Cópias de fita em DVD O irmão Vinícius informa que está executando serviços de cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Não deixe os momentos importantes de sua vida se perderem, procure-o já! Valor: R$ 15,00 por fita. Telefones 3356 2595 e 9611 0725.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar ez uma 3ª cirurgia e continua internado.Está em recuperação e, embora seu estado seja melhor, está bastante debilitado e emocionalmente frágil. Seus familiares estão planejando trazê-lo para Brasília, a fim de continuar seu tratamento no Hospital Sara Kubitsheck. Ele agradece as orações e o amor da igreja dispensados a ele, principalmente enquanto esteve aqui.
Autoridades de nosso país Segundo o texto de I Timóteo 2:1-3, devemos orar por todas as autoridades do nosso país, pois cada uma delas é instituída por Deus conforme Romanos 13:1. Portanto oremos pelos poderes: 1 Executivo – presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; 2 Legislativo – Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras dos Vereadores; 3 Judiciário – desembargadores, juízes, STF, Ministério da Justiça e todos os serventuários da Justiça; 4 Forças Armadas – polícia federal, civil e militar de todos os estados; 5 Pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; 6 Para que os Governantes se unam e cuidem da Saúde, Educação e Segurança; 7 Para que os juros caiam pela metade e haja mais empregos e crescimento no país.
Israel País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana.

Israel

Posts Relacionados