Boletim Informativo Nº 01/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 6 de janeiro de 2008

Sola Scriptura
“Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado.” Salmo 119:96.

De todos os valores que guiam as igrejas protestantes, nenhum é tão fundamental quanto o Sola Scriptura (Somente a Escritura). Este valor afirma que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, estando acima de qualquer outra autoridade. A Bíblia está acima dos pastores e concílios, da tradição e do ensino de qualquer igreja. Mas isso também significa que a Bíblia está acima de nossas opiniões e educação, e que ela tem uma autoridade maior do que a de nossas consciências. E por que os protestantes dão tanto valor à Bíblia, a ponto de colocá-la até mesmo acima de suas consciências? Há várias razões, mas eu gostaria de destacar apenas duas: a origem da Bíblia e a sua perfeição. Nós, protestantes, cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Ou seja, ela não é um livro comum, que traz o registro da opinião de homens sábios. Cremos que a Bíblia é o livro de Deus, onde Ele se revela aos homens e manifesta a Sua vontade. Em 2 Timóteo 3:16, o apóstolo Paulo nos afirma que “toda Escritura é inspirada por Deus”. Em outras palavras, a Bíblia é fruto da inspiração do Espírito Santo. Homens fiéis, como Moisés ou Paulo, receberam a inspiração do Espírito Santo e foram usados por Deus para que hoje tenhamos em nossas mãos a revelação escrita de Seu querer e vontade. Mas os protestantes também crêem na perfeição da Bíblia. O salmista afirmou que toda perfeição tinha um limite, mas não havia limites para a perfeição dos mandamentos de Deus. Isso significa, entre outras coisas, que a Bíblia é perfeita em suas afirmações sobre Deus, a religião, a salvação da alma e a forma como nós devemos viver. Significa também que a Bíblia não erra em suas afirmações históricas e científicas. No entanto, o princípio do Sola Scriptura vem sendo atacado, inclusive por vários “evangélicos”. Muitos questionam se a Bíblia é, de fato, Palavra de Deus. Preferem enxergar a Bíblia como um retalho de palavras humanas e divinas, uma mistura de erro e perfeição. Alguns versículos são considerados divinos, ao passo que outros são ignorados e deixados de lado. Já outros atacam a perfeição da Bíblia, colocando em dúvida os seus ensinos e procurando “desmascará-la”, como se ela fosse um livro da Carochinha, ao invés de ser a Palavra de Deus. Nesta primeira pastoral de 2008, fica registrado um dos desafios mais importantes que nós temos para esse ano: resgatar, defender e aplicar o Sola Scriptura em nossa vida e dentro de nossa igreja.

Aniversariantes

Dia 5 Marli da Consolação Santana Chemp, telefone 3563 2270.
Dia 9 Florinda Catarina Teixeira, telefone 3353 3045.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Mocidade Presbiteriana

Nos dias 21 a 26 de janeiro de 2008, em Recife, PE, estará acontecendo o Encontro Nacional da Mocidade Presbiteriana, com o tema: “Identidade e Compromisso com Cristo”. O local do evento será no Acampamento Palavra da Vida, que possui arena de paint-ball, paredão de squash, campo de futebol e muito mais. Inscrições pelo site www.ump.org.br. Participe!

Resoluções do Conselho

– O conselho toma conhecimento e autoriza férias do pastor titular no período de 1o de janeiro de 2008 a 20 de janeiro de 2008. Após a ordenação do Licenciado Helder esse deverá assumir os atos pastorais no período de férias do reverendo Geomário.
– Toma conhecimento da carta de realizações e perspectivas da missionária Élbia Valéria.
– Toma conhecimento da proposta do acampamento nos dias 19 a 21 de abril de 2008, enviada pelo licenciado Helder, e autoriza a realização.

Informativo da EBD

Imperdível! No dia 6 de janeiro de 2008, em classe única, estaremos esclarecendo nossas duvidas e aprendendo mais sobre a inerrância da Bíblia. Convide seus familiares e amigos.

Curso

A APEC abre as inscrições para o curso anual de professores evangelistas de crianças. O curso é ministrado nas terças e quintas-feiras ou quartas e sextas-feiras. O início das aulas está marcado para março. Maiores informações pelos telefones 3561 0730 e 3226 5485.

Vem Aí o Retiro da Igreja!!!

Programe-se! Nos dias 18 a 21 de abril, estaremos realizando o nosso retiro espiritual. Lá, estaremos refletindo sobre a tarefa da evangelização, porque ela é importante e como devemos fazê-la. O nosso retiro vai ser no Acampamento Dorcas e é para toda a igreja, não somente para os jovens e adolescentes. As inscrições podem ser parceladas. Serão R$ 70,00 para quem pagar a primeira parcela até o dia 18 de março, e R$ 80,00 para quem pagar a inscrição no mês de abril. Informações com o reverendo Helder.

Aviso

Temos agendas presbiterianas de 2008 na secretaria da igreja. Adquira já a sua!

País de oração: Rep. Dem. do Congo

Localização África
Capital Kinshasa
Extensão territorial 2.344.858 Km2
Idioma Francês
População total 57.549.000 habitantes
PIB 6.395 milhões de US$
Moeda Franco Congolês

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados