Boletim Informativo Nº 02/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 14 de janeiro de 2007

Não Ameis o Mundo
“Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” I João 2:15-17

Iniciamos esta reflexão definindo a palavra “mundo” (kosmos) que significa:
1 Sistema do mundo;
2 A sociedade organizada em rebelião contra Deus.
Então João está dizendo aos crentes:
1 Não ameis o sistema do mundo;
2 Não ameis a sociedade organizada contra Deus.
A epístola de I João foi escrita num tempo em que a falsa doutrina, como o gnosticismo, havia surgido e até levado alguns a se afastar da igreja como se vê em I João 2:9. Esta doutrina dizia que o espírito era bom, mas a matéria era má; e que só através do conhecimento (gnosis) o espírito poderia se libertar da matéria se levantando para Deus. A união desta doutrina em alguns lugares ao cristianismo trouxe conseqüência seriíssima. Pois seus defensores negavam a possibilidade de uma real encarnação de Cristo, pois sendo Deus bom não lhe era possível que viesse a entrar em contacto com a matéria que era má; e isto por sua vez afastava a possibilidade da expiação, pois o filho de Deus não poderia ter sofrido na cruz. É preciso estar ciente que a epístola foi destinada ao povo de Deus e não aos incrédulos, e que portanto as advertências e exortações nela contidas são todas plenamente aplicáveis a vida de todo cristão em todas as épocas e em todos os lugares. Falaremos em três momentos sobre o triângulo do mal. A primeira  ponta deste triângulo chama-se concupiscência (desejo) da carne, versívulo 16. Por mais consagrado e vigilante que você seja, e por mais que vigie a si próprio e deteste o pecado, ainda assim, ele exerce e exercerá durante toda a sua existência neste mundo, uma influência muito grande sobre a sua vida. Reconheço que a verdade acima é assustadora e que seria bem melhor se fosse outra, mas infelizmente a realidade é que enquanto estivermos neste mundo e com este corpo e no estado caído que ainda nos encontramos, surpreenderemos a nós mesmos em pecado. Portanto, apesar do pecado ser detestado por todos nós e de ser este o nosso dever cristão, é correto concluir que não temos condições de não pecar. Entretanto, em I João 3:9 lemos que aquele que foi alcançado pela graça salvadora de Deus não vive na prática do pecado. É preciso entender nesse particular que o cristão, apesar de não viver na prática do pecado, não possui imunidade contra o mesmo, o qual segundo Hebreus 12:1 “(…) tenazmente nos assedia (…)” e versívulo 4 “(…) precisa ser resistido até o sangue (…)”. Não é exagero dizer que todos os dias o mundo dita o que vestir, o que buscar, como viver, onde estar e etc, entretanto, o cristão precisa estar convicto que seu alvo é agradar a Deus, e isto ele faz pensando e buscando as cousas do alto (Colossenses 3:1 e 2). Desejo da carne engloba não só as obras da carne descritas pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5:19-21, como também as práticas mundanas dos nossos dias que em alguns casos discretamente e em outros atrevidamente as vezes adentram em nosso lares e igrejas causando prejuízos e desvirtuamento comportamental que em muito prejudicam a nossa paz e testemunho cristão. Próximo estudo: concupiscência dos olhos.
Reverendo Eliezer Tenório

Aniversariantes

Dia 15
Denis Tavares de Melo Filho, telefone 3336 1686.
Dia 20 Margarete de Sales Macedo Carneiro, telefone 3563 4597.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

SAF

Quem estiver interessado em participar do evangelismo nas quintas-feiras, procurar a presidente da SAF. SAF: você sabe o que é? Participe. Veja no mural 10 motivos para ser sócia da SAF. Faça a assinatura da SAF em Revista e seja abençoada com artigos bíblicos e lições da vida prática.

Notícias Missionárias

A irmã Élbia Valéria virá para o Brasil em janeiro a fim de cuidar de sua saúde e descansar um pouco e no tempo oportuno estará voltando para o seu campo missionário para um período de mais dois anos. Ela pede, então, as orações da igreja para o suprimento das passagens, pela viagem, pelos 15 dias que passará na Europa, aproveitando que é caminho e terá que fazer escala ali onde ficará a fim de visitar a igreja que a acolheu quando morou lá, que estes dias sejam bem frutíferos e para que o tempo no Brasil seja de bênçãos. Com seus agradecimentos abraça a toda a igreja.

Bíblias com Hinário

Comunicamos à igreja que temos na secretaria Bíblias com hinário na cor vinho, e o valor é apenas de R$ 19,00. Quem estiver interesse falar com a secretária.

Aviso

Os utensílios do salão não serão emprestados por determinação do Conselho.

Assembléia da Igreja

A assembléia da igreja será realizada em 4 de março. Os irmãos devem, desde já, estar se preparando.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas do Mês

Reunião de Oração
As reuniões do mês de janeiro estão sob responsabilidade da SAF.
Dia 5 Izabel
Dia 12 Áurea
Dia 19 Angela
Dia 26 Marli Rachid

Liturgos Prebíteros responsáveis pela direção do culto solene no mês de janeiro.
Dia 7 Dênis
Dia 14 Eucir Baptista
Dia 21 Roberto Rachid
Dia 28 Edenir

Diáconos Responsáveis pelo serviço diaconal nos cultos no mês de janeiro.
Dia 7 Hibsen Maurício
Dia 14 Mauro e Hellan
Dia 21 Paulo e Hibsen
Dia 28 Hellan e Mauro

Serviços

Vidraçaria
Ouro Branco O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8122 5912.
Cópias de fita em DVD O irmão Vinícius informa que está executando serviços de cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Não deixe os momentos importantes de sua vida se perderem, procure-o já! Valor: R$ 15,00 por fita. Telefones 3356 2595 e 9611 0725.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar ez uma 3ª cirurgia e continua internado.Está em recuperação e, embora seu estado seja melhor, está bastante debilitado e emocionalmente frágil. Seus familiares estão planejando trazê-lo para Brasília, a fim de continuar seu tratamento no Hospital Sara Kubitsheck. Ele agradece as orações e o amor da igreja dispensados a ele, principalmente enquanto esteve aqui.
Autoridades de nosso país Segundo o texto de I Timóteo 2:1-3, devemos orar por todas as autoridades do nosso país, pois cada uma delas é instituída por Deus conforme Romanos 13:1. Portanto oremos pelos poderes: 1 Executivo – presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; 2 Legislativo – Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras dos Vereadores; 3 Judiciário – desembargadores, juízes, STF, Ministério da Justiça e todos os serventuários da Justiça; 4 Forças Armadas – polícia federal, civil e militar de todos os estados; 5 Pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; 6 Para que os Governantes se unam e cuidem da Saúde, Educação e Segurança; 7 Para que os juros caiam pela metade e haja mais empregos e crescimento no país.
Israel País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana.

Israel

Posts Relacionados