Boletim Informativo Nº 05/2005

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 30 de janeiro de 2005

Jesus Avisa Pedro
“Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes, negarás que me conheces, antes que o galo cante.” Lucas 22:34.

Esta pastoral tem o objetivo de ensinar aos irmãos a rejeição que Cristo sofreu por parte de Pedro. O objetivo também é ver nessa ocasião o quanto o homem é inclinado ao pecado. Por sermos inclinados ao pecado precisamos buscar em Deus forças para vencer as tentações. Ao lermos os evangelhos, percebemos que numa única noite Jesus foi traído, abandonado, difamado e negado. Em seu caminho rumo à cruz, Jesus enfrentou todo tipo de sofrimentos. O Getsêmani já era passado, agora precisava conviver com a dura realidade de ser traído por Judas, de ver seus discípulos o abandonando, de ver os sacerdotes forjando provas contra ele e o humilhando publicamente, e de ver o discípulo Pedro o negando inescrupulosamente. A narrativa da passagem onde Jesus avisa Pedro está em Lucas 22:31-34. No verso 31, a repetição do nome Simão dá solenidade e ênfase. É uma forma de tratamento íntimo e pessoal. O pronome “vos”, que está no plural, indica que Satanás tinha pedido permissão para perturbar todos os discípulos. Note que Satanás não tem poder para agir fora da área que Deus permite. No verso 32 o pronome está no singular e indica que Jesus particulariza a pessoa de Pedro. Quando Pedro passar pela prova, ele deverá fortalecer os outros. Quanto à peneira do diabo percebemos que a ocasião é prevista e permitida por Cristo; quanto ao seu alvo, percebemos que é destruir a fé; enquanto que o de Cristo é restaurá-la. A noite dos horrores ainda não havia terminado. Faltava um golpe que Jesus precisava suportar: a negação de Pedro. A primeira vez que Pedro negou o mestre foi quando uma criada se aproximou e o acusou de ser companheiro de Jesus. Naquele momento, Pedro disse: “Não sei o que dizes” (Mateus 26:70), ou seja, “não sei do que você está falando”. A segunda vez foi quando outra criada o acusou de ser companheiro de Jesus, o nazareno. Naquele momento Pedro chegou a jurar que não conhecia Jesus (Mateus 26:72). A terceira vez foi quando outras pessoas o acusaram de ser um dos discípulos de Jesus. Mateus relata: “Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem!” (Mateus 26:74). Lucas declara que, naquele momento, Jesus se voltou para Pedro e fixou os olhos nele. O discípulo, então, se lembrou do que o Senhor o havia avisado: antes que o galo cantasse, Pedro o negaria três vezes (Lucas 22:61). Pedro saiu e chorou amargamente. Jesus advertiu Pedro a respeito daquele momento antes de ir para o jardim do Getsêmani. Mas, naquela ocasião, Pedro garantiu que estava disposto a morrer por Jesus. O discípulo mais impetuoso e solícito cometeu o ato de traição mais terrível que jamais havia imaginado. O Pedro que andou três anos com Jesus, que foi um dos preferidos do Mestre, que participou do pão e do vinho momentos antes, que foi avisado sobre aquele momento, que garantiu fidelidade, agora, diante de pouco desafio, cedeu ao pecado. Vigiemos!

Aniversariantes

. Dia 31/1:
Rafael Aragão.
. Dia 2/2: Felipe de Almeida.
. Dia 3/2: Jorge Afonso.

Escala Para Reuniões De Oração De Fevereiro

As reuniões do mês de fevereiro estão sob a responsabilidade da UCP.
. Dia 4: Thiago.
. Dia 11: Adones.
. Dia 18: Natalia Vieira.
. Dia 25: Francy.

Escala De Liturgos: Janeiro E Fevereiro

. Dia 30:
Dênis.
. Dia 6: Roberto.
. Dia 13: Baptista.
. Dia 20: Edenir.
. Dia 27: Nivaldo.

Escala De Diáconos: Janeiro E Fevereiro

. Dia 30:
Hellan e Luciano.
. Dia 6: Mauro e Igor.
. Dia 13: Hellan e Nirlan.
. Dia 20: Igor e Hibsen.
. Dia 27: Alberto e Luciano.
. Santa Ceia: Alberto e Nirlan.

Escala De Recepção De Visitantes: Janeiro E Fevereiro

. Dia 30:
Margareth e André.
. Dia 6: Luciano e Juliana.
. Dia 13: Roberto e Cláudia.
. Dia 20: Lo-Ruamma e Rosemary.
. Dia 27: Margareth e André.

Serviços

.
Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692.
. O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Michelle está vendendo exemplares do livro “Medicina Alternativa de A a Z”. Valor: 2x de R$ 29,90. Telefone: 3033 2493.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 356 2888.

Grupos Pequenos

As reuniões são realizadas às terças-feiras às 20h. O grupo Ebenezer teve a presença de 14 pessoas. A próxima reunião será na casa da irmã Maria Cornélia, na QSD 23 casa 26. O grupo Maranata teve a presença de 33 pessoas. A próxima reunião será na casa da irmã Guaraci, na QR 412 conjunto 2 casa 9, Samambaia Norte. O grupo Projeto Piloto II não se reuniu. A próxima reunião será em local a definir. O grupo Eloim voltará a se reunir depois do carnaval.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
. UPA: pedimos oração pelos trabalhos da UPA este ano, para o seu bom desempenho.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 9h30 às 12h; quarta-feira das 8h às 12h; quinta-feira de 14h às 17h e sexta-feira das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunh ão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

Centro De Treinamento De Talentos Cristãos

O Centro de Treinamento de Talentos Crist ãos iniciará em breve suas aulas. Informe-se! Participe! Valor: 4x de R$ 75,00 – 4 disciplinas. Inscreva-se na secretaria da igreja, telefone 352 7649.

Escola De Música Da 3ª IPT

Estão abertas as inscrições para a Escola de Música da 3ª IPT, no Simonton. Estamos oferecendo aulas de flauta, viol ão, teclado, bateria, contra baixo e canto. Maiores informações com a direção do Simonton.

Doação

A SAF e a Junta Diaconal lembram aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escala De Revezamento De Visitas Pastorais Na Congregação Do Areal Janeiro de 2005:

. Dia 30:
reverendo Willian.

Escala De Revezamento De Visitas Pastorais Na Congregação De Samambaia Janeiro de 2005:

. Dia 30:
reverendo Saulo.

AcampaDentro

Estão abertas, para os membros da UMP e UPA, as inscrições para o AcampaDentro. Será realizado no período de 7 a 9 de fevereiro de 2005. Maiores informações com a diretoria da UMP.

Ação Social

A UMP e a UPA estão convidando toda a igreja a participar da campanha de doação de roupas para os desabrigados da Ásia. Traga sua contribuição e entregue para Sabrina ou Juliana.

Reunião Do Conselho

Dia 3 de fevereiro, quinta-feira, haverá reunião do Conselho, às 20h, no salão da igreja.

Grupo Projeto Piloto II

Todos os participantes do grupo Projeto Piloto II estão convidados a participar da reunião hoje, após a Escola Bíblica Dominical.

Santa Ceia

No próximo domingo, dia 6, no culto solene, teremos a Santa Ceia.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Ilhas Maurício
Ilhas Maurício

Posts Relacionados