Boletim Informativo Nº 06/2005

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 6 de fevereiro de 2005

Jesus Cuida De Sua Mãe
“Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.” João 19:26.

Esta pastoral tem o objetivo de nos levar a entender o significado das palavras de Jesus em João 19:26 e 27, proferidas enquanto ele estava na cruz. Tem também o objetivo de nos levar a entender qual a sua implicação para a nossa vida. Na cruz, Jesus buscou cuidar de sua mãe. João registra um supremo exemplo de piedade filial. Na difícil trajetória do Servo Sofredor, o Senhor Jesus acabou morto na cruz. Poderíamos listar muitas razões humanas para ele chegar lá, mas acima de tudo devemos pensar no supremo propósito de Deus. Jesus nasceu para aquele momento. Certo dia ele mesmo disse que veio ao mundo precisamente para àquela hora (João 12:27), ou seja, para morrer na cruz. Ao pensar nesta exclamação registrada em João 19:26 e 27, podemos perceber o supremo exemplo de piedade filial revelado em Jesus. Percebemos o cuidado de Jesus por sua mãe, que extensivamente revela a preocupação de Jesus com cada um de seus discípulos, bem como revela o seu amor que se expressou mediante aquele sacrifício. Nesta passagem de João 19:26 e 27, temos a ação de Jesus em cuidar de sua mãe. Jesus contempla sua mãe e encomenda-a aos cuidados do “discípulo amado” (João 19:26). Pela tradição se supõe que o disc ípulo amado foi João o autor deste evangelho. É a ele que Jesus confia o cuidado de sua mãe. É provável que José, marido de Maria, já tivesse morrido. Doravante, este discípulo amado deveria amparar a sua mãe. A primeira frase sobre o cuidado maternal foi: “Mulher, eis aí eu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe.” (João 19:26,27). Essas palavras foram dirigidas para Maria, sua mãe, e João, seu discípulo mais próximo. Mesmo em estado tão deplorá- vel, ele não deixou de se preocupar com a mãe. Isso mostra o cuidado de Jesus para com aqueles que amava. Jesus não a chamou de “mãe”, mas de “mulher”, talvez por não querer aumentar ainda mais o sofrimento de Maria. Além disso, ela precisava começar a vê-lo não apenas como filho, mas como Senhor. A pergunta que surge é: por que Jesus não a confiou aos irm ãos? Por uma razão muito simples: os irmãos de Jesus não estavam ali e ainda não criam nele (João 7:5). João era o mais indicado. Mesmo num momento tão extremo de sofrimento, aquele que, por excelência, viveu e morreu pelos outros não podia deixar de demonstrar cuidado para com uma mulher que lhe era tão querida. O mesmo cuidado, certamente, seus discípulos podiam esperar. O supremo exemplo de piedade filial de Jesus por sua mãe, pode ser percebido em três aspectos:
1. Ele dedicou tempo a pensar em seus semelhantes – versículos 26 e 27;
2. Ele teve um pensamento de ternura e solicitação por sua mãe – versículos 26 e 27;
3. Ele demonstrou a sua natureza puramente altruísta – versículos 26 e 27.
Jesus importa-se com o bem-estar dos seus semelhantes em tudo quanto lhe é possível. Esta passagem parece comprovar a sua piedade filial.

Aniversariantes

. Dia 7:
Maria Eunice de Almeida.
. Dia 8: Beatriz.
. Dia 9: Hellane Almeida.
. Dia 9: Sheila Caldas.
. Dia 10: Lorena Aragão Costa.
. Dia 10: Thaís Aragão Costa.
. Dia 10: Viviane dos Santos Mendes.

Escala Para Reuniões De Oração De Fevereiro

As reuniões do mês de fevereiro estão sob a responsabilidade da UCP.
. Dia 11: Adones.
. Dia 18: Natalia Vieira.
. Dia 25: Francy.

Escala De Liturgos: Fevereiro

. Dia 6:
Roberto.
. Dia 13: Baptista.
. Dia 20: Edenir.
. Dia 27: Nivaldo.

Escala De Diáconos: Fevereiro

. Dia 6:
Mauro e Igor.
. Dia 13: Hellan e Nirlan.
. Dia 20: Igor e Hibsen.
. Dia 27: Alberto e Luciano.
. Santa Ceia: Alberto e Nirlan.

Escala De Recepção De Visitantes: Fevereiro

. Dia 6:
Luciano e Juliana.
. Dia 13: Roberto e Cláudia.
. Dia 20: Lo-Ruamma e Rosemary.
. Dia 27: Margareth e André.

Serviços

.
Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692.
. O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Michelle está vendendo exemplares do livro “Medicina Alternativa de A a Z”. Valor: 2x de R$ 29,90. Telefone: 3033 2493.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 356 2888.

Grupos Pequenos

As reuniões são realizadas às terças-feiras às 20h. O grupo Ebenezer teve a presença de 11 pessoas. O grupo Maranata teve a presença de 26 pessoas. O grupo Projeto Piloto II teve a presença de 11 pessoas. O grupo Eloim voltará se reunir só depois do carnaval. Nesta terça-feira os grupos não se reunirão.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congrega ção da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Miss ões Nacionais.
. UPA: pedimos oração pelos trabalhos da UPA este ano, para o seu bom desempenho.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 9h30 às 12h; quarta-feira das 8h às 12h; quinta-feira de 14h às 17h e sexta-feira das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunh ão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

Centro De Treinamento De Talentos Cristãos

O Centro de Treinamento de Talentos Crist ãos iniciará em breve suas aulas. Informe-se! Participe! Valor: 4x de R$ 75,00 – 4 disciplinas. Inscreva-se na secretaria da igreja, telefone 352 7649.

Escola De Música Da 3ª IPT

Estão abertas as inscrições para a Escola de Música da 3ª IPT, no Simonton. Estamos oferecendo aulas de flauta, violão, teclado, bateria, contra baixo e canto. Maiores informações com a direção do Simonton.

Doação

A SAF e a Junta Diaconal lembram aos irm ãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Ação Social

A UMP e a UPA estão convidando toda a igreja a participar da campanha de doação de roupas para os desabrigados da Ásia. Traga sua contribuição e entregue para Sabrina ou Juliana.

Santa Ceia

Hoje no Culto Solene teremos Santa Ceia. Prepara-se para este momento, tão especial para as nossas vidas.

País alvo de nossoa oração e intercessão nessa semana:

Etiópia
Etiópia

Posts Relacionados