Boletim Informativo Nº 12/2006

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 26 de março de 2006

O Significado Do Pecado
“Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja…” Tito 3:3.

Esta pastoral tem o objetivo de nos levar a estar mais conscientes quanto ao pecado e suas conseqüências, na criação e em nossa vida. Tem também o objetivo de nos levar a louvar a Deus pela lei, que desmascara a transgressão. Precisamos, por outro lado, louvar a Deus pela graça divina, pela qual temos vitória sobre o pecado, que nós buscaremos sempre. Somente a graça de Deus anula o efeito do pecado em nós. O pecado é a grande força que aprisiona a humanidade na corrupção, que se alimenta da lei e leva o homem a morte em todos os sentidos, mas teve sua penalidade paga na cruz e é derrotado na vida do crente pela graça de Deus. O pecado é um monstro devastador de toda vitalidade e esperança na vida do ser humano. O pecado virou uma caricatura e piada, muitas vezes mesmo entre os crentes. Como pode ser isso? Como rir da transgressão a Deus? A saída é voltar a Escritura, conferir o estrago causado pelo pecado, a dor que o pagamento se sua penalidade causou em Jesus, o valor que a lei tem por denunciá-lo, e a saída para ela na graça de Deus. Não há dúvida de que nós precisamos entender isso. Esse versículo de Tito 3:3 apresenta uma descrição gráfica da depravação humana separada de Cristo. Nessa descrição gráfica Paulo nos diz que “nós também, outrora éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.” (Tito 3:3). O estado natural de todos os seres humanos é uma espécie de morte espiritual. Pecado é a palavra mais apropriada para descrever a situação decaída do mundo e da humanidade. Todas as pessoas (sem Cristo) estão mortas em seus delitos e pecados (Efésios 2:1). Mas é difícil resumir numa frase o significado de pecado. Em geral, a idéia é de que é uma espécie de “força corruptora” que mantém as pessoas em regime de escravidão. Esse conceito certamente é derivado do conceito de Jesus: “todo o que comete pecado é escravo do pecado.” (João 8:34). Paulo diz que os crentes, antes da conversão, eram “escravos do pecado” (Romanos 6:17). Para entender o que isso quer dizer basta ver a descrição mais viva que Paulo faz a Tito: “… nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.” (Tito 3:3). O estado de vida pecaminoso é um estado de escravidão, pois o ser humano não consegue se livrar de seus atos pecaminosos, mas não é uma escravidão contra a sua vontade porque ela também foi afetada. Uma outra expressão de Paulo que descreve esse estado decaído e aprisionado é que o ser humano está “vendido à escravidão do pecado.” (Romanos 7:14). Isso sugere que o ser humano se tornou um prisioneiro do pecado, e não tem condições de se libertar dessa escravidão, assim como um escravo vendido não podia se libertar da posse de seu senhor. Nesses casos, Paulo trata do pecado como uma espécie de “personificação”, mas não é necessário imaginar que o pecado tenha “personalidade” própria, antes ele é uma corrupção moral.

Aniversariantes

. Dia 28:
Thamires Aragão Oliveira.

Escala Para Reuniões De Oração De Março

As reuniões do mês de março estarão sob a responsabilidade da UPA:
. Dia 31: Jônatas.

Escala De Liturgos: Março E Abril

. Dia 26:
Baptista.
. Dia 2: Roberto.
. Dia 9: Edenir.
. Dia 16: Nivaldo.
. Dia 23: Dênis.
. Dia 30: Baptista.

Escala De Diáconos: Março E Abril

. Dia 26:
Igor e Mauro.
. Dia 2: Hellan e Mauro.
. Dia 9: Igor e Hibsen.
. Dia 16: Paulo e Mauro.
. Dia 23: Igor e Hibsen.
. Dia 30: Hellan e Paulo.

Escala De Recepção De Visitantes: Março

. Dia 26:
Hibsen e Maressa.

Serviços

.
O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
. O irmão Izaías Miranda está vendendo mel de abelha, sob autorização do nosso irmão apicultor David Mendes. Contato exclusivamente aqui na 3ª IPT.
. O irmão Vinícius informa que está executando serviços de cópias de fitas VHS em DVD. Não deixe os momentos importantes de sua vida se perderem, procure-o já! Telefones 356 2595 e 9611 0725.

Grupos Pequenos

O grupo Ebenezer se reunirá na casa do irmão Eucir Baptista, na QSE 19 casa 21. O grupo Maranata se reunirá na casa dos irmãos Gilson e Cida, na QR 122 conjunto 5 casa 18, Samambaia. E o grupo Eloim se reunirá na casa do pastor Pedro e Sara, na QSD 26 casa 2.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 3352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 8h às 12h e de 14h às 17h; quarta-feira das 10h às 12h; e quintas e sextas-feiras das 14h às 17, e quintas-feiras a noite.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Treinamento De Liderança

A próxima reunião será na casa da Juliene que fica, na QSD 51 casa 26.

Avisos

Francy e Kleyton casaram-se no civil no dia 16 de março, e a bênção matrimonial será no dia 1º de abril. Juliene e Poty casam-se no dia 8 de abril.

Congresso De Liderança Cristã

Construindo a integridade. De 1º a 4 de junho de 2006, no SESC Thurman Hotel Caldas Novas, GO. Maiores informações: 61-3242 1434, 3244 2122 e 3443 3875.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Iraque
Iraque

Posts Relacionados