Boletim Informativo Nº 13/2006

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 2 de abril de 2006

A Graça Salvadora E O Curso Deste Mundo
“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas…” Tito 2:11-12a.

Esta pastoral tem o objetivo de nos tornar mais bem informados, preparados e determinados a buscar a graça salvadora e derrotar o curso deste mundo. Somente pela graça salvadora somos capacitados a enfrentar o curso deste mundo e vencê-lo. O curso deste mundo escraviza o homem e o faz decaído e morto espiritualmente. Mas a graça salvadora estabelece o destino dele e como o crente pode ter vitória sobre ele. Os crentes estão em plena luta e dependem de ajuda da graça salvadora para vencer. São muitos os conflitos que os crentes enfrentam. Mas, não estamos desamparados. A graça salvadora nos garante a vitória. Estes versículos (Tito 2:11-14) fornecem a base teológica para as instruções práticas dadas nos versículos 2-10. Paulo, no versículo 11, fala da graça de Deus. Esta é a imerecida compaixão de Deus. Ele nos diz que a graça de Deus se manifestou. Isto é, em Jesus Cristo, a graça de Deus se tornou conhecida (Tito 3:4-6 e II Timóteo 2:10). Diz o apóstolo que a graça de Deus se manifestou salvadora. O propósito de Deus no oferecimento da graça aos pecadores é a salvação deles do curso deste mundo, aqui chamado de paixões mundanas (Tito 3:4-7 e II Timóteo 1:9). Esta manifestação da graça se dá a todos os homens. Tem-se em vista pessoas de todos os tipos, independentemente de sexo, idade ou classe social (Tito 2:2-10 e I Timóteo 2:1-6). Por outro lado, em muitos textos a expressão mundo é usada num sentido generalizado, como nós a usamos nos dias de hoje referindo-nos a toda a criação ou ao planeta. Nesse sentido o termo não tem conotação boa ou má (Romanos 1:8, 3:19, 5:12, I Coríntios 1:28, 4:9, Efésios 1:4 e etc.). Porém, em outras passagens, mundo é existência decaída. Duas palavras são usadas por Paulo nesse sentido: mundo e século. Essas duas idéias desempenham um papel importante no pensamento bíblico a respeito do estado decaído das coisas. Mundo (cosmos) num sentido mais espacial e século (era) num sentido mais temporal constituem a descrição da totalidade da vida sem redenção dominada pelo pecado e fora de Cristo. A humanidade que está morta em seus delitos e pecados segue “o curso deste mundo” (Efésios 2:2). Os dois termos são usados conjuntamente nesse verso, “século” e “mundo”, pois literalmente diz “segundo o século deste mundo”. A combinação dessas duas palavras sugere a totalidade do mundo decaído que está em rebelião contra Deus, e que estabelece princípios independentes para si mesmo, em completa desconsideração aos princípios divinos. Paulo, em Gálatas 1:4, chama este mundo de perverso, uma expressão que denota o estado decaído da humanidade. É o sistema mundano de vida ao qual as pessoas se submetem desde o nascimento. Nesse texto, Paulo diz que Jesus morreu para nos “desarraigar”, literalmente “resgatar”, “libertar” deste mundo perverso. A idéia é que o mundo continua sendo perverso, os crentes vivendo nele, mas já não pertencem a ele (I Coríntios 5:10). Paulo conceitua este mundo como “perverso” ou “mau” em contradição ao novo status do crente em Cristo Jesus. Por isso ele faz a declaração de Colosenses 1:13.

Aniversariantes

. Dia 2:
Lindinalva Aragão Costa.
. Dia 5: Márcio de Sales M. Carneiro.

Escala Para Reuniões De Oração De Abril

As reuniões do mês de abril estarão sob a responsabilidade da UMP.

Escala De Liturgos: Abril

. Dia 2:
Roberto.
. Dia 9: Edenir.
. Dia 16: Nivaldo.
. Dia 23: Dênis.
. Dia 30: Baptista.

Escala De Diáconos: Abril

. Dia 2:
Hellan e Mauro.
. Dia 9: Igor e Hibsen.
. Dia 16: Paulo e Mauro.
. Dia 23: Igor e Hibsen.
. Dia 30: Hellan e Paulo.

Serviços

.
O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
. O irmão Izaías Miranda está vendendo mel de abelha, sob autorização do nosso irmão apicultor David Mendes. Contato exclusivamente aqui na 3ª IPT.
. O irmão Vinícius informa que está executando serviços de cópias de fitas VHS em DVD. Não deixe os momentos importantes de sua vida se perderem, procure-o já! Telefones 3356 2595 e 9611 0725.

Grupos Pequenos

O grupo Maranata se reunirá na casa do presbítero Edenir, na QSE 13 casa 104. O grupo Ebenézer se reunirá na casa dos irmãos Goiazires e Izabel, na QSD 49 casa 41. E o grupo Eloim se reunirá na casa do pastor Geomário.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 3352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 8h às 12h e de 14h às 17h; quarta-feira das 10h às 12h; e quintas e sextas-feiras das 14h às 17, e quintas-feiras a noite.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Treinamento de Liderança

A próxima reunião será na nova casa da Juliene (ao lado do setor de mansões de Taguatinga).

Avisos

Juliene e Poty casam-se no dia 8 de abril. Santa Ceia nesse domingo dia 2 de abril. Reunião do conselho na quarta-feira, dia 5 de abril.

Congresso De Liderança Cristã

Construindo a integridade. De 1º a 4 de junho de 2006, no SESC Thurman Hotel Caldas Novas, GO. Maiores informações: 61-3242 1434, 3244 2122 e 3443 3875.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Alemanha
Alemanha

Posts Relacionados