Boletim Informativo Nº 18/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 6 de maio de 2007

Purificados Por Deus

“Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.” Ezequiel 36:25.
Aqui está um texto sobre a santidade como mandamento de Deus no contexto da purificação. O objetivo desta pastoral é que os irmãos busquem a santificação não somente como uma opção para a vida cristã, mas porque esta é a vontade de Deus para os seus filhos. Por ser esta a vontade de Deus, ele mesmo promove a nossa purificação. Uma vez que fomos feitos filhos de Deus, a santificação não é uma opção na vida cristã, é uma obrigação. Mas, é Deus quem promove a nossa purificação. No decorrer da história cristã se cristalizou a idéia de categorias especiais de crentes: clero e leigos. Porém, se atentarmos para a orientação bíblica veremos que uma vida santificada não é mandamento ou privilégio para um grupo específico de pessoas. Deus promete aspergir água pura sobre o seu povo (Ezequiel 36:25). A aspersão ou derramamento de água refere-se às purificações rituais para remoção de contaminação religiosa (Êxodo 30:17-21; Levítico 14:52; Números 19:17-19). Também é usada como um símbolo para indicar o dom do Espírito de Deus, na unção de reis e sacerdotes e no chamado profético (Joel 2:28-29). O derramamento do Espírito de Deus é um sinal da era messiânica (Ezequiel 37:14; 39:29; Isaías 42:1; 44:3; 59:21). Esse rico simbolismo está ligado ao batismo no Novo Testamento. A linguagem dos versículos 25-27 é intimamente paralela à de Salmo 51:7-11. Ao invés de um coração de pedra, incapaz de responder a Deus com amor e obediência, Deus lhe proverá um coração novo e um espírito novo. Note que estes são de iniciativa divina. O profeta aponta a ação divina em realizar a purificação. Ele diz que o crente é purificado de todas as imundícias e de todos os ídolos (Ezequiel 36:25). No caso dos exilados, no entanto, Deus agora vindica sua glória, não através dos seus sofrimentos, mas, sim, através da sua restauração. Numa série das declarações proféticas, Ezequiel descreve o que Deus fará. Em primeiro lugar, vem a ação puramente física de devolver os exilados à sua terra natal (Ezequiel 36:24). Segue-se, então, certo número de transformações morais e físicas, para as quais são empregadas várias expressões figuradas. Aspergir com água pura (Ezequiel 36:25) significa mais, por exemplo, do que o mero perdão dos pecados. Seu simbolismo é derivado de lavagens rituais com água, que visavam a remoção da impureza cerimonial (Êxodo 30:17-21; Levítico 14:52; Números 19:17-19), e este simbolismo é aplicado à purificação do povo da imundícia da idolatria (“e de todos os vossos ídolos vos purificarei”, versículo 25). É o mesmo ritual que se desenvolveu variadamente nas freqüentes purificações da seita Qumran e na prática cristã do batismo. Os termos coração e espírito (versículo 26) também precisam de compreensão cuidadosa. Não são tanto partes da constituição do homem quanto aspectos da sua personalidade total. O coração inclui a mente e a vontade, bem como as emoções; é, na realidade, a sede da personalidade, a natureza mais interior do homem. O espírito é o impulso que o dirige e regula seus desejos, seus pensamentos, e sua conduta.

Aniversariantes

Dia 6
Jônatas de Sales, telefone 3563 4597.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

SAF

As irmãs Vera e Marli estão solicitando da igreja maior envolvimento em um trabalho de ação social para ajudar as mulheres que pertencem à chácara dos aidéticos, doando roupas e calçados que serão entregues no dia das mães.

Bíblias com Hinário

Comunicamos a igreja que temos, na secretaria, Bíblias populares com hinário, nas cores azul, vinho e preta, no valor de R$ 27,90. Bíblias com zíper preta, no valor de R$ 51,50 e Bíblia luxo preta, no valor de R$ 56,70. Temos também hinários encadernados no valor de R$ 10,20.

II Congresso de Pastores e Líderes do Centro-Oeste

Nos dia 23 a 26 de maio de 2007 acontecerá o II Congresso de Pastores e Líderes do Centro-Oeste. Será realizado na Missão Vida (Cocalzinho, GO). São 240 vagas. Maiores informações no folder afixado no mural.

Congresso

Vem aí um congresso realmente indispensável: “Liderança Bíblica”, o desafio de ser oficial no século XXI. Dias 7 a 10 de junho de 2007, no SESC de Venda Nova, MG. O preço da inscrição será R$ 290,00 podendo ser dividido em duas ou três vezes. O pagamento pode ser efetuado na CEP. Maiores informações no cartaz afixado no mural.

Tesouraria

Informamos aos irmãos que já foram pagas as dívidas do Instituto Presbiteriano Simonton com INSS, FGTS e Maranata, até a presente data. Maiores esclarecimentos podem ser prestados pelo tesoureiro da igreja.

Curso – APEC

Hoje, dia 6 de maio, está se encerrando o curso da APEC.

Encontro de Casais

Não perca! Dia dos namorados! No dia 12 de junho às 20h aqui em nossa igreja.

XII Congresso Nacional Apoio

Nos dias 10 a 12 de agosto acontecerá, em Caldas Novas, GO, o XII Congresso Nacional Apoio com o objetivo de proporcionar condições para trabalhar seu interior, conhecer novas pessoas, descansar e fazer turismo, em uma bela cidade do nosso país. Mais informações com Anderson e Norma, no telefone 8457 7199, ou Isaías e Dóris, no telefone 8118 4017.

Reunião Administrativa

Dia 26 de maio, nas dependências da escola Simonton, teremos uma reunião administrativa onde se fará o plano de investimento de recursos. São convocados para essa reunião os pastores, os presbíteros e os diáconos.

Semana de Oração

Na semana de 6 a 12 de maio se fará uma semana de oração em favor das crianças. Entre os dias 10 a 27 de maio se fará campanha mundial de oração.

Departamental da SAF

A próxima reunião será na casa da irmã Genilha, no dia 19 de maio, sábado, às 16h. Endereço: QSD 39 casa 37. Telefone: 3351 0005.

Culto de Oração

O diácono que estiver de plantão no domingo deve dirigir o culto de oração do dia 11 de maio, sexta-feira.

Oportunidade

O Instituto Presbiteriano Gammon, de Guanhães, MG, está recebendo currículos para os cargos de professor de Química, Física, Matemática e um Capelão. Os interessados deverão enviar seus currículos para direcao@ghnet.com.br ou direcao@ipgammon.com.br aos cuidados do reverendo Lício Luciano Nonato.

3ª Idade

Hoje, dia 6 de maio, estaremos recebendo a visita do secretário presbiterial da 3ª idade, reverendo Samuel Matos. Ele fará uma preleção para os irmãos da 3ª idade por ocasião da EBD.

É Menina!!

Nasceu no dia 4 de maio, as 8h, a filha do presbítero Roberto Vieira e da Claudia. Tanto a mãe como a filha passam bem, e estão no quarto 57 do Hospital Santa Marta.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas do Mês

Reunião de Oração
Junta Diaconal
Dia 11
Liturgo Edenir
Diáconos Izaías e Hibsen

Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8122 5912.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 2595 e 9611 0725.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

País de oração: Haiti

Localização 
América Central
Capital Porto Príncipe
Extensão territorial 27.750 Km2
Idioma Francês e Crioulo
População total 8.528.000 habitantes
PIB 3.961 milhões de US$
Moeda Gourde



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados