Boletim Informativo Nº 22/2003

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de junho de 2003

A Presença De Deus No Templo
“Para que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali;” II Reis 8:29

Devemos entender o significado do templo da nação de Israel e o seu relacionamento com a pessoa de Jesus. A presença de Deus no templo torna-se cada vez mais profunda quando aprofundamos o nosso relacionamento com Jesus. Devemos estar incentivados a desenvolver uma comunhão mais próxima com Deus mediante Jesus Cristo, que é “Deus conosco”. A presença de Deus no templo é real pelo relacionamento que estabelecemos com o Emanuel. Jesus foi anunciado no templo da nação de Israel tanto em sua função redentora como em sua função de “Deus conosco”. É a presença de Deus no templo que nos inspira a louvá-lo e exaltá-lo. Nem sempre entendemos o real significado do templo e, as vezes, confundimos o “templo” de nossa igreja com o templo de Israel. Este não era uma construção comum que servia apenas para o culto como o conhecemos hoje. O templo era um local especial onde se praticava o sacrifício de animais e oferendas a Deus. Os sacrifícios do Antigo Testamento foram instituídos pelo próprio Deus e tinham o objetivo de prover a expiação dos pecados cometidos. Assim, quando alguém cometia um pecado, dirigia-se ao templo e sacrificava um animal que, simbolicamente, pagava o preço do pecado do homem. A permanência do templo tornou-se desnecessária com a vinda de Jesus, que ofereceu um sacrifício definitivo: seu próprio corpo. Salomão começa a falar com Deus e, em linguagem familiar, profere uma importantíssima oração. Na sua oração, Salomão relembra as advertências que Deus fizera ao povo de Israel (I Reis 8:23). Através desta oração, ele busca arrependimento e faz súplicas. As súplicas nessa oração, a mais longa registrada nas Sagradas Escrituras, são feitas na base das promessas que Deus fizera ao rei Davi. O Deus a quem Salomão ora é incomparável (I Reis 8:23). O povo de Deus reconhece a Sua presença no culto e ora em favor dos que comparecem para adorá-lo (I Reis 8:29). Salomão entende que o ambiente de culto é o lugar das bênçãos de Deus. Em sua oração, Salomão reconhece que Deus não habita em templos feitos por homens (I Reis 8:27). Em meio a toda idolatria reinante em Atenas, o apóstolo Paulo sustenta “que Deus não mora em templos feitos por homens” (Atos 17:24). O profeta Isaías diz que “Deus habita com o contrito e abatido de espírito” (Isaías 57:15). O templo de Deus de Deus é o coração quebrantado! Em sua oração, Salomão também reconhece que a atenção de Deus se volta para a súplica e o clamor do aflito (I Reis 8:28). Deus não encolhe a Sua mão nem tapa os Seus ouvidos à oração daqueles que andam em verdadeira justiça e santidade (Isaías 59:1-4). Deus ouve “a oração do justo” (Tiago 5:16). Em sua oração, Salomão inclui duas aspirações do seu coração: um pedido para que a família real de Davi continue no trono de Israel, e, que Deus santifique o templo de uma maneira especial, atendendo às orações que ali viriam a ser elevadas a Deus (I Reis 8:30).

Aniversariantes

Dia 1º: Mirane. Telefone: 356 7258.

Escala Para As Reuniões De Oração De Junho: Conselho

Dia 6: Baptista.
Dia 13: Dênis.
Dia 20: Edenir.
Dia 27: Roberto.

Escala De Liturgos E Diáconos de Plantão: Junho

Dia 1º: presbítero Nivaldo, diácono Davi.
Dia 8: presbítero Dênis, diácono Djalma Júnior.
Dia 15: presbítero Baptista, diácono Alberto.

Grupos Pequenos

Nesta terça-feira, dia 3 de junho, o primeiro grupo pequeno reunir-se-á na residência dos irmãos Baptista e Leude, na QSE 19 casa 21. O segundo, na casa do Toninho, na QS 8 conjunto 640A casa 7. E o terceiro grupo estará reunido na casa da D. Gisele, na QSE 9 Área Especial 3, no Simonton. Na última terça-feira, 7 pessoas estiverem presentes no primeiro grupo pequeno, 10 no segundo e 6 no terceiro. Não haverá treinamento de grupos pequenos na próxima terça-feira, dia 3 de junho. O treinamento de grupos pequenos será no dia 10 de junho na casa de nossos irmãos Carlos e Mirane.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Motivos De Oração

Oficiais da igreja: ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
Brasil e DF: ore em favor do governo do nosso país e do Distrito Federal, tanto pelo Executivo como pelo Legislativo.
Congregações: pela plantação da igreja em Águas Claras e a plantação da igreja no Areal.
Escola Simonton: louve a Deus pela adaptação das salas visando o funcionamento da 5ª série e cumprimento do comodato com a SECULT. Ore para obtermos recursos. Endereço QSE 9 Área Especial Setor “E” Sul, Taguatinga. Telefone: 356 1785.
Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
Continuem orando por nossos irmãos que estão enfermos; irmã Genilha, irmão Miguel e senhor Valter.
Sarah G. Ercolin, Otávio, José Hildebrando, Maria Angélica, Sara Lílian e Patrícia. Estejam orando por estes irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

Secretaria da igreja: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.
Atendimento pastoral: terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; quarta-feira das 8h às 12h; quinta-feira das 8h as 12h e das 14h às 17h; sexta-feira das 14h às 17h.

Encontro De Casais

O ministério de casais da 2ª IPT convida os casais da igreja para participarem do encontro em Caldas Novas de 22 a 24 de agosto de 2003, no Hotel Privê. Inscrições, procurem a secretária da igreja ou entre em contato com reverendo Rogério na 2ª IPT.

Serviços

Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692.

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

XII Congresso Nacional De Evangelização E Missões

Dias 24 a 27 de julho de 2003, no SESC Guarapari. Informações com Afrateres, telefone 372 8060 até as 9h da manhã e depois das 21h.

Aviso Importante

Por determinação do Conselho da 3ª IPT, está proibido a retirada de qualquer bem material das dependências da igreja. Para retirada ou empréstimo dirija-se à secretaria e preencha uma requisição de material, o pedido será enviado ao Conselho.

Planejamento Estratégico

O encontro para revisão e aprofundamento do planejamento estratégico será nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2003. Preparem-se!

Ensaio Do Coral

As quintas-feiras ensaio do coral na igreja às 20h.

Culto Da Família

O culto da família será realizado na 1ª IPT no dia 31 de maio às 19h.

SAF

Hoje, dia 1º de junho, às 18h, haverá reunião plenária da SAF no salão da igreja.

Filhos De Oração

A SAF, juntamente com a UMP, se encontrarão no templo no dia 7 de junho às 19h30 em uma programação especial. Participe!!!!

UPA

Acampamento da Federação de UPA’s do Presbitério de Taguatinga. Dias: 19 a 22 de junho. Maiores informações: Sabrina e Lo-Ruamma.

Seminário

Seminário Igrejas em Células. De 12 a 14 de junho na 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Maiores informações no cartaz afixado no mural da igreja.

Santa Ceia

Hoje a noite haverá Santa Ceia. Prepare-se!

Conselho

No dia 3 de junho haverá reunião do Conselho.

País alvo de nossa oração e intercessão nesta semana:


Nova Zelândia
 

Posts Relacionados