Boletim Informativo Nº 23/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 8 de junho de 2008













Esterilidade

“Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” Salmo 113:9.

 

Aqui está um texto sobre o cuidado divino com a mulher estéril. O objetivo desta pastoral é fazer-nos conscientes de que se precisa saber lidar com a esterilidade. Com isso nós entenderemos o papel de Deus como Pai adotivo. Os cristãos devem se sentir motivados a imitar a Deus como Pai adotivo. Esse deve ser o alvo da vida cristã de cada membro da família cristã. O que é esterilidade? Esterilidade é a incapacidade irreversível de conceber. Essa cosmovisão deve ser transmitida a todas as gerações. Deve-se, contudo, estabelecer uma diferença entre esterilidade e infertilidade, pois a segunda tem a ver com problemas contornáveis que impedem a gravidez. A esterilidade e a infertilidade levam-nos a questionar qual o propósito de Deus para a vida dos cristãos. Caso não possam ter filhos, os casais cristãos devem confiar em Deus, que é o Pai de amor, que age de forma natural e sobrenatural para abençoar seus filhos, inclusive abrindo caminhos novos. Essa pastoral ensina como pode ser importante para o cristão um relacionamento dependente com Deus. O salmista fala que o Altíssimo cuida dos mais humilhados (Salmo 113:7-9). Esses são essencialmente alvos da ação do Senhor. O miserável é nomeado conselheiro ou senador, a estéril dá à luz e “reina” no lar: campo sociopolítico e campo familiar, oposição e mudança de situação. O cristão pode depender de Deus e esperar nele em todas as suas adversidades (Salmo 113:9). A esterilidade pode nos levar a refletir na soberania de Deus (Salmo 113:5). Estima-se que um em cada cinco casais tenha problemas com infertilidade e apenas 30% deles sejam, de fato, estéreis. O que precisamos aprender: primeiro, aprender a lidar com a esterilidade. A Bíblia nos fala de muitos casais que não podiam ter filhos que, quando tiveram de lidar com o problema de esterilidade, nem sempre foram sábios em suas decisões. Ana soube encarar seu problema. Ela orou (1 Samuel 1:10,11) e, assim, sentiu-se consolada (1 Samuel 1:18; Filipenses 4:6). Segundo, aprender que Deus age de forma sobrenatural. No caso de Ana (1 Samuel 1:19,20) e de várias outras mulheres com o mesmo problema, Deus resolveu curá-las e dar-lhes os filhos tão desejados. A palavra de Deus fala do poder do Senhor inclusive para fazer com que a estéril tenha filhos (Salmo 113:9). Terceiro, aprender que Deus age de forma natural. Deus sempre atende às orações de seus filhos que pedem cura? Sim, mas nem sempre da maneira que esperamos. Muitos cristãos acham que Deus só age de maneira sobrenatural, mas isso não é verdade. Muitas vezes ele usa meios naturais para que isso aconteça. Os casais, então, devem procurar toda ajuda médica possível e disponível, sabendo que esses médicos serão usados por Deus para fazer a vontade de Deus. Quanto a isso, os homens (não as mulheres) precisam de uma exortação mais direta. Muitos homens não gostam de procurar ajuda médica quando o problema está relacionado à fertilidade. Isso é puro preconceito. Aqueles que se comportam dessa maneira devem refletir melhor sobre sua postura de desprezar as oportunidades.

 

Aniversariantes

 

Dia 9 Mauro Roberto da Silva, telefone 3356 3393.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

 

Atenção, Professores do Departamento e Culto Infantil

 

O Ministério de Educação Cristã e a Superintendência da EBD vão dar um curso para os professores do Departamento e do Culto Infantil. O curso vai ser sábado, dia 7 de junho, entre 9h da manhã e meio-dia (Departamento Infantil) e 14h às 17h (Culto Infantil). A inscrição é gratuita e vai ter almoço entre as aulas. Inscreva-se na secretaria da igreja.

 

Como Economizar Água

 

No Banheiro:

Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;

Não tome banhos demorados;

Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira;

Conserte os vazamentos o quanto antes.

A sua carteira e o meio-ambiente agradecem!

 

Resoluções do Conselho

 

Aprova a realização do VII Simpósio “Conhecendo o Evangelho da Graça”, no período de 21 a 26 de julho de 2008.

Toma conhecimento e encaminha para o conselho de contas o relatório da tesouraria da 3ª IPT.

 

Encontro de Casais

 

O Ministério de Casais promoverá no dia 14 de junho, a partir das 20h, um rodízio de pizza na casa dos irmãos Roberto e Marli Rachid, no valor de R$ 22,00. Maiores Informações com o presbítero Denis, Schirley, Alaor ou Márcia.

 

Trabalho Masculino

 

No dia 14 de julho de 2008 às 8h30 será realizado o 2º Encontro Espiritual e Recreativo de Homens. Local: chácara Maranata. Taxa: R$ 5,00. Maiores informações pelo telefone 3372 8171 com Valdir.

 

PAÍS DE ORAÇÃO: ARGÉLIA

 

Localização    África
Capital    Argel
Extensão territorial    2.381.740 Km2
Idioma    Árabe
População total    33.769.669 habitantes
PIB    47.300 milhões de US$
Moeda    Dinar argelino

 

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados