Boletim Informativo Nº 31/2003

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 3 de agosto de 2003

Nasceu O Eterno Filho De Deus
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14

Devemos saber que o nascimento, vida e ministério de Jesus foram amplamente anunciados pelo anjo Gabriel, pelos magos do Oriente, por Simeão e por Ana. O anúncio feito por eles destaca Jesus Cristo como Deus e Homem. A vida e o ministério de Jesus foram anunciados por anjos, sábios e profetas, que falaram sobre sua divindade, humanidade, reino e sofrimento. O nascimento do eterno Filho de Deus trouxe salvação. Nesta pastoral veremos como o Senhor Jesus foi anunciado nos momentos que antecederam e sucederam o seu nascimento. Analisaremos as palavras ditas pelo evangelista João, ao introduzir o seu evangelho, falando do Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Perceberemos que nessa informação dada pelo evangelista João, tanto a vida como o ministério de Jesus foram anunciados. Esta afirmação de que “o Verbo se fez carne” traz ânimo ao nosso coração. Nesta afirmação o prólogo do Evangelho atinge o seu clímax. Para alguns contemporâneos de João, o espírito e o divino eram totalmente opostos à matéria e à carne. Outros pensavam que os deuses visitavam a terra disfarçados de seres humanos (Atos 14:11). Mas aqui um abismo é transposto: o Verbo Eterno de Deus não só parece um ser humano, mas realmente tornou-se carne. Tomou sobre si a plena e genuína natureza humana. Jesus Cristoé verdadeiro Deus e Homem. João não somente diz que “o Verbo se fez carne”, diz também que ele “habitou entre nós”. Quando João diz que o Verbo “habitou”, significa que o Verbo “armou sua tenda”. Isto não só indica a natureza temporária da existência terrena de Jesus, mas o faz de um modo que recorda o antigo tabernáculo de Israel, onde Deus podia ser encontrado (Êxodo 40:34-35). João nos informa também que o Verbo estava “cheio de graça e de verdade”. Estas palavras correspondem aos termos do Antigo Testamento que descrevem a aliança da graça de Deus (Gênesis 24:27; Salmo 25:10; Provérbios 16:6; Êxodo 24:6; Salmo 26:3). O Verbo feito carne manifesta plenamente a realização graciosa da aliança e o caráter de Deus como guardador da aliança. Isto nos conforta. De fato, João nos diz que “a sua glória” foi vista. “Sua glória” é vista mesmo quando era a glória de Deus no deserto (Êxodo 16:1-10 e 33:18-23), no tabernáculo (Êxodo 40:34-35) e, depois, no templo (I Reis 8:1-11). Pode haver também uma referência à transfiguração, uma vez que João foi testemunha dela (Mateus 17:1-5). O termo “glória” aplica-se de modo supremo a Deus, que é o Criador e Governador do universo, diante de quem todo joelho se curvará. O Filho tem a glória divina por direito (João 17:5). Os Reformadores declararam sua fé com o lema Soli Deo Gloria (“glória só a Deus”). Finalmente, João nos diz que a glória do Verbo é “como do unigênito”. Essa expressão traduz uma única palavra grega e refere-se explicitamente à geração eterna do Filho na Trindade.É também possível traduzir a palavra por “Filho único”, sem a idéia de geração, mas referindo-se à singularidade do Filho.

Aniversariantes

. Dia 4: Gisele de Souza Gonçalves.
. Dia 5: Patrícia dos Santos Soares.

Escala Para As Reuniões De Oração De Agosto: Departamento Infantil

A reunião de oração este mês está sob a responsabilidade do Departamento Infantil:
. Dia 8: Elaine.
. Dia 15: Gláucia.
. Dia 22: Elaine.
. Dia 29: Roberto.

Escala De Liturgos: Julho E Agosto

. Dia 3: Roberto.
. Dia 10: Nivaldo.
. Dia 17: Dênis.
. Dia 24: Baptista.
. Dia 31: Edenir.

Escala De Diáconos De Plantão: Julho E Agosto

. Dia 3: Paulo e Hellan.
. Dia 10: Júnior e Carlos.
. Dia 17: Mauro e Daniel.
. Dia 24: Alberto e Davi.
. Dia 31: Paulo e Júnior.

Grupos Pequenos

Nesta terça-feira, dia 5 de agosto, o grupo Ebenezer reunir-se-á na residência do irmão Luciano Rachid, na Colônia Agrícola Samambaia chácara 96 lote 2A. O grupo Maranata reunir-se-á na casa do Gilson, na QR 122 conjunto 5 casa 18. O grupo Ebenezer teve a presença 13 pessoas na terça-feira passada, e o grupo Maranata contou com 16 pessoas. O treinamento de grupos pequenos na próxima terçafeira, dia 5 de agosto de 2003, na casa dos irmãos

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja: ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Brasil e DF: ore em favor do governo do nosso país e do Distrito Federal, tanto pelo Executivo como pelo Legislativo.
. Congregações: pela plantação da igreja em Águas Claras e a plantação da igreja no Areal.
. Escola Simonton: louve a Deus pela adaptação das salas visando o funcionamento da 5ª série e cumprimento do comodato com a SECULT. Ore para obtermos recursos. Endereço QSE 9 Área Especial Setor “E” Sul, Taguatinga. Telefone: 356 1785.
. Centro de Treinamento de Talentos Cristãos:ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
. Vamos agradecer pela recuperação dos que estavam enfermos: irmã Genilha, irmão Miguel e senhor Valter.
. Dioclides, Maria Sayionara, Ana Leda, Elmir, Geanne, Marlene, Aparecida, Adriana, Joanildo, reverendo José Erivan. Estejam orando por estes irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.
. Atendimento pastoral: terça-feira, das 8hàs 12h e das 14h às 17h; quarta-feira das 8hàs 12h; quinta-feira das 8h as 12h e das 14hàs 17h; sexta-feira das 14h às 17h.

Encontro De Casais

O ministério de casais da 2ª IPT convida os casais da igreja para participarem do encontro em Caldas Novas de 22 a 24 de agosto de 2003, no Hotel Privê. Inscrições, procurem a secretária da igreja ou entre em contato com reverendo Rogério na 2ª IPT.

Serviços

Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692.

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

Ensaio Do Coral

Todas as quintas-feiras ensaio do coral na igreja às 20h.

Curso De Educação Cristã

O Seminário Presbiteriano Teológico de Brasília comunica que estará oferecendo, a partir do 2º semestre, um curso de Educação Cristã de um ano. Com inicio previsto para 28 de julho de 2003. Inscrições abertas. Maiores informações: 244 2122.

Centro de Treinamento de Talentos Cristãos

Centro de Treinamento de Talentos Cristãos – CTTC. 29 de julho a 27 de novembro. Participe! Valor: 4x de R$ 75,00 – 4 disciplinas. Inscreva-se na secretaria da Igreja, telefone 352 7649.

Planejamento Estratégico

Ordem de prioridades do Planejamento Estratégico, estabelecidas pelo Conselho:
1. Amor fraternal entre os membros da 3ª IPT.
2. Pintura geral do templo.
3. Construção da congregação do Areal.
4. Ação Social para alcançar nossos vizinhos.
Gerentes do planejamento Estratégico: Roberto Vieira, presbítero Roberto Rachid e Marli Rachid.

Vestibular Unificado 2004: Bacharelado Em Teologia

Buscando a excelência para o sagrado ministério. Maiores informações: Seminário Presbiteriano de Brasília, telefone 244 2122.

Ministério De Educação Cristã E Departamento Infantil Agradecem


O Ministério de Educação Cristã e o Departamento Infantil agradecem aos irmãos Hibsen, Roberto Rachid, Áurea, Roberto e Cláudia pela doação de estantes e aos irmãos Paulinho e Baptista pela montagem e pintura das mesmas.

Projeto Real Missionário

No próximo dia 10, estaremos recolhendo R$ 1,00 de cada irmão da igreja para o Projeto Real Missionário do Sínodo de Brasília. Participe deste projeto!

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:


Rússia

Posts Relacionados