Boletim Informativo Nº 32/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 12 de agosto de 2007

Arrependimento Real
“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.” Isaías 1:16.

Aqui está um texto sobre o arrependimento real exigido por Deus. O objetivo desta pastoral é que os irmãos sejam capazes de diferenciar o arrependimento do remorso. Ao mesmo tempo tem como objetivo levar os irmãos a buscarem a graça perdoadora e restauradora de Deus sempre que precisar, para livrar-se da angústia do remorso pelo poder do perdão. A diferença fundamental entre o que aconteceu com Judas Iscariotes e o que aconteceu com o apóstolo Pedro, depois de ambos terem traído a Jesus Cristo, é que um foi restaurado pelo Senhor Deus por meio do perdão, ao passo que o outro foi consumido pelo peso do seu próprio remorso. Esta é a diferença fundamental entre remorso e arrependimento real. Esta pastoral trata de explicar a diferença entre o remorso e o arrependimento real, embora não seja algo muito fácil. Há muitos aspectos semelhantes nesses dois tipos de sentimentos. No entanto, ao analisarmos as atitudes requeridas do povo de Israel pelo profeta Isaías, percebemos melhor a diferença entre remorso e arrependimento real. Os erros cometidos pelas pessoas também não são na mesma medida. O ser humano é responsável pelos seus pecados. Não podemos desenvolver uma visão fatalista motivada pela compreensão incorreta da soberania de Deus. A preocupação com os necessitados é uma demonstração prática da verdadeira piedade ou arrependimento real (Isaías 1:16). A ordem divina é para que novas atitudes sejam assumidas a partir do arrependimento real. Os relatos sobre Judas Iscariotes e Pedro nos revelam como é difícil perceber a diferença entre o infrutífero remorso e o verdadeiro arrependimento. Aos olhos humanos, é difícil estabelecer essa distinção, pois comumente eles apresentam os mesmos sinais externos (Lucas 22:61,62; Mateus 27:3,4). Contudo, o desfecho das atitudes revela a diferença essencial entre um e outro, já que o remorso gera amargura sem vida, ao passo que o arrependimento produz tristeza regeneradora (2 Coríntios 7:10), como podemos perceber nas atitudes posteriores de um (Mateus 27:5) e do outro (João 21:7,15-17,19,20). A resposta divina corresponde à atitude de cada um segundo o seu coração. Da parte divina, reconhecemos que Deus manifestou a Pedro a sua graça restauradora, o seu misericordioso perdão e habilitou-o a continuar a serví-lo. Quanto a Judas, Deus lhe deu apenas a graça comum, entregando-o à sua própria cobiça e miséria, fazendo-o ver, inclusive, o destino perdido destas. Do lado humano, vemos o arrependimento no devido reconhecimento do pecado, acompanhado da aceitação graciosa do perdão divino e da restauração para a vida que glorifica a Deus. Ao passo que o remorso revela-se como o aguilhão da consciência humana apontando a própria falha, levando o homem a sentir a desgraça da sua própria miséria, à parte da graça de Deus, a qual ele permanece sem reconhecer. É muito difícil reconhecermos se certo pesar por atos errados é arrependimento sincero ou mera crise de remorso. Deus o sabe. Nós apenas podemos inferir pelos frutos produzidos.

Bíblias com Hinário

Comunicamos a igreja que temos, na secretaria, Bíblias populares com hinário, nas cores azul, vinho e preta, no valor de R$ 27,90. Bíblias com zíper preta, no valor de R$ 51,50 e Bíblia luxo preta, no valor de R$ 56,70. Temos também hinários encadernados no valor de R$ 10,20.

Culto Jovem

No sábado, dia 18 de agosto, às 20 horas, os jovens estarão assistindo a um filme na casa do Mário. Colônia Agrícola Samambaia Chácara 122 lote 10. Mais informações com o licenciado. Helder Nozima.

Congresso Infantil Pequenos Passos

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro, na Igreja Presbiteriana de Brasília, acontecerá um congresso voltado para quem trabalha com crianças, escola bíblica dominical e departamento infantil. Você que se interessou visite o site www.ipb.org.br/ucp ou ligue para o número 3345 0240 e fale com Miriam Bezerra.

Doação

O Ministério de Ação Social, através da irmã Vera, solicita a igreja doações de roupas masculinas.

Sínodo de Taguatinga

Dia 19 de agosto, domingo, no culto vespertino, teremos aqui em nossa igreja a pose dos secretários do Sínodo de Taguatinga.

Resoluções do Conselho

O conselho aprova a proposta do Ministério de Educação Cristã em que a EBF 2008 será realizada na segunda semana do mês de julho;
– Aprova a proposta do Licenciado Helder que o simpósio 2008 seja realizado na terceira semana de julho;
– Decide-se fazer levantamento de custos para contratação de profissional a fim de desenvolver projeto arquitetônico para a 3ª IPT.

Reunião com os Professores

O Ministério de Educação Cristã convoca todos os professores e voluntários ligados a superintendência da EBD, Departamento Infantil e culto infantil para uma reunião no dia 18 de agosto, sábado, às 15h, nas dependências da 3ª IPT. Aqueles que estão interessados em trabalhar em um  destes departamentos também estão convidados a comparecer. Mais informações com o licenciado Helder Nozima.

Luto

O reverendo Geomário e sua esposa Margarete viajaram para Bahia no dia 10 de agosto por motivo de morte do senhor Reginaldo, pai da irmã Margarete. Esteja orando pelos familiares e intercedendo pela viajem do pastor e sua esposa.

VIII Encontro da Junta de Missões

Nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro às 19h30 estará acontecendo na 1ª IPT o VIII encontro da Junta de Missões. Participe com toda sua família.

17ª Conferência Missionária

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto o reverendo Ronaldo Lidório estará na Igreja Presbiteriana de Brasília falando sobre o tema: “De dentro para fora: transformados para transformar.” Participe.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas do Mês

Reunião de Oração Departamento Infantil
Dia 17 
Liturgo 
Dênis
Diáconos Izaías e Mauro


Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8187 4815.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 3182 e 9611 0725.
Salgados, bolos e tortas para eventos Irmã Marli Rachid, telefone 3353 4692.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

País de oração: Venezuela

Localização 
América do Sul
Capital Caracas
Extensão territorial 912.050 Km2
Idioma Espanhol
População total 26.749.000 habitantes
PIB 111.958 milhões de US$
Moeda Bolivar venezuelano



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados