Boletim Informativo Nº 34/2003

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 24 de agosto de 2003

A Soberania De Deus
“Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor.” Isaías 10:5

Devemos ver como Deus, na sua soberania, inclui as nações no Seu soberano propósito. Devemos, também, perceber a maneira como Deus conduz seus propósitos fazendo uso de reis ou de pessoas comuns. Deus tem propósitos eternos e os cumpre fazendo uso de reis ou de pessoas comuns, prevalecendo, no final, sua vontade. Assim devemos entender a soberania de Deus ao usar os homens. O Deus soberano cumpre seus propósitos por intermédio de agentes humanos livres. Deus leva a cabo seus planos geralmente da forma mais usual possível. Deus usou da instrumentalidade da Assíria para castigar Jerusalém (Isaías 10:5-6). A Assíria foi um dos impérios mais terríveis e sanguinários que já existiram. A Assíria pensava que estava agindo por sua exclusiva determinação, mas estava sendo usada pelo Senhor para cumprir seus propósitos. Apesar disso, era responsável por suas atitudes, e dessa forma seria castigada por seus crimes (Isaías 10:12). Quando quis libertar o povo, Deus usou o poderoso monarca Ciro, responsável pelo decreto do retorno dos judeus para Jerusalém. Isaías falou dele cerca de trezentos anos antes de sua aparição, citando até o nome desse governante (Isaías 45:1). Ciro não conhecia verdadeiramente a Deus, mas agiu em conformidade com o decreto divino ao liberar o povo para retornar. Deus se utiliza de reis como instrumentos de sua vontade. Esta profecia de Isaías 10:5 e 6 revela o supremo conceito do profeta Isaías da soberania de Jeová na história. Como um ser moral e pessoal que é, Deus possui uma vontade soberana. A vontade de Deus tem a ver com a sua natureza moral e com a sua soberania. Porque Deus é santo, prescreve as suas leis para que sejam cumpridas. Porque ele é soberano, faz o que lhe apraz na vida dos seres humanos e no universo. Todavia, a expressão “vontade soberana de Deus” é muito mais complexa do que algumas expressões podem sugerir. Há vários sentidos da expressão “vontade soberana de Deus”. A expressão “vontade soberana de Deus” aparece muitas vezes nas Escrituras, mas nem sempre ela tem exatamente o mesmo significado. A vontade soberana de Deus não é expressa da mesma maneira, e nem com a mesma energia do seu ser. A “vontade soberana de Deus” pode denotar:
a) A completa natureza moral de Deus incluindo seus atributos como: amor, santidade, justiça e etc. Neste caso a vontade soberana indica a constituição divina.
b) A faculdade de determinação própria, isto é, a capacidade de determinar-se para uma ação, ou para formar um plano.
c) O produto desta atividade, isto é, o plano ou o propósito predeterminado.
d) A regra de vida traçada para as suas criaturas racionais.
e) Expressão do prazer ou do deleite de Deus.
A soberania é essencial em Deus.

Aniversariantes

. Dia 26:
Carolina Aragão da Silva.

Escala Para As Reuniões De Oração De Agosto: Departamento Infantil

As reuniões de oração este mês estão sob a responsabilidade do Departamento Infantil:
. Dia 29: Roberto.
As reuniões de oração no mês de setembro estarão sob a responsabilidade do Ministério de Evangelização e Missões. Preparem a escala!

Escala De Liturgos: Agosto

. Dia 24:
Baptista.
. Dia 31: Edenir.

Escala De Diáconos De Plantão: Agosto

. Dia 24:
Alberto e Davi.
. Dia 31: Paulo e Júnior.

Escala De Recepção Dos Visitantes: Agosto

. Dia 24:
coordenador geral Goiasíres, Izabel, Fernanda e Marcos André.
. Dia 31: coordenadora geral Elaine, Claudia, Vera e Margarete.

Grupos Pequenos

Nesta terça-feira, dia 26 de agosto, o grupo Ebenezer reunir-se-á na residência dos irmãos Goiazires e Izabel, na QSD 49 casa 41. O grupo Maranata reunir-se-á na casa do Toninho, na QS 8 conjunto 640A casa 7. Na terça-feira passada, dia 19 de agosto, o grupo Ebenezer teve a  presença de 7 pessoas. O grupo Maranata teve a presença de 12 pessoas. O treinamento de grupos pequenos, na próxima terça-feira dia 26 de agosto, será na casa da irmã Leni na CSE 5 lote 14 apartamento 202. E no dia 9 de setembro, às 20h, no salão da igreja, reunião dos grupos pequenos para avaliação e redistribuição.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Brasil e DF: ore em favor do governo do nosso país e do Distrito Federal, tanto pelo Executivo como pelo Legislativo.
. Congregações: pela plantação da igreja em Águas Claras e a plantação da igreja no Areal.
. Escola Simonton: louve a Deus pela adaptação das salas visando o funcionamento da 5ª série e cumprimento do comodato com a SECULT. Ore para obtermos recursos. Endereço QSE 9 Área Especial Setor “E” Sul, Taguatinga. Telefone: 356 1785.
. Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
. Claudionora, Jéssica, Renan, Nadiel, Tarcilene e Jonas. Estejam orando por estes irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.
. Atendimento pastoral: terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; quarta-feira das 8h às 12h; quinta-feira das 8h as 12h e das 14h às 17h; sexta-feira das 14h às 17h.

Serviços

Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692. E o senhor Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 358 9566 e 9641 6071.

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

Ensaio Do Coral

Por não contar com a presença dos irmãos nos ensaios do coral, encerramos suas atividades até que tomemos novas providências.

Curso De Educação Cristã

O Seminário Presbiteriano Teológico de Brasília comunica que estará oferecendo, a partir do 2º semestre, um curso de Educação Cristã de um ano. Com inicio previsto para 28 de julho de 2003. Inscrições abertas. Maiores informações: 244 2122.

Centro de Treinamento de Talentos Cristãos

Centro de Treinamento de Talentos Cristãos – CTTC. 17 de fevereiro a 24 de junho de 2004. Participe! Valor: 4x de R$ 75,00 – 4 disciplinas. Inscreva-se na secretaria da Igreja, telefone 352 7649.

Vestibular Unificado 2004: Bacharelado Em Teologia

Buscando a excelência para o sagrado ministério. Maiores informações: Seminário Presbiteriano de Brasília, telefone 244 2122.

Curso Para Professores De Crianças

O Departamento Infantil promove o Curso Introdutório para Professores Evangelistas de Crianças, que será ministrado pela APEC, nos dias 12 e 13 de setembro. No dia 12, sexta-feira, das 19h às 21h30. No dia 13, sábado, das 8h30 às 18h. Valor: R$ 30,00, com direito a almoço e lanche. Maiores informações: Francy (telefones 356 4726 e 9624 1929) ou Roberto Vieira (telefones 312 8352 e 356 8219).

Campanha Missionária De Agosto

A IPB tem o mês de agosto como o mês de missões. Separamos este mês para a tradicional e relevante oferta missionária, que todas as nossas igrejas e congregações levantam em favor da Junta de Missões Nacionais. Participe deste projeto, com sua contribuição.

Especialização Em Ministérios Urbanos

Curso de 8 módulos que se baseia nos princípios da teologia reformada. Informações: Seminário Presbiteriano de Brasília, Telefone: 242 1434 ou 244 2122. Convite afixado no mural.

Passeio À Itiquira Cancelado

A SAF informa que o passeio ao Salto do Itiquira foi cancelado. Mas a SAF junto, com a UPA, estará promovendo uma tarde com muitas programações especiais. E convida toda a igreja para este trabalho, que se realizará no sábado dia 30 de agosto. Horário: 14h às 18h30.

A Maior Promessa Feita Ao Homem

A reunião na casa do reverendo Pedro constituiu-se de um grupo familiar híbrido, com a participação de 21 pessoas, do grupo de treinamento e ministério de oração, estudando sobre a maior promessa feita ao homem, baseada em I Pedro 1:18-23.

Igreja Presbiteriana Do Lago Sul

A Igreja Presbiteriana do Lago Sul convida a 3ª IPT para a inauguração parcial do templo. Programações e horários no convite afixado no mural.

SAF

Reunião departamental da SAF, segunda-feira dia 25 de agosto às 20h. Será na residência do pastor licenciado Carlos Júnior, na CSE 5 lote 11 apartamento 201.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Burundi
Burundi

Posts Relacionados