Boletim Informativo Nº 41/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 14 de outubro de 2007

O Dever da Oração Perseverante
“Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.” Lucas 18:1.

Aqui está um texto sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. O objetivo desta pastoral é levar-nos a compreender qual a importância da oração na vida cristã. Essa perseverança na oração revela a continuidade da caminhada cristã. O dever de orar sempre pode ser definido como o ato consciente de uma pessoa regenerada, no qual ela se volta para Deus em perseverança e fé. Isso envolve um duplo retorno: para longe do desejo da carne e na direção da comunhão com Deus. Esta pastoral é importante porque apresenta o dever de orar sempre segundo a revelação bíblica, analisando o seu sentido dentro dos seus contextos histórico e literário e da intenção do autor do livro. Isto é o que veremos nesta pastoral. O evangelista Lucas refere-se ao dever de orar sempre contando uma parábola de Jesus sobre um juiz e uma viúva. Lucas diz que o juiz ponderou: “todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.” (Lucas 18:5). Deus conduz o viver de todos aqueles que escolheu redimir: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (Lucas 18:7). Conforme o próprio Lucas reconheceu, a disposição do Senhor em atender o homem que busca socorro nele (Lucas 18:8). O nosso dever é orar sempre e nunca esmorecer (conforme Romanos 12:12b). Paulo exorta os seus leitores a buscarem uma vida de oração perseverante (1 Tessalonicenses 5:17). Aqui, Lucas sabe que a iniciativa humana não nos garante vitória. Lucas nos fala sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer (Lucas 18:1-8). Naturalmente, não era surpreendente que ao invés de uma insistência apenas realizada pela viúva em busca de ver a sua causa julgada (Lucas 18.3)ela, finalmente, conseguisse alcançar todos os propósitos desejados e sem deixar escapar nem um só deles. Passaremos a considerar a seguir os personagens que se aplicaram no dever de orar sempre. Primeiro: Abraão insiste com Deus para que Sodoma fosse preservada (Gênesis 18:32). Segundo: Jacó reclama a bênção do anjo para poder liberá-lo na sua jornada (Gênesis 32:26). Terceiro: Moisés permanece quarenta dias e quarenta noites intercedendo (Deuteronômio 9:18). Quarto: a mulher siro-fenícia espera receber das migalhas que caem da mesa (Mateus 15:27; Lucas 11:8; 18:5). Quinto: Jesus em agonia orava mais intensamente, tendo o seu suor em sangue (Lucas 22:44). Sexto: o nobre de Cafarnaum clama pela presença de Jesus antes do seu filho morrer (João 4:49). Sétimo: a Igreja Primitiva fazia oração incessante a Deus a favor de Pedro (Atos 12:5; Tiago 5:16). A oração é primeiramente um ato de comunhão com Deus. Mesmo que a oração seja a evidência externa da nossa carência, a nova vida espiritual implantada na regeneração continua a reclamar uma profunda dependência de Deus. Não podemos manter nossa nova vida pela nossa própria força. Temos que continuar a perseverar em oração confiados no poder do Espírito de Deus em nosso ser interior (Efésios 3:16).

Aniversariantes

Dia 15
Sara Cardoso Silva, telefone 3561 0316.
Dia 19 Reverendo Pedro Silva, telefone 3353 3045.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe.

Bíblias com Hinário

Comunicamos a igreja que temos, na secretaria, Bíblias populares com hinário, nas cores azul, vinho e preta, no valor de R$ 27,90. Bíblias com zíper preta, no valor de R$ 51,50 e Bíblia luxo preta, no valor de R$ 56,70. Temos também hinários encadernados no valor de R$ 10,20.

Departamental da SAF

A próxima reunião departamental da SAF será no dia 27 de outubro, sábado, às 15h, na casa da irmã Marli Rachid. Na ocasião estaremos comemorando os aniversariantes do ano de 2007 e revelando o amigo oculto. Não se esqueça da sua prenda.

Culto do Bebê

No dia 21 de outubro, domingo, no culto vespertino, as irmãs da SAF estarão promovendo uma programação toda especial em comemoração ao dia da criança. Venha com toda sua família.

5ª Encontro da Fé Reformada

A Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia nos convida para juntos participarmos deste encontro que tem como tema “A perspectiva Bíblica da família”. O valor da inscrição é de R$ 25,00. Informações pelo telefone (62) 3213 3320.

Fest Kids

Em comemoração ao dia da criança o Sínodo de Taguatinga e o Projeto Jesus na Escola estarão realizando uma programação que começa no dia 20 de outubro, às 14h, na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Às 19h será na 1ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia. E o encerramento será no dia 21 de outubro às 9h na 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia. Maiores informações pelo telefone 3377 5338, com Eva.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas

Reunião de Oração
Ministério de Discipulado
Dia 19/10 Márcio
Liturgo Edenir
Diáconos Marcos e Mauro
Adolescentes Margarete
Jovens Seminarista Gustavo
Adultos Reverendo Geomário
Superintendência Jessé

Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8187 4815.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 3182 e 9611 0725.
Salgados, bolos e tortas para eventos Irmã Marli Rachid, telefone 3353 4692.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

País de oração: Timor Lese

Localização 
Sudeste asiático
Capital Dili
Extensão territorial 14.874 Km2
Idioma Português e tétum
População total 947.000 habitantes
PIB 328 milhões de US$
Moeda Dólar americano



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados