Boletim Informativo Nº 43/2004

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 31 de outubro de 2004

A Reforma Protestante E A Responsabilidade Social
Deus: “Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome.” Salmo 146:7.

Testemunha-se hoje um renovado interesse nas questões sociais e suas implicações para a sociedade. Ao assumir o governo, o presidente Lula logo anunciou o seu programa social, chamado Fome Zero. Diferentes denominações e entidades cristãs cooperativas têm participado de uma constante discuss ão e reflexão acerca do significado e relevância da responsabilidade social para os tempos atuais. Hoje, temos um dia especial para a reflexão sobre o tema, por estarmos comemorando o aniversário da Reforma Protestante, ocorrida em 31 de outubro de 1517. O conceito reformado acerca de um quádruplo ministério envolvendo as áreas de doutrina, educação, disciplina e ação social, revela que a ação social estava entre as principais preocupa ções dos reformadores. Logo, ao pensar sobre a Reforma Protestante, não se deve esquecer os princípios teológicos concernentes à nossa responsabilidade social. O pensamento social da Reforma Protestante sobre riqueza e pobreza, bem-estar social e questões correlatas pode ser encontrado em diversas fontes, principalmente nas Institutas, nos comentários bíblicos e nos sermões de Calvino. Calvino jamais estabeleceu uma conexão entre riqueza ou pobreza e o favor ou desfavor de Deus em relação a indivíduos. O reformador Calvino entendeu a riqueza e a pobreza como expressão da graça ou julgamento de Deus sobre toda a comunidade, que então deveria redistribuir os seus recursos com vistas ao bem-estar comum. A pobreza é permitida por Deus como ocasião para praticarmos o bem. A frase “os pobres e os necessitados” (Salmo 35:10; 74:21) é uma expressão fixa no Antigo Testamento, e essas palavras também aparecem com freqüência em trechos paralelos (Salmo 72:12). O sentido, por muitas vezes, é a pobreza literal, mas essas palavras também podem ser usadas figuradamente para expressar uma total dependência de Deus (Salmo 40:17; 86:1). A afirmação de que Deus faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome é uma confirmação da assistência divina. Portanto, lembremo-nos de que Deus nos prometeu sua assistência, não à guisa de impedir nossas aflições, mas de finalmente socorrer-nos após termo sido por muito tempo oprimidos ou passado fome. A opressão e a fome devem nos encorajar à prática da oração. A razão da manifestação da justiça e da graça divinas, sempre foi resultado de muita oração. Quando Deus ouve as nossas súplicas, ele estende sua poderosa mão com o fim de socorrer-nos. Isso não se dá imediatamente, a fim de aprendermos a perseverar esperando. Os pobres são nossos irmãos e devem ser tratados como tais. Não existe uma beneficência fria no plano da Reforma Protestante; a beneficência deve ser praticada com compaixão. A contribuição não deve ser uma expressão de legalismo, mas de espontaneidade e liberdade. “A solidariedade humana é tal que qualquer coisa que contribua para o empobrecimento de uma parte da sociedade é, ipso facto, maléfica.” A igreja cristã reformada não pode ficar inativa também na área social.

Aniversariantes

. Dia 31: Leude Maria da Silva Argente.

Escala De Recepção Dos Visitantes: Outubro

. Dia 31: Lo-Ruamma e Rosemary.

Escala De Liturgos: Outubro

. Dia 31: presbítero Baptista.

Escala De Diáconos: Outubro

. Dia 31: Paulo e Mauro.

Serviços

. Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692.
. O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Michelle está vendendo exemplares do livro “Medicina Alternativa de A a Z”. Valor: 2x de R$ 29,90. Telefone: 3033 2493.

Grupos Pequenos

As reuniões são realizadas às terças-feiras às 20h. O grupo Ebenezer teve a presença de 9 pessoas. A próxima reunião será na casa dos irmãos Manoel e Lúcia, na QSD 55 casa 4. O grupo Maranata teve a presença de 6 pessoas. O grupo não se reunirá na próxima terça-feira. O grupo Eloin teve a presença de 7 pessoas. A próxima reunião será na casa da irmã Ivoneide, na QSD 12 casa 19. O grupo Projeto Piloto II irá se reunir em local ainda a definir.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja: ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: louve a Deus pela organização da igreja emÁguas Claras.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela nova direção e pela aquisição de recursos para ampliação e construção de novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 9h30 às 12h; quarta- feira das 8h às 12h; quinta-feira de 14h às 17h e sexta-feira das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bên çãos sobre os amados!

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

Centro De Treinamento De Talentos Cristãos

O Centro de Treinamento de Talentos Cristãos iniciará em breve suas aulas. Informe-se! Participe! Valor: 4x de R$ 75,00 – 4 disciplinas. Inscreva-se na secretaria da Igreja, telefone 352 7649.

Escola De Música Da 3ª IPT

Estão abertas as inscrições para a Escola de Música da 3ª IPT, no Simonton. Estamos oferecendo aulas de flauta, violão, teclado, bateria, contra baixo e canto. Maiores informações com a direção do Simonton.

Doação

A SAF e a Junta Diaconal lembram aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Encontro Da Fé Reformada Para Pastores E Líderes 2004

Data: 3 a 6 de novembro de 2004. Local: Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia. Mais informações no cartaz afixado no mural.

Reavaliação

Hoje continuaremos a reavaliação dos planos de ação das atividades da nossa igreja. Vamos participar é muito importante!

Organização Da Igreja Presbiteriana Em Águas Claras

O Presbitério do Distrito Federal e a 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga têm a honra de convidar você e sua família para participarem do culto de celebração e organização eclesiástica da Igreja Presbiteriana de Águas Claras hoje, dia 31 de outubro de 2004, às 19h30. Na Avenida Gravatá quadra 301 conjunto 18. Convite afixado no mural.

Programação Da SAF

Dia 1º de novembro, às 20h, no salão da 3ª IPT, eleição da nova diretoria da SAF para o ano de 2005.

Gideões Internacionais

Os Gideões Internacionais estarão aqui em nossa igreja no dia 14 de novembro.

Treinamento De Lideres

Não haverá o treinamento de líderes nesta semana.

Escala De Revezamento De Visitas Pastorais Na Congregação Do Areal

Dezembro de 2004:
. Dia 5: reverendo Saulo.
. Dia 12: reverendo Willian.
. Dia 19: reverendo Carlos Júnior.
. Dia 26: reverendo Geomário.
Janeiro de 2005:
. Dia 2: reverendo Saulo.
. Dia 9: reverendo Geomário.
. Dia 16: reverendo Saulo.
. Dia 23: reverendo Carlos Júnior.
. Dia 30: reverendo Willian.

Escala De Revezamento De Visitas Pastorais Na Congregação De Samambaia

Dezembro de 2004:
. Dia 5: reverendo Carlos Júnior.
. Dia 12: reverendo Geomário.
. Dia 19: reverendo Willian.
. Dia 26: reverendo Saulo.
Janeiro de 2005:
. Dia 2: reverendo Carlos Júnior.
. Dia 9: reverendo Carlos Júnior.
. Dia 16: reverendo Carlos Júnior.
. Dia 23: reverendo Willian.
. Dia 30: reverendo Saulo.

Reunião Do Conselho

Haverá reunião do Conselho nesta próxima quinta-feira, dia 4 de novembro, às 20h, aqui na 3ª IPT. Todos os pastores e presbíteros estão convocados.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:


Irã

Posts Relacionados