Boletim Informativo Nº 44/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 4 de novembro de 2007

A Oração Perseverante
“Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” Lucas 18:7.

Aqui está um texto sobre o dever da oração perseverante. O objetivo desta pastoral é levar-nos a compreender a importância da oração perseverante na vida cristã. Essa perseverança na oração revela uma atitude disciplinada da caminhada cristã. A oração perseverante pode ser definida como a atitude consciente de uma pessoa regenerada, por meio da qual ela se entrega a Deus em completa confiança. Isso envolve uma dupla entrega: para longe do seu desejo da carne e na direção da comunhão confiante em Deus. Esta pastoral é importante porque apresenta o dever da oração perseverante, segundo a revelação bíblica, analisando o seu sentido dentro dos seus contextos histórico e literário e da intenção do autor do livro. Isto é o que veremos nesta pastoral. O evangelista Lucas refere-se à oração perseverante contando uma parábola de Jesus sobre um juiz e uma viúva. Lucas diz que o juiz ponderou: “todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.” (Lucas 18:5). Deus conduz o viver de todos aqueles que escolheu redimir, daí essa declaração: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?” (Lucas 18:7). O próprio Lucas reconheceu a disposição do Senhor em atender o homem que busca socorro nele (Lucas 18:8). A nossa oração perseverante (conforme Romanos 12:12b), revela o nosso zelo por Deus. Paulo exorta os seus leitores a buscarem uma vida de oração. Lucas nos fala sobre a oração perseverante (Lucas 18:1-8). Naturalmente, não era surpreendente que ao invés de uma insistência apenas realizada pela viúva em busca de ver a sua causa julgada (Lucas 18:3) ela, finalmente, conseguisse alcançar todos os propósitos desejados e sem deixar escapar nem um só deles. Passaremos a considerar a seguir os obstáculos à oração perseverante. Primeiro: às vezes o crente é impedido de orar pela consciência da iniqüidade de seu coração. Em havendo confiança, o Espírito conduzirá o crente, e o capacitará a apropriar-se do poder purificador do maravilhoso sangue de Cristo. Segundo: o crente se atrapalha também com a ignorância de sua mente. O Espírito, conhecendo a mente de Deus, compartilhará este conhecimento com o crente, à medida que ele espera no Senhor, receptivamente. O Espírito faz isto proporcionando uma clara convicção de que a petição está (ou não), de acordo com a vontade de Deus. Terceiro: o crente poderá estar demasiado preso à terra, pela entorpecedora fraqueza de seu corpo, especialmente se ele mora nos climas sufocantes dos trópicos. O Espírito revitalizará seu corpo mortal em resposta à sua fé, e o capacitará a erguer-se acima das condições climáticas e físicas que lhe sejam adversas. Além destes obstáculos pessoais, o crente de oração deverá vencer a oposição sutil de Satanás, que procurará oprimir ou deprimir, criar dúvida ou desencorajamento. O crente que ora possui, no Espírito Santo, o aliado celestial na luta contra Satanás.

Aniversariantes

Dia 10
Melanie Gabriella Mosse Silva, telefone 3351 0311.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para a reunião que acontecerá logo após a EBD de hoje, para eleição da diretoria e nomeação dos Ministérios.

Culto Jovem

Por ocasião das férias do licenciado Helder, não haverá culto no próximo sábado dia 10 de novembro.

Plenária da UMP

No dia 11 de novembro, após a escola dominical, a mocidade estará realizando a eleição da nova diretoria. Todos os sócios estão convocados.

Congresso de Revitalização

A Comissão Nacional de Evangelização, juntamente com os Concílios da IPB no DF, realizará nos dias 8 a 10 de novembro, na Igreja Presbiteriana Nacional, um congresso que visa motivar e equipar pastores, oficiais, professores de escola dominical e demais lideranças, objetivando o crescimento sadio de nossas igrejas.

Resoluções do Conselho

– Resolve-se doar 1 fogão de 3 bocas para o projeto Maanaim.
– Libera o uso do templo para casamento no dia 22 de dezembro de 2007. Em relação ao som, depende de conseguir um operador.
– Toma-se conhecimento do relatório de revisão do planejamento.

Aniversário 3ª IPT

Nos dias 17 e 18 de novembro estaremos comemorando os 41 anos de bênçãos e desafios que o Senhor nos tem proporcionado através da 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Convide seus parentes e amigos para juntos desfrutarmos deste momento de confraternização. “… regozijem-se também as montanhas, perante a face do Senhor…”

Agradecimento

Agradecemos imensamente a participação de nossos convidados no jantar de celebração do dia do dentista. Este evento tem sido, a cada ano, um momento de celebração dos colaboradores e beneficiários do Instituto Bom Samaritano. Neste ano contamos com a participação de 220 convidados. Na ocasião assistiram a um DVD mostrando a importância da obra social. Foram homenageados nossos profissionais voluntários. A equipe de serviço contou com a participação dos alunos da Casa Maanaim. Tivemos também um leilão dos quadros de arte produzidos pelos alunos em recuperação assistidos pelo artista plástico Odimir Rabelo. Sucesso total!

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas

Reunião de Oração Min. de Coordenação e Programação
Dia 9/11 
(a definir)
Liturgo Roberto Vieira
Diáconos Mauro e Igor
Adolescentes Margarete
Jovens Seminarista Gustavo
Adultos Reverendo Geomário
Superintendência Jessé

Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8187 4815.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 3182 e 9611 0725.
Salgados, bolos e tortas para eventos Irmã Marli Rachid, telefone 3353 4692.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

País de oração: Filipinas

Localização 
Sudeste asiático
Capital Manila
Extensão territorial 300.000 Km2
Idioma Filipino e inglês
População total 83.054.000 habitantes
PIB 86.429 milhões de US$
Moeda Peso filipino



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados