Boletim Informativo Nº 48/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 2 de dezembro de 2007

A Opressão dos Ricos É Antiga
“Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita.” Habacuque 1:3.

Aqui está um texto sobre a triste realidade da opressão praticada pelos ricos na sociedade. O objetivo dessa pastoral é nos fazer entender o problema da opressão que ocorre na humanidade desde tempos antigos; nos fazer lembrar a maneira como fomos tratados por Deus em nossa conversão; e nos fazer prontos a nos relacionar com os irmãos mais carentes de uma maneira coerente ao cristianismo. A opressão é resultado da presença do pecado na vida do ser humano. O cristão não pode fazer opressão a ninguém, pois Deus trata as pessoas de todas as classes sociais com o mesmo amor. O valor do ser humano para Deus não está no que o ser humano possui. A pastoral de hoje nos fala sobre opressão e preconceito social. Esse assunto tem sido bastante debatido na mídia, mas o referencial é diferente. O mundo é pragmático, determinando suas leis pelo que “dá certo” enquanto os crentes devem ser regidos por uma lei maior, a Palavra de Deus. Esse, então, é o enfoque principal. Acima de qualquer argumento, as leis de Deus e o seu amor são o que de mais importante deve ser observado no trato desse tema. Não podemos esquecer que a opressão dos ricos é antiga. A pergunta do profeta Habacuque (versículo 1:3) dá continuidade à queixa (Lamentações 5:20). A palavra opressão literalmente significa “trabalho” ou “labuta” que leva à angústia, à exaustão e ao desânimo. O profeta fala também de contendas e litígio. Isso nos mostra que a maldade sem controle resulta numa comunidade dividida. O profeta protestou a Deus (Habacuque 1). Como homem de fé, Habacuque orou ao Senhor em tempo de angústia, mas Deus não lhe respondeu. No passado, ele conhecia a delícia da comunhão a dois com Deus. Mas agora Deus silenciava, e isto quando o profeta contemplava o desmoronamento da pátria amada. O Governador moral do mundo devia preocupar-se com as infrações à sua santa lei. No entanto, em meio aos cuidados de uma situação perigosa e violenta, o profeta afirmava que Deus nem ouvia nem salvava: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?” (Habacuque 1:2). Se Deus permite todas as coisas, por que é que ele não faz cessar a guerra? Há iniqüidade, opressão, destruição e violência na terra, e os males não são julgados por este Deus todo-poderoso que se declara santo e justo (Habacuque 1:3). Habacuque sentia que a inoperância das leis de Deus levava o povo a abandoná-los: “Por esta causa a lei se afrouxa.” (Habacuque 1:4). Em conseqüência, há uma inversão nos valores morais: “O perverso cerca o justo, e a justiça é torcida”. O triunfo do mal no mundo arrastou o profeta perplexo a um profundo pessimismo. Quando Deus lhe respondeu, afinal, a resposta parecia ser inacreditável. Ele advertiu Habacuque que a verdade sobre a situação era pior do que ele pensava, e dava para ele desmaiar! “Desvanecei, porque realizo em vossos dias obra tal que vós não crereis, quando vos FOR contada.” (Habacuque 1:5). A Babilônia, essa nação amarga e impetuosa, foi suscitada, não por Satanás, mas por Deus: “Eis que eu suscito os caldeus.” (Habacuque 1:6).

Aniversariantes

Dia 5
Danilo Magave de Souza Filho, telefone 3354 8956.
Dia 7 Sueli de Sá Costa, telefone 3356 3182.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe.

Comunicado Importante

Todas as sociedades internas deverão enviar um relatório das programações realizadas no ano de 2007 e as novas diretorias deverão elaborar um cronograma de atividades para o ano de 2008. Ambos deverão ser enviados para o conselho da igreja até 2 de dezembro do corrente.

Agenda Presbiteriana 2008

Quem estiver interessado em adquirir agendas da Igreja Presbiteriana do Brasil, favor entregar seu nome na secretaria para ser feito o pedido.

Reunião do Conselho

Todos os pastores e presbíteros estão convocados para a reunião que acontecerá no dia 4 de dezembro, terça-feira, às 21h.

Assembléia Ordinária

No dia 9 de dezembro todas as sociedades internas estarão apresentando os relatórios de atividades realizadas do decorrer do ano de 2007.

Maurício & Rosemary

Convidam-nos para a celebração da Bênção Matrimonial que acontecerá no sábado, dia 8 de dezembro de 2007, às 19h, aqui na igreja.

Mocidade Presbiteriana

Nos dias 21 a 26 de janeiro de 2008, em Recife, PE, estará acontecendo o Encontro Nacional da Mocidade Presbiteriana, com o tema: “Identidade e Compromisso com Cristo”. O local do evento será no Acampamento Palavra da Vida, que possui arena de paint-ball, paredão de squash, campo de futebol e muito mais. Inscrições pelo site www.ump.org.br. Participe!

Santa Ceia

Hoje, no culto vespertino, teremos a ministração da Santa Ceia. Desde já se prepare.

Semana de Oração

A partir de segunda-feira, dia 3 de dezembro, inicia-se a semana de oração. Venha com toda sua família!

Nota de Falecimento

Comunicamos com pesar o falecimento da irmã Maria Rita, esposa do irmão Valter Miranda. O sepultamento ocorreu ontem, às 15h, no cemitério Campo da Esperança. Ore pela família enlutada.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas

Reunião de Oração Min. de Coordenação e Programação
Dia 7/12 
(a definir)
Liturgo Roberto Rachid
Diáconos Marcos e Paulo
Adolescentes Ângela
Jovens licenciado Helder
Adultos reverendo Geomário
Superintendência Sheila

Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8187 4815.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 3182 e 9611 0725.
Salgados, bolos e tortas para eventos Irmã Marli Rachid, telefone 3353 4692.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

Brunei

Localização 
Sudeste asiático
Capital Bandar Seri Begawan
Extensão territorial 5.765 Km2
Idioma Malaio
População total 374.000 habitantes
PIB 5.285 milhões de US$
Moeda Dólar de Brunei



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados