Boletim Informativo Nº 49/2006

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 10 de dezembro de 2006

Vivendo Como Livres Do Pecado
“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Colossenses 1:13.

Aqui está um texto sobre a vida livre das amarras do pecado. O objetivo desta pastoral é levar-nos a compreender que o império das trevas conduz-nos a estarmos subjugados a qualquer relacionamento em que como cristão nos sintamos pressionados ou influenciados pelos ímpios; e nos motivar a estarmos sempre em comunhão com os irmãos na fé para assim termos supridas nossas necessidades de nos relacionarmos com os outros. Só assim, podemos viver como livres do pecado. A busca pela comunhão com Deus e com os irmãos ajudará o cristão a não se colocar debaixo do império das trevas. A vida cristã nos conduz a viver no reino do Filho do seu amor. Em nossos dias está cada vez mais difícil distinguir um cristão de um ímpio. Muitos crentes desenvolvem amizades profundas com incrédulos e por eles são influenciados, mal aconselhados e muitas vezes acabam por absorver em seu comportamento padrões que estão longe de serem bíblicos. Isso ocorre também pela escassez de oportunidades do corpo de Cristo estar em comunhão, afinal, a grande maioria dos crentes relaciona durante muito mais tempo com não cristãos do que com seus irmãos na fé. Aí reside o desafio de se viver como livres do pecado. É preciso que nos alertemos quanto aos limites de nossos relacionamentos com incrédulos a fim de que tenhamos condições de avaliar se estamos ou não no império das trevas. Somente no reino do Filho de seu amor temos a redenção, a remissão dos pecados. A linguagem usada por Paulo em Colossenses 1:13 lembra a libertação de Israel da escravidão do Egito e da Babilônia. Aqui veremos como se pode viver livre do pecado. Na carta aos colossenses, Paulo chama os crentes de “santos na luz” (Colossenses 1:12); e, quando descreve o processo que acontece na vida dos salvos, ele afirma: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). É assim que devemos viver como livres do pecado. Cristo e seu povo são sempre associados à luz (João 1:4-9, 3:20,21, 8:12, 9:5 e 12:36,46, Mateus 4:16, 5:14,16 e 6:23, Lucas 2:32 e 11:35,36). Já “trevas” é uma palavra associada ao pecado e ao próprio Satanás (Mateus 4:16 e 6:23, Lucas 22:53, João 3:19 e 12:35, Romanos 13:12, Efésios 5:8, I Tessalonicenses 5:5, I João 2:9,11). Comunhão é o estabelecimento de intimidade. Como pode o crente ser íntimo do mau? “Assim como a luz e a retidão são intimamente relacionadas, assim também a escuridão e a ilegalidade são gêmeas. A primeira dupla pertence a Cristo, a segunda a Satanás, e as duas são diametralmente opostas”. (Simon J. Kistemaker). Paulo contempla a humanidade fora de Cristo como estando imediatamente sob o “poder das trevas”, o governo maligno de Satanás (Efésios 2:1-3 e 6:11). Os crentes são resgatados deste estado universal (Gálatas 1:4) e trazidos para permanecer sob o domínio e a proteção do Filho de Deus. A imagem da luz é apropriada aqui, pois, em outros lugares, Paulo fala da luz do evangelho brilhando nas trevas e penetrando na cegueira daqueles que estão perecendo (II Coríntios 3:15, 4:4-6 e 6:14, Efésios 5:8-14, Filipenses 2:15, I Tessalonicenses 5:5). Agora fomos transportados para o reino do Filho do seu amor (Colossenses 1.13b). Note a descrição feita pelo apóstolo!

Aniversariantes

Dia 10
Genilha Nunes Martins, telefone 3351 0005.
Dia 14 Lo-Ruamma P. S. Tavares, telefone 3336 1686.
Dia 15 Geralda F. Rodrigues, telefone 3562 7420.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

SAF

Quem estiver interessado em participar do evangelismo nas quintas-feiras, procurar a presidente da SAF. SAF: você sabe o que é? Participe. Veja no mural 10 motivos para ser sócia da SAF. Faça a assinatura da SAF em Revista e seja abençoada com artigos bíblicos e lições da vida prática.

Vestibular Unificado

Bacharel em teologia 2007. Junta de Educação Teológica, JET, IPB. Maiores informações no boletim informativo afixado no mural.

Notícias Missionárias

Noticias da nossa missionária, Elbia Valéria. Recebemos esta semana uma carta da irmã onde ela nos conta que está chegando ao fim de um curso que tem ajudado muito no conhecimento da cultura, língua e tudo mais. Tem sido muito bom, porém bastante cansativo, e por este motivo tem tido sua saúde um pouco abalada, o que a levou a decidir tirar um tempo para descansar. Estará, portanto, vindo para o Brasil em janeiro a fim de cuidar de sua saúde e descansar um pouco e no tempo oportuno estará voltando para o seu campo missionário para um período de mais dois anos. Ela pede, então, as orações da igreja para o suprimento das passagens, pela viagem, pelos 15 dias que passará na Europa, aproveitando que é caminho e terá que fazer escala ali onde ficará a fim de visitar a igreja que a acolheu quando morou lá, que estes dias sejam bem frutíferos e para que o tempo no Brasil seja de bênçãos. Com seus agradecimentos abraça a toda a igreja.

Irmã Nazaré

A irmã agradece a todos que estiveram orando por ela nesta semana em que iria se submeter a uma cirurgia de um nódulo no seio, e pede agora à igreja que ore agradecendo a Deus, pois não foi necessário fazer a cirurgia.

Planejamento 2007

O pastor pede que cada departamento e ministério da igreja faça seus planejamentos para o ano de 2007, a fim de que possa constar em nosso caderno de Planejamento Estratégico e Atividades da 3ª IPT 2007. Pedimos que sejam entregues até o dia 10 de dezembro, sem falta.

Ações de Graças

No próximo sábado, dia 16 de dezembro, teremos um culto de ações de graças aqui em nossa igreja, pelo aniversário de nossa querida irmã Genilha, que estará completando 90 anos de idade. Será às 20h. Toda a igreja está convidada.

Formatura

O seminarista Helder Nozima Pereira tem a honra de convidar toda a igreja para a sua formatura do curso de teologia no Seminário Presbiteriano de Brasília, no dia 16 de dezembro, às 20h, na 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, QNG Área Especial 34 Taguatinga Norte. Convite no mural.

Profissão de Fé

A nossa Igreja parabeniza os nossos adolescentes que deram sua pública profissão de fé no último domingo, tornando-se assim os nossos mais novos membros comungantes. São eles: Adones, Dênis Filho, Gabriel, Humberto, Marcel e Tiago.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas do Mês

Reunião de Oração
As reuniões do mês de dezembro estão sob responsabilidade do Ministério de Assistência Social.
Dia 1 Diácono Paulo
Dia 8 Isabel
Dia 15 Presbítero Edenir
Dia 22 Ângela
Dia 29 Presbítero Batista

Liturgos Prebíteros responsáveis pela direção do culto solene no mês de dezembro.
Dia 3 Edenir
Dia 10 Dênis
Dia 17 Eucir Baptista
Dia 24 Roberto Rachid
Dia 31 Edenir

Diáconos Responsáveis pelo serviço diaconal nos cultos no mês de dezembro.
Dia 3 Hellan e Mauro
Dia 10 Maurício e Hibsen
Dia 17 Paulo e Mauro
Dia 24 Fernando e Hibsen
Dia 31 Hellan e Paulo
Santa Ceia Paulo e Igor

Serviços

Vidraçaria
Ouro Branco O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
Cestas de Café da Manhã A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos.
Cópias de fita em DVD O irmão Vinícius informa que está executando serviços de cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Não deixe os momentos importantes de sua vida se perderem, procure-o já! Valor: R$ 15,00 por fita. Telefones 3356 2595 e 9611 0725.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Fez uma segunda cirurgia e corre risco de não poder andar mais. Sua situação é grave, então devemos lembrar deste irmão em nossas orações para que Deus esteja fazendo sua vontade e consolando-o.
Sr. Orlando Batista Ribeiro, esposo da irmã Maria Cornélia, por sua saúde.

Israel País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana.

Israel
 

Posts Relacionados