Boletim Informativo Nº 52/2005

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 25 de dezembro de 2005

O Tempo De Deus – É Natal
“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho…” Gálatas 4:4.

Esta pastoral tem o objetivo de nos levar a reconhecer o senhorio de Deus em relação a História e a nossa responsabilidade como despenseiros da multiforme graça de Deus. O tempo de Deus, no Natal, deve ser lembrado como uma exortação a que se pregue, se viva e se utilize o evangelho para a transformação da sociedade. Esta pastoral deseja apresentar aos irmãos uma cosmovisão bíblica da História e do mundo, exortando-os a participar ativamente do processo de efetivação dos propósitos de Deus. O tempo de Deus revelado no Natal deve nos impulsionar a conduzir a vida para um propósito de transformação da sociedade. O crente deve estar consciente de que a separação conceitual entre o que é secular e espiritual distorceu a compreensão do papel da Igreja no mundo, levando-a, muitas vezes, a uma perigosa alienação. Alguns procuraram no ascetismo toda a resposta para a igreja e outros se detiveram em uma terrível síntese entre igreja e mundanismo. Devemos corrigir essa distorção do papel da Igreja e, por isso, essa pastoral é muito importante. O tempo de Deus revelado no Natal deve nos conduzir ao propósito da transformação da sociedade. A plenitude do tempo é o tempo estabelecido pelo Pai (Gálatas 4:2), “os fins dos séculos” (I Coríntios 10:11), em que as promessas de Deus são realizadas. O Natal deve ser a concretização da plenitude do tempo. Deus enviou seu Filho, seu Filho eterno, enviado para nascer de uma mulher, sob a lei. Ainda que sem pecado (II Coríntios 5:21), Cristo nasceu sob a lei, não somente com a obrigação de cumprir a lei. Lucas, em seu Evangelho, liga o nascimento de Jesus a uma data histórica precisa. Jesus nasceu quando Quirino era governador da Síria. O fato mais importante não é situarmos a exatidão histórica do governo de Quirino, mas, entendermos que, em tempos e lugares específicos, Deus executa fielmente os seus desígnios. O tempo de Deus no Natal vai além da exatidão histórica. Mas há algo mais importante para saber com respeito ao tempo preciso da vinda de Cristo. De acordo com o apóstolo Paulo, ele nasceu na “plenitude do tempo”. A plenitude do tempo é uma idéia fascinante: mostra-nos que o tempo não é apenas uma sucessão de momentos sem sentido, ou acontecimentos quaisquer. Deus dirige tudo: é ele quem comanda os acontecimentos a cada dia, mês e ano. Antes que seu Filho Jesus pudesse nascer aqui no mundo, era necessário uma série de acontecimentos. Era necessário que Abraão fosse chamado e seus descendentes se tornassem uma grande e poderosa nação. A lei tinha que ser dada para que Cristo pudesse nascer “sob a lei”. Muitas coisas tinham de acontecer, mas finalmente chegou o dia em que ele apareceu. Deus, agora, está encaminhando tudo para a plenitude dos tempos da segunda vinda do Senhor. Isso, certamente, acontecerá, no tempo certo! O passado passou, o futuro pertence a Deus, o nosso tempo é hoje! Tempo de sermos salvos! Devemos clamar, Maranata! A nossa oração deve ser: Senhor Deus, queremos sentir que tu estás controlando todos os acontecimentos no mundo e nas nossas vidas.

Aniversariantes

. Dia 29:
Maria Rita Miranda, telefone 3561 4634.
Parabéns, que Deus a abençoe por mais um ano de vida.

Escala Para Reuniões De Oração De Dezembro

As reuniões do mês de dezembro estão sob a responsabilidade do Ministério de Assistência Social:
. Dia 30: Hibsen.
As reuniões do mês de janeiro de 2006 estarão sob a responsabilidade da SAF.

Escala De Liturgos: Dezembro E Janeiro De 2006

. Dia 25:
Edenir.
. Dia 2: Nivaldo.
. Dia 9: Dênis.
. Dia 16: Baptista.
. Dia 23: Roberto Rachid.
. Dia 30: Edenir.

Escala De Diáconos: Dezembro E Janeiro De 2006

. Dia 25:
Hellan e Paulo.
. Dia 2: Hibsen e Mauro.

Escala De Recepção De Visitantes: Dezembro E Janeiro De 2006

. Dia 25:
Hibsen e Maressa.
. Dia 2: Izaías e Vera.
. Dia 9: Roberto e Claudia.
. Dia 16: Lo-Ruamma e Lucia.
. Dia 23: Roberto e Claudia.
. Dia 30: Hibsen e Maressa.

Serviços

.
O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
. O irmão Izaías Miranda está vendendo mel de abelha, sob autorização do nosso irmão apicultor David Mendes. Contato exclusivamente aqui na 3ª IPT.
. As nossas irmãs Gracielle e Paula estão fabricando e vendendo bombons. Telefones para contato: 3032 6682 e 3354 5834.

Grupos Pequenos

Os grupos não se reunirão nas próximas semanas.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 3352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 8h às 10h50; quarta-feira das 8h às 10h; e quintas e sextas-feiras das 8h às 10 e das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A SAF e a Junta Diaconal lembram aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

NaUPA

De 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2006, no SESC Guarapari, ES. Maiores informações cartaz afixado no mural.

3ª Jornada Do Conhecimento Teológico

Ética: reposta teológica para o dilema da pós-modernidade. Maiores informações no cartaz afixado no mural.

Ele Enxergou A Vida

A época em que o profeta Jeremias viveu era dominada pela idolatria, falsidade, iniqüidade e a desonra. Será que alguma coisa mudou, perguntamos hoje, desde aquela época? Quando Jeremias enxergou o futuro pelos olhos da profecia, viu um “renovo”, um broto de esperança nascendo de uma árvore tombada. Tal esperança se solidificou no coração do povo, através dos anos, na figura do Messias. Ele traria de volta a liberdade, a paz e a justiça. Justiça, retidão, honestidade – como ansiamos por essas coisas! Sofremos injustiças em pequenas coisas, vemos atitudes desonestas, praticadas por gente sem caráter e de egoísmo extremo. Sofremos injustiças brutais que devastam nossa vida e nos atiram num poço de amargura e desespero. É preciso olhar para frente e prosseguir na jornada. Reacender a esperança, quando alastram-se a corrupção e a violência, pois aquele que nasce em Belém promete saciar nossa fome e sede de justiça. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus 5:6). Ele não descansará enquanto sua redenção não se completar, até que haja, “novos céus e nova terra, onde habita a justiça.” (II Pedro 3:13). Pense: onde a justiça prevalece, a vontade de Deus é feita e seu nome honrado.

Shalom

Shalom deve ser a palavra hebraica mais conhecida no mundo todo. Significa “paz”! O Messias prometido seria “Príncipe da Paz”. Traria Shalom de Deus ao mundo e aos corações das pessoas. O Shalom que procuramos não é apenas a ausência de hostilidade entre as pessoas e entre as nações: o Shalom que precisamos trata-se do relacionamento entre nós e Deus, o qual leva à integridade no relacionamento com os outros, a começar pela nossa casa. Jesus, ao dizer aos seus discípulos que se ausentaria deles, deixou-os perturbados, mas acrescentou: “Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou.” (João 14:27). Ele estava falando do resultado do seu trabalho de salvação, um trabalho que teve início em Belém da Judéia. A paz de Jesus Cristo muda nossos corações e os temores reais ou imaginários perdem seu poder sobre nos. Mas a paz de Jesus não vem sem ajoelharmos diante da cruz e cremos que ele ressuscitou. Vamos celebrar essa paz hoje como o povo de Deus, relembrando que ele nasceu entre nós, mas ressuscitou e nos dá vida plena. Essa convicção transformará nossa celebração do natal em algo significativo para nós e nossa família. Pense: quem tem a paz de Cristo tem a paz consigo mesmo e paz com seu próximo.

Chegamos A Belém

O Natal é mais um dia para celebrar a fidelidade de Deus. Celebramos o nascimento de Jesus em Belém, como José e Maria, que estavam longe de casa. Deus cumpriu sua promessa. Ele esperou até como diz a Escritura, a “plenitude dos tempos”. Agora, Deus intervém na história, visitando a terra numa pequena cidade. Na chegada a Belém, não vemos qualquer cartaz dizendo: “É menino!”. Nenhum enfeite especial num quarto de maternidade. Nem buquês de flores e cartões especiais. É um momento silencioso na Judéia. Sem lugar para eles na hospedaria, vão para um abrigo de animais. O trono do Rei é feito de madeira, a sala do trono cheira a esterco, enquanto a jovem mãe atende, como pode, as necessidades de seu recém nascido. Podemos esperar qualquer coisa mais humilde do que vemos em Belém? A resposta vem anos mais tarde, quando vemos seu corpo surrado em uma cruz de madeira, chorando como qualquer homem, sofrendo como qualquer homem, sofrendo a dor e o desespero de morrer.

Posse Do Pastor

Dia 29 de janeiro, no culto solene, teremos a presença dos representantes do PR-DF, para posse e investidura do reverendo Geomário Moreira Carneiro no pastorado efetivo da 3ª IPT, para o período de janeiro de 2006 a dezembro de 2008.

Ordenação

Dia 5 de fevereiro, aqui no templo da 3ª IPT, teremos a ordenação ao sagrado ministério do linceciado José Sousa de Oliveira. Horário 18h30, no culto solene.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Angola
Angola

Posts Relacionados