Boletim Informativo nº 05/2024

Versão para impressão: pdf logo

A História sob a Ótica de Deus
“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.”
Salmo 139:16


Não tinha nada para ser escrito a meu respeito, e Ele escreveu tudo! No meu primeiro ano ginasial (o atual Ensino Fundamental), a professora de história perguntou à classe: “O que é História?” Um colega respondeu: “História é a narração metódica de fatos ocorridos no passado”. Segundo a ótica humana, a resposta está correta. Mas a resposta de Deus é outra. O nosso texto diz que Deus escreveu sobre os dias de cada um de nós, “quando nenhum deles havia ainda”, ou seja, Deus escreve a História antes dela acontecer. Deus descreve com antecedência, não apenas a história de cada um de nós, mas a história de todo o universo. Há nas mãos do Senhor Jesus Cristo um livro, onde Deus fez uma descrição pormenorizada, isto é, o dedo de Deus enumerou detalhadamente todos os acontecimentos que envolvem toda a criação. A definição da História sob a ótica de Deus seria: é a narração metódica que de fatos que em breve acontecerão. Recentemente muitos brasileiros ficaram perplexos ao tomarem conhecimento dos gastos com comidas e bebidas finas de um dos Poderes da República. Mas não precisa ficar pasmado! Basta ler Apocalipse 6:6, onde Deus escreveu: “Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho”. Isso significa que enquanto os pobres recebem o mínimo necessário, os outros se regalam em suas finíssimas refeições. O pobre trabalha, trabalha e trabalha e não tem como defender a vida. O reverendo Carlos Oliveira Orlandi Jr. comentou Apocalipse 6:6: “A farinha de trigo e a cevada eram a base da comida do povo. Porém, ninguém danifica o óleo e o vinho, que como pratos finos estão com fartura nas mesas regaladas dos ricos. A escassez é para o trabalhador que luta, luta, e precisa a cada dia abaixar seu padrão de vida, devido à escassez de alimentação ou diminuição do seu poder aquisitivo” (Revista Didaquê 43, Apocalipse, 1998, página 21). A frouxidão da lei em nosso país também tem deixado muitos brasileiros pasmados. A justiça é torcida e muitas vezes não se manifesta (Habacuque 1:4). Mas através de uma leitura atenta das profecias de Daniel, do Evangelho Segundo Mateus, Apocalipse 24; 2 Tessalonicenses 2 (conhecido como o Apocalipse de Paulo) e o próprio Apocalipse de João, você constatará que todas estas coisas foram descritas em seus pormenores no livro de Deus “escrito por dentro e por fora” (Apocalipse 5:1) o que indica que se trata de um escrito completo, e que está se cumprindo diante dos nossos olhos. Brevemente “o homem da iniquidade” se revelará (2 Tessalonicenses 2:3). O significado bíblico de “homem da iniquidade” é “homem sem lei”. Então, quando percebemos a frouxidão da lei e a falta de ação da justiça, devemos entender que o mundo está sendo preparado para a manifestação e governo do homem sem lei, que o Senhor Jesus, o supremo Juiz, “matará com o sopro de sua boca” (2 Tessalonicenses 2:8). Meus amigos, a História está sob o controle absoluto de Deus, que está sempre vigiando, velando sobre a sua palavra “para a cumprir” (Jeremias 1:12), e “nem a menor letra ou menor traço” dos Escritos de Deus “desaparecerá até que todas as coisas se cumpram” (Mateus 5:18). E Deus tem bênçãos para o seu povo.
Reverendo José Loures Rosa


Catecismo Maior de Westminster

Pergunta nº 100. Que pontos devemos considerar nos Dez Mandamentos? Devemos considerar nos Dez Mandamentos o prefácio, o conteúdo dos mesmos mandamentos e as divinas razões anexas a alguns deles para lhes dar maior força.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Dízimos e Ofertas

Para entregar os seus dízimos e ofertas via Pix, por favor utilize a chave 00.574.079/0001-64 (CNPJ). Não se esqueça de especificar na mensagem do Pix o valor que é dízimo e o que é oferta. A tesouraria agradece.

Avisos

Escola Dominical O Departamento Infantil pede aos pais: não deixe de trazer seu filho para a Escola Bíblica Dominical!
Cestas Básicas Querida Igreja, a Junta Diaconal está arrecadando materiais para confecção de cestas básicas. Caso você queira contribuir, procure um diácono!

Mães de Oração da SAF

A SAF pede que as mães de oração, além de estarem intercedendo pelos filhos, também escrevam, mandem uma mensagem, digam para os mesmo que estão intercedendo pela vida de seus filhos.

Aniversariantes (18 a 24/2)

Dia 19 Jonas Freire de Alcantara Marques de Barros.
Dia 22 Rebecca Araújo Richene.

Posts Relacionados